Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Lego

4 de Abril de 2010, 21:00, por Aurélio A. Heckert - 33 comentários

Uma tradução de um dos quadrinhos de Randall Munroe publicado em seu site xkcd. Vale a pena conhecer, mas você pode não entender alguns quadrinhos sem embasamento em física, matemática e cultura nerd. ;-)

Lego

Para facilitar o acesso:

Quando você desmonta uma casa de lego e mistura as peças na caixa, para onde vai a casa?

Para a caixa.

Não, elas são apenas peças. Elas podem se tornar naves espaciais ou trens. A casa é uma organização. A organização não esta com as peças e não vai para lugar nenhum. Ela apenas se foi.

Por que algumas pessoas não permitem o reuso de suas pecinhas de lego? Mesmo que seja para pesquisa, formação acadêmica ou arte educativa, não é melhor reusar que enterrar? Por que algumas pessoas reagem tão mal a possibilidade de não serem enterradas? Não deveria ser o "enterrar" algo repulsivo?



P: De onde vem sua proteína? R: Não vem da sua gordura! ;-)

17 de Março de 2010, 21:00, por Aurélio A. Heckert - 0sem comentários ainda

O Dr. George Guimarães escreveu o artigo "Dietas vegetarianas: primeiras perguntas e a pergunta mais importante" para o portal ANDA com informações bastante interessantes para os que ainda não tiveram acesso a informações adequadas sobre vegetarianismo. Vou aproveitar para focar só na questão "Proteína, Ferro, Cálcio, Caloria e Gordura".

As pessoas costumam a ver certos alimentos como detentores (praticamente monopolistas) de certos nutrientes:

Carne como sinônimo de proteína e ferro. Leite como sinônimo de cálcio.

Enquanto na verdade...

  • Proteína: existe em qualquer ser vivo (biologia básica) e estas são formadas por aminoácidos (também vê-se na escola). As proteínas da carne são quebradas em aminoácidos para a digestão, assim como as proteínas vegetais. As fontes vegetais provêem todos os aminoácidos essenciais.
    Fontes Vegetais (ricas): Castanhas, nozes, amêndoas, sementes (como a de gergelim e a de girassol), feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha, soja e derivados são todos fontes riquíssimas de proteínas.
  • Ferro: O ferro de fonte vegetal é absorvido em equilíbrio com a necessidade do corpo (tudo em excesso faz mal).
    Fontes Vegetais: os mesmos das proteínas e vegetais verdes-escuros, no melado-de-cana e nas frutas secas.
  • Cálcio: é verdade que a indústria do leite se esforçou bastante para hoje acreditarmos que o leite tem o monopólio do cálcio, até filmes foram feitos para reforçar essa idéia. É estranho considerar isso lembrando que o ser humano é o único animal que bebe leite depois da infância e não tinha esse hábito a poucos séculos atrás.
    Fontes Vegetais: leguminosas, oleaginosas, vegetais verdes-escuros, melado-de-cana e frutas secas, ou seja, as mesmas fontes de ferro.

"É justamente esse o motivo que explica o fato de os veganos terem um risco muito baixo de desenvolver anemia, pois os alimentos vegetais são sempre muito ricos em ferro e vêm acompanhados do cálcio", disse o Dr. George.

O problema do onivorismo:

  • Leite: é rico em cálcio e pobre em ferro.
  • Carne: é pobre em cálcio e rica em ferro.

E em comum leite e carne são ricos em gorduras (especialmente a saturada) e colesterol, e são pobres em fibras e substâncias antioxidantes.

Esclarecendo: Gorduras (especialmente a saturada), são perigosas para a saúde (não só para gordinhos) e antioxidantes são fundamentais para prevenir as doenças do envelhecimento.

Transcrição ipsis litteris do Dr. George:

A conclusão é que para obter esses dois minerais em uma dieta onívora é preciso comer mais calorias, com mais gorduras e sem substâncias protetoras. Já em uma dieta vegana, esses nutrientes podem ser obtidos nos mesmos alimentos, acompanhados de menos calorias, menos gordura e uma abundância de fibras e substâncias com efeito antioxidante.

É claro que qualquer dieta precisa de cuidado (inclusive a onívora), mas não use o estudo como argumento contra o vegetarianismo. Isso seria só mais uma representação da ignorância.

E fechando com Dr. George:

Quando uma dieta vegana é praticada com critério, temos essas características positivas, e o resultado, além de ter garantida a ingestão dos nutrientes essenciais, é a redução do risco de desenvolver doenças crônicas e degenerativas tais como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer.

...a investigação científica atual já esgotou o tema em sua maior parte, superando a pergunta “é possível ser vegetariano?” para dar lugar à pergunta “por que os vegetarianos gozam de melhor saúde?



A Fábula do Arruda que Não dava Sorte

18 de Fevereiro de 2010, 22:00, por Aurélio A. Heckert - 33 comentários

Era uma vêz um governador chamado Arruda, no passado ele passeava com ACM (o homem bom da Bahia), com quem brincou de violar o Painel do Senado, mas o povo achava o carequinha muito bonitinho e o perdoou.

Como era brincalhão e das travessuras não conseguia largar, foi brincar de guardar dinheiro na meia com os novos amigos do governo do DF.

Um dia ele pagou mais de 400 mil reais em assinaturas da Revista Veja, que muito agradecida escreveu belas matérias sobre o bom homem, mas nenhum agradecimento foi maior que libera-lo de uma vexaminosa capa sobre sua prisão, onde foi colocada uma singela matéria sobre estética.

Arruda na Revista Veja - 15/jul/2009 Capa da Veja (Arruda só no Cantinho) - 17/fev/2010

Que a Veja é uma farsa (quase) todo mundo já sabia, mas pra negar uma capa dessa!? Huummm... tem cheiro de meia nessa conta bancaria...

Quer saber mais sobre essa história? O povo está Twitando e se preferir, tem um RSS!



Meu pai leva alegria para os outros e tristeza para dentro de nossa casa

4 de Setembro de 2009, 21:00, por Aurélio A. Heckert - 0sem comentários ainda

Você já deve ter visto o comercial da Coca-Cola "Meu pai dirige um caminhão da Coca-Cola, mas também leva alegria pra muita gente". Um garoto lê sua redação que conta que seu pai entrega Coca e faz alegria(sic) de muita gente...

Ironicamente uma das centenas de faltas éticas da Coca-Cola a leva a pagar por propaganda enganosa e encargos trabalhistas.

Parece com o caso de Al Capone que, apesar de tudo, só foi pego pelo imposto de renda ... a diferença é que ele foi derrubado e a família do motorista ainda vai beber Coca hoje.

Achou pouco? Talvez você queira saber mais.



Os maus sempre vencem, pois há neutros demais no sistema

12 de Julho de 2009, 21:00, por Aurélio A. Heckert - 0sem comentários ainda

Recomendo a leitura com urgência do post "Os maus sempre vencem, pois há neutros demais no sistema" de Tiago Bortoleto vaz. Ele traz um pouco daquele "óbvio profundo" que encontramos nas falas dos iluminados.

Eu gostaria que textos como esse fossem capazes de despertar os neutros e os que pensam que não são nulos.



Aurium

Meu OUTRO Blog

403 Forbidden

meu Identi.ca

404 Not Found