Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Lançamento do "Projeto de Apoio e Fomento às Iniciativas de Finanças Solidárias na Região Centro-Oeste"

23 de Maio de 2014, 13:36 , por Centro de Estudos e Assessoria - 0sem comentários ainda | Ninguém aparecerá a este evento.
Visualizado 87 vezes
Convite   lançamento do projeto apoio e fomento das iniciativas de fundos solidários da região centro oeste big
26 de Maio de 2014, 21:00 Caritas Brasileira - 601 Norte - Módulo F - Asa Norte

O Centro de Estudos e Assessoria convida para o Lançamento do Projeto  "Projeto de Apoio e Fomento às Iniciativas de Finanças Solidárias na Região Centro-Oeste". Realizado por meio do convênio CEA/MTE/SENAES 793008/2013, e faz parte do Programa Nacional de Programa Nacional de Apoio e Fomento às Iniciativas de Finanças Solidárias com Base em Bancos Comunitários de Desenvolvimento, Fundos Solidários e Cooperativas de Crédito Solidário,  da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego.

O projeto tem a proposta de apoiar e fomentar as iniciativas de fundos solidários da região de forma articulada em redes territoriais, estadual e regional. Ainda, promover formação, articulação e sensibilização junto a integrantes de movimentos sociais, populares, gestores públicos tendo em vista o tema finanças solidárias.

Sobre Fundos Solidários

São fundos que podem reunir recursos naturais, sociais e monetários, sob gestão de um grupo ou comunidade. As decisões de investimento e acesso ao crédito são realizadas a partir do contexto local e possibilitam um desenvolvimento territorial de dentro para fora, inclusivo, sustentável e solidário. Permitem o acesso à água de qualidade, preservação ambiental, segurança alimentar, nutricional, geração de renda, organização social e cidadania, inclusão econômica, convivência com o semiárido e com a agroecologia. Por isto os fundos solidários são uma prática e instrumento de resistência, protagonismo e organização da economia comunitária. 

Fundos Solidários no Centro-Oeste 

Em 2012-2013, foram mapeados 81 FS de autogestão Comunitária e 11 organizações de fomento a estas iniciativas. 

Chama atenção a presença de FS urbanos, em contraponto com as demais regiões do país onde é mais significativa a presença dos fundos na área rural. 

Data de 1924 a criação do Fundo Solidário Quilombo Levantado no estado de Goiás, que envolve comunidades remanescentes quilombolas de duas localidades próximas geograficamente: Levantado, com 14 famílias e Extrema, com 24 famílias.

Com recursos da venda de material apreendido pela receita federal e doado a empreendimentos de economia solidária no DF, o Núcleo de Formação Popular Família Hip Hop criou um Fundo Solidário. 

Das 11 instituições que realizam fomento a Fundos Solidários na região, 06 estão no Mato Grosso. Em Rondonópolis - MT, a Cáritas Diocesana, registrou a aplicação de R$20 milhões no fundo solidário destinado a construção de casas para as famílias por ela atendidas no município. 

O FS do Grupo Guaté na cidade de Dourados/MS, apoia artesãos(ãs) indígenas etnia Guarani e Terena.  

[+] Informações
Centro de Estudos e Assessoria - Fone: (61) 3041-7158 


Tags deste artigo: territórios finanças solidárias fundos solidários

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar