Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Adocci

Tela cheia

Quem somos

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 454 vezes


O coletivo de costura O Bordado de Yaya produz artigos de costura customizados a partir de matéria-prima reciclada (retalhos, sacolas plásticas, tecido picado, patchwork) como forma de gerar renda e difundir os princípios da consciência ambiental, da sustentabilidade, da reciclagem e do consumo consciente.

Atualmente, o Bordado de Yayá conta com seis integrantes, que trabalham de forma cooperada e solidária.

 

NOSSA HISTÓRIA

O coletivo de costura O Bordado de Yaya começou a partir das mãos de duas costureiras do Vale do Capão - Cíntia e Luciana - que desenvolviam trabalhos de costura e customização baseados em reciclagem.

Em 2012, o coletivo teve contato com Melissa Zonzon, antropóloga e produtora cultural que na época teve um projeto contemplado pelo Edital de Economia Criativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA). O projeto consistia na formação de jovens para produção de objetos utilitários de valor artístico, a partir de matéria-prima reciclada.

As oficinas de formação tiveram início em fevereiro de 2013 e incluíram tanto a prática de costura e customização, quanto cursos teóricos de Educação Ambiental, Design Artístico e Economia Solidária.

Depois desse projeto, o coletivo agregou outras mulheres que viram no artesanato criativo, produzido de forma cooperada, a possibilidade de gerar o próprio sustento.

Desde então, o Bordado de Yaya sempre procurou construir uma forma de gestão que se diferencie dos moldes capitalistas, produzindo sem hierarquia e sem exploração do trabalho humano. Várias maneiras de gestão já foram testadas nesse processo, tentando adequar a produção e a distribuição da renda de acordo com as capacidades de cada integrante, sempre de forma cooperada e solidária.