Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a blogdoalan
Tela cheia

Copa no Brasil: "Os interesses da FIFA são meramente financeiros"

28 de Julho de 2011, 21:00 , por Alan Freihof Tygel - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1041 vezes

Img_0615

por Alan Tygel

Em entrevista coletiva organizada nesta sexta-feira, dia 31, pelo Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas, Marcelo Braga, da Central de Movimentos Populares, afirmou com clareza: "Os interesses da FIFA são meramente financeiros. E o Brasil é o país do mundo que pode oferecer isso hoje".

A afirmativa foi uma resposta ao jornalista da Folha de São Paulo que sugeriu que a FIFA ou o COI poderiam tirar os eventos do Brasil, caso não houvesse a flexibilização de uma série de legislações nacionais. Para ver mais sobre as "adequações" aos padrões FIFA e COI, clique aqui. "É uma chantagem absurda achar que temos que aceitar todas as imposições, sob o risco de nos tirarem os megaeventos. No cenário de crise mundial, quem poderia recebê-los às pressas?"

O assunto mais abordado na coletiva foram as remoções forçadas que estão sendo praticadas no Rio e em outras sedes da Copa. Segundo Carlos Vainer, professor titular da UFRJ, entre 80 e 100 mil pessoas serão removidas de suas casas por conta dos megaeventos. No Rio, os afetados, em sua maioria, são os moradores pobres que estão nas cercanias dos equipamentos esportivos e em torno das vias que serão construídas: Transcarioca, Transoeste e Transolímpica.

Img_0623

Além destes, moradores de comunidades como Cantagalo, em Ipanema, e Estradinha, em Botafogo, também estão sendo removidos. Mesmo com laudos de engenheiros comprovando que não estão em áreas de risco, os moradores sofrem com o assédio moral da prefeitura, que parece não querer este perfil de população na Zona Sul da cidade. A prefeitura vem inclusive trabalhando para tornar áreas seguras em áreas de risco. Isto porque, na Estradinha, casas foram demolidas e o entulho permanece lá. "A qualquer momento este entulho pode descer", afirma Irmã Fátima, umas das lideranças do local.

O fantasma das comunidades da Vila Autódromo, Arroio Pavuna e Canal do Anil são vias que passarão no seu entorno. As mais de 10 mil remoções que devem acontecer por conta da construção da Transolímpica, Transcarioca e Transoeste, além das vias de acesso ao Engenhão, são injustificáveis, segundo Vainer. "Em pleno século XXI, investir em estradas para melhorar o transporte urbano é um absurdo".

Fransciscleide relatou o drama vivido pelos moradores da favela do Metrô. Há um ano não vivem mais em paz. Das 800 moradias da comunidade, hoje restam apenas 400. Cem famílias foram mandadas para Cosmos, área dominada pelas milícias, a 70km de distância da moradia original. O restante está provisoriamente na favela do Metrô 2, mas já sabem que nem todas poderão voltar para a moradia original.

Segundo Fransciscleide, a saúde dos moradores está seriamente afetada, por viverem há um ano em estado permanente de atenção. "A qualquer momento eles podem vir aqui derrubar nossas casas, como já fizeram com outras pessoas”.

Ficou clara a relação da violação dos direitos humanos, sobretudo do direito a moradia, com os mega-eventos que serão realizados no Rio de Janeiro. Até mesmo o núcleo de terras da defensoria pública, o único órgão que parecia querer ajudar os atingidos, foi desmantelado por influência do poder executivo. De fato, o sentimento é de uma cidade de exceção.

Como forma de protesto, o Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas convoca para amanhã, dia 30 de julho, uma manifestação no Largo do Machado, a partir das 10:00h. O protesto ocorre ao mesmo tempo em que se sorteiam as chaves da Copa do Mundo, na Marina da Glória, com Show de Ivete Sangalo.

Img_0641


1Um comentário

  • 48ba5a8b9925878f70d558fcdbb35291?only path=false&size=50&d=404Eva Ganc(usuário não autenticado)
    1 de Agosto de 2011, 12:49

    O texto está cortado.

    Quero ler as duas matérias mas as frases estão cortadas.Além disso, como compartilhar?Obrigada Eva Ganc


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar