Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a blogdoalan
Tela cheia

Bobó de Lula

7 de Março de 2015, 8:07 , por Alan Freihof Tygel - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1163 vezes
Licenciado sob CC (by)

Nessa minha curta vida de comunicador popular, posso dizer que já fiz matérias bem legais. Entrevistas com gente fantástica (essa, essa, essa, mas principalmente essa), relatei vitórias (essa) e derrotas na luta do povo, pude viver momentos incríveis (como esse) com a "desculpa" de que estava fazendo uma matéria.

Mas, certamente uma das matérias que mais me empolgou foi essa aqui:

Aqui vai o texto, fica mais fácil de entender/copiar. As fotos do Pablo Vergara fizeram parecer melhor do estava de fato. Mais fotos no final!

Bobó de Lula com Farofa de Banana

Aipim, mandioca, macaxeira. Seja qual for o nome, se tem algum alimento que podemos dizer brasileiro, é este. De norte a sul do Brasil, a mandioca é consumida de muitas formas diferentes.

Desde o aipim de mesa cozido, passando pela tradicional farinha de mandioca torrada, o polvilho, a tapioca, o bolo, até a maniçoba (folhas de mandioca cozidas com carne), o tucupi dos paraenses e a tiquira, cachaça de mandioca feita no Maranhão, tudo se aproveita.

Segundo o IBGE, a maior parte da mandioca plantada no Brasil (83%) vem da agricultura familiar. Portanto, compre um bom aipim na feira mais próxima da sua casa e prove essa delícia da culinária baiana!

Ingredientes:
1kg de aipim da feira
1kg de lula limpa
4 limões
2 cebolas picadas em cubinhos pequenos
½ molho de coentro
4 colheres de azeite de dendê
1 xícara de leite de coco
1 pimentão verde
2 colheres de manteiga com sal

Modo de Fazer:

Deixe a lula marinando no suco de 4 limões por 1:30h, e depois corte seu corpo em anéis e a coroa ao meio. Vire os anéis ao contrário para que ela fique mais bonita. Cozinhe o aipim com duas colheres de manteiga até que amoleça bem. Bata no liquidificador com a água do cozimento, leite de coco, quatro colheres de dendê, e o coentro. Numa panela grande, refogue a cebola com o pimentão e depois jogue o creme de aipim. Deixe esquentando até começar a borbulhar.

Nesse momento, jogue a lula, e acrescente o sumo do limão até que a consistência fique cremosa. Em 10 minutos, a lula estará cozida e macia. Não passe do ponto, pois ela pode endurecer. Sirva com arroz sem tempero e farofa de banana, que pode ser colorida com uma colher de dendê após desligar o fogo.

Você sabia?

No período da guerra fria, o Estados Unidas fizeram doações de alimentos para que os países mantivessem o sistema capitalista. Com isso, mudaram hábitos alimentares e incluíram o trigo na dieta do brasileiro. O Brasil importa a maior parte do trigo que consome, e por isso o preço do pãozinho aumenta se o dólar subir. A mandioca, por sua vez, é produzida em abundância no país, recebe menos veneno, não tem glúten e favorece a agricultura familiar!

Saiba mais: http://www.virusplanetario.net/manifestodamandioca/


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar