Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

ATUROI Vitória Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Um pouco da história da ATUROI – Associação do Trabalhador Urbano de Recicláveis Orgânicos e Inorgânicos

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 950 vezes

 

No ano de 2002, alguns catadores individuais, membros de 11 famílias, residentes no Bairro Vicentina, em São Leopoldo/RS, constituíram o Grupo Vitória e o Grupo Horta Comunitária Santa Marta. Nasceram vinculados e sob o incentivo do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), da região metropolitana de Porto Alegre. Os grupos, no seu início, através do MTD, conseguiram ser cadastrados no Programa de Frentes de Trabalho da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STCAS) do governo do estado do Rio Grande do Sul, por meio do qual obtiveram recursos mínimos de subsistência temporária enquanto lutavam por sua organização. Mesmo em alguns períodos em que ficaram sem receber este recurso, os grupos conseguiram se manter. Porém, atualmente, o Grupo da Horta Comunitária já não existe.

O Grupo Vitória, em julho de 2005 foi regularizado legalmente, passando a se denominar ATUROI – Associação do Trabalhador Urbano de Recicláveis Orgânicos e Inorgânicos. Iniciou suas atividades com dez pessoas. Atualmente são vinte e cinco associados.

Até abril de 2006, a Aturoi realizava a seleção dos resíduos num pequeno galpão cedido, de 16 metros quadrados, contando com uma balança e uma prensa. Realizava o trabalho de coleta de resíduos de forma manual, com auxílio de carrinhos de tração humana ou com bicicletas, transitando pelas ruas da cidade ou em alguns pontos pré-combinados (supermercados, lojas, edifícios). Os catadores recolhiam o lixo misturado e, muitas vezes, acabavam fazendo a separação em suas próprias casas. Resultava desta separação materiais de baixo valor, por estarem contaminados.

Com a necessidade de entregar o local de trabalho, o grupo iniciou uma mobilização junto ao poder público. Após várias reuniões, alguns encaminhamentos e a votação na Câmara de Vereadores, a Secretaria do Meio Ambiente alugou, por tempo determinado, um galpão para o grupo trabalhar. A partir do mês de maio, então, a Aturoi passou a desenvolver suas atividades em outro espaço de trabalho e, além disso, ampliou suas parcerias, em função do envolvimento na coleta seletiva compartilhada, política cuja implantação no município de São Leopoldo começou no final de 2005.

Neste momento, em 2013, estamos construindo a nossa formalização como Cooperativa Vitória!