Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a blogdoalan
Tela cheia

Construindo Verdades

30 de Janeiro de 2010, 22:00 , por Alan Freihof Tygel - 33 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 670 vezes

Todo mundo sabe que a globo é referência quando o assunto é a construção de verdades. Mas quando eu cheguei do estágio de vivência no MST me deparei com uma verdadeira aula de manipulação nas matérias sobre as prisões que ocorreram em Iaras, SP, sobretudo neste vídeo, do Jornal da Globo.

Analisando o vídeo com meio segundo de calma, é muito fácil perceber como absurdos passam batidos, e como mentiras são repetidas até virarem verdades.

1) Logo no início, o glorioso William Waack diz que "a polícia civil obteve vídeos gravados pelo MST ..."

Ora, se foram gravados pelo MST, a polícia apreendeu sem mandato, pois o vídeo foi o motivo para as prisões. Se não foi gravado, então havia gente infiltrada lá. E nesse caso, qualquer ação de suposta depredação fica sob suspeita, se foi realizada por integrantes do MST ou por infiltrados.

2) Na mesma frase, WW completa: "... mostrando como o grupo planejava depredações antes mesmo de ocorrer a invasão.", com bastante ênfase no antes mesmo.

Todas as ações do MST são muito bem planejadas, e devido ao alto grau de organização do movimento, na maioria das vezes são bem sucedidas. E é obvio que o planejamento se faz antes da ação. Sobre termo invasão, é sabido que os jornalistas-fantoches da globo são obrigados a utilizar este termo para noticiar as ocupações do MST. Sobre a escolha de termos silenciosamente tendenciosos na imprensa, um ótimo post aqui.

3) Logo em seguida, mostra-se a fala de uma coordenadora do MST (de que? da onde?), dizendo que o MST derrubou os pés de laranja pra plantar feijão porque ninguém vive só de laranja. Depois vem em off, sobre as imagens do trator destruindo os pobres laranjais, uma voz dizendo que esta foi a justificativa do MST para a ocupação.

Essa é a parte mais triste da "reportagem". O MST divulgou amplamente uma nota onde explicava minuciosamente os motivos desta ocupação. Leia a nota aqui. Pegar um trecho de uma fala de uma militante e colocar como O motivo da ocupação é muita covardia. E ninguém ainda disse como um helicóptero chegou tão rápido ao local, a ponto de pegar os primeiros pézinhos caindo.

4) "... mas na verdade o motivo foi outro." E corta para uma assembléia onde se vê um militante falando que era preciso pelo menos dar prejuízo à fazenda.

Vamos fazer um exercício. Imaginem só um vídeo de um comandante de polícia falando aos policiais antes de, por exemplo, entrarem numa favela no Rio. Imaginem um vídeo com políticos cochichando nos gabinetes, ou repórteres conversando no intervalo do jornal. Ia faltar papel no mundo pra tanto inquérito.

Além disso, um pouco de prejuízo a Cutrale não faria mal nenhum. As falcatruas dessa empresa, como grilagem de terras, exploração de trabalhadores e produtores vizinhos já foram denunciadas até pela Veja, vejam só:   Unknown. As imagens a seguir, de tratores e casas destruídas, também são altamente duvidosas. Nada garante que os tratores foram quebrados durante a ocupação, e muito menos pelos Sem-Terra.

Na legenda, ainda há a menção a "um dos chefes do MST". A estrutura do MST não tem chefes, e sim coordenadores em vários níveis. A palavra chefe implicitamente trata o MST como uma quadrilha.

 

Temos que lutar contra a criminalização dos movimentos sociais pela burguesia midiática que governa o Brasil. É preciso mostrar à sociedade a importância da luta social na caminhada para um país mais justo, menos desigual e menos violento.

Sorriavocestsendomanipulado

 

Do rio que tudo arrasta se diz violento,
porém ninguém diz violentas
as margens que o comprimem.

Bertold Brecht


33 comentários

  • Cd5d51916722feaff1e277cb34b1ffc3?only path=false&size=50&d=404Paulo Cezar Filho(usuário não autenticado)
    2 de Fevereiro de 2010, 23:47

    Excelente!

    Alan, muito bom o texto!

    Leitura altamente recomendável sobre manipulação da mídia.

    Divulguei aos meus seguidores no twitter.

    Abraço,
    PC


  • 0cc4be45ca060b5d23edb3bbd7b70cf7?only path=false&size=50&d=404Leonardo(usuário não autenticado)
    14 de Fevereiro de 2010, 8:59

    Eng

    "2) Na mesma frase, WW completa: "... mostrando como o grupo planejava depredações antes mesmo de ocorrer a invasão.", com bastante ênfase no antes mesmo.

    Todas as ações do MST são muito bem planejadas, e devido ao alto grau de organização do movimento, na maioria das vezes são bem sucedidas. E é obvio que o planejamento se faz antes da ação. Sobre termo invasão, é sabido que os jornalistas-fantoches da globo são obrigados a utilizar este termo para noticiar as ocupações do MST. Sobre a escolha de termos silenciosamente tendenciosos na imprensa, um ótimo post aqui."

    Porra Alan, WW fala sobre a premeditação da depredação, e não a premeditação do planejamento. =) Alan manipula que nem a Globo!


  • Alan mst big minoralantygel
    20 de Março de 2010, 22:57

    Re: Eng

    Nipo,
    Se você admite que eu "manipulo que nem a Globo", então admite que a Globo manipula, o que já me deixa muito contente.

    Sobre o planejamento, se você viu o vídeo, percebeu a ênfase no "antes mesmo", tentando induzir (e é verdade) que a ocupação foi planejada, já que pela legislação brasileira, um crime premeditado é punido mais severamente.

    E de novo, se foi só esse trecho que você discordou, isso me deixe 5 vezes muito feliz. =)


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar