Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

Coapical Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Quem somos

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3453 vezes

No ano de 1986 com a intermediação do Centro Luís Nunes (CLN) em apoio a um projeto do STR - CAL, 30 agricultores divididos em 10 grupos de 14 comunidades foram financiados pela SUDENE (São Vicente). Foi proposto pelos técnicos o financiamento de apiários comunitários com equipamentos, apetrechos e indumentárias, assim como, assistência técnica qualificada. Houve um treinamento, sendo insuficiente para a capacitação dos agricultores, que recorreram ao CLN, que por sua vez solicitou do SASOP um apoio nesta área técnica.

Em 1999 ocorreu o fechamento do CLN, e o SASOP assumiu a relação direta com os grupos, sendo o objetivo nesta época a capacitação técnica dos agricultores, a fim de permitir-lhes de modo eficiente a produção apícola.

Quando o SASOP  começou  o trabalho de assessoria  aos Trabalhadores de Campo Alegre de Lourdes, dos 10 grupos formados,  2  grupos desistiram antes de começar os treinamentos, pois o objetivo destes, estavam ligados a primeira proposta enviada há SUDENE. Logo depois mais 3  grupos se desfizeram por incompatibilidade de lideranças.  Os agricultores receberam treinamentos de construção de colmeias de madeira e cimento no modêlo langstrot, confecções de indumentária (macacão e mascara), apetrechos, ferramentas e implementos apícolas (alimentadores, fumigador, centrifuga, decantador, derretedor solar de cera, prensa manual de cimento para alveolar cera, colmeia horizontal de alvenaria), captura de enxames, instalação e manejo de apiário, coleta e extração do mel. No desenvolver dos trabalhos os agricultores começaram entender melhor o manejo das técnicas e aumentar a produção. Produção esta que era vendida em Campo Alegre de Lourdes, mais também, São Paulo e Brasília, onde agregavam valores ao produto. Dos 17 agricultores que iniciaram, logo mais 23 outros eram capacitados pêlos companheiros difusores da experiência.

A COAPICAL foi fundada em 12 de outubro de 1996 em uma assembléia realizada na comunidade Malhada. No período de 1996 a 1998  houve vários atropelos no que se referia a legalização da cooperativa, por influencia da burocracia da Junta Comercial do Estado da Bahia.

A partir de então a comercialização da maioria do mel produzido em Campo Alegre tem sido feita através da COAPICAL. Foram realizada três vendas coletivas do mel, em 96, 97 e 98. As duas primeiras vendas coletivas ocorreram problema na qualidade do produto, mesmo sendo baixo o percentual da perda. Na terceira venda houve uma intensa articulação do SASOP para que os apicultores levassem mais a serio os cuidados com o beneficiamento e embalagem do mel visando melhorar a qualidade do mesmo.

A partir de 99 o a COAPICAL iniciou um processo rumo a autonomia na comercialização, culminando com a venda, na safra de 2001/2002 de mais de 60 toneladas de mel, o que equivale a mais de 80 % da produção do município. Estamos neste ano realizando um processo de aproximação com a Floramel Empresa do Grupo Jorge Batista, com sede em Teresina - PI para realização de um contrato para fornecimento de mel para esta empresa que permitirá uma melhoria considerável na segurança do processo de comercialização.


Categorias

Bahia, Cadeia do mel, Agricultura Familiar, Agroecologia, Comércio justo e solidário, Meio-ambiente
Tags deste artigo: coapical historico campomel