Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Cau Oliveira
Cau

ECONOMIA SOLIDÁRIA. PORQUE JUNTOS SOMOS MAIS.

Voltar a Energia elétrica inteligente chega ao consumidor em 2012
Tela cheia

Sustentabilidade além do meio ambiente

15 de Abril de 2011, 21:00 , por Cau Oliveira - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 183 vezes

http://www.hsm.com.br/blog/2011/04/sustentabilidade-alem-do-meio-ambiente/#more-12099

É bem comum que quando se fale em sustentabilidade, a maioria das pessoas pense em meio ambiente, aquecimento global ou reciclagem. No entanto, o tema vai além dessa discussão, principalmente quando se trata da sustentabilidade dentro das organizações. Muitas empresas atualmente têm até áreas totalmente focadas a cuidar do desenvolvimento sustentável e isso é bastante válido. Mas não se pode esquecer de um ponto extremamente relevante: as pessoas.

Uma palestra realizada durante o Fórum HSM de Gestão e Liderança 2011 para profissionais de RH levou à essa reflexão. O palestrante Fernando Serra, professor da HSM School of Management, destacou que uma empresa sustentável investe em capital humano, no aprimoramento de conhecimento dos funcionários.

Afinal, as habilidades pessoais são fundamentais no crescimento de uma organização. Todos os processos realizados dentro de uma empresa são feitos por gente, peças fundamentais na convivência diária e na troca de experiências. Algumas vezes isso é deixado de lado e por mais preocupada que uma empresa seja com outras questões sustentáveis, se não pensar nas pessoas como o alicerce do seu negócio, tudo irá por terra.

Claro que cuidar do meio ambiente é extremamente importante. Economizar energia, reciclar o que for possível, evitar desperdício de matéria-prima e estimular esse comportamento dentro das organizações faz parte de uma reeducação do ser humano e, sim, traz vantagens para a empresa, para a sociedade e consequentemente para quem se envolve com todo o processo. Mas tudo isso realmente precisa estar aliado ao pensamento naqueles que fazem o dia a dia da empresa funcionar.

Quem tem mais experiência e já trabalhou por muitos anos precisa renovar as ideias, aprender novas tecnologias, acompanhar a evolução, mas também tem muito a ensinar a quem está só começando na carreira, principalmente no que diz respeito à convivência, ao trabalho em equipe, a compartilhar ideias. Valorizar pessoas no que elas têm de melhor. Isso também é sustentabilidade. E é preciso praticá-la.


Tags deste artigo: sustentabilidade organizações ambiente empresas energia pessoas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar