Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

Colivre Empreendimento de Economia Solidária

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Centro de Competência em Software Livre da USP e Colivre: parceiros pelo desenvolvimento

24 de Janeiro de 2011, 22:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 205 vezes

A Colivre e o Centro de Competência em Software Livre da Universidade de São paulo (CCSL-USP) fortalecem a cada dia uma parceria pelo desenvolvimento do Noosfero - a plataforma livre para redes sociais e de economia solidária, com foco na produção e compartilhamento de conteúdo.

Apesar dos integrantes da Colivre já possuírem contatos anteriores com o CCSL-USP,  a parceria começou a se concretizar no segundo semestre de 2010, quando o Noosfero passou a ser usado por pesquisadores da USP, na linha de pesquisa de Sistemas de Software do Instituto de Matemática e Estatística (IME).

Nesse projeto do CCSL-USP, o Noosfero está sendo preparado para ser a plataforma base para a construção de uma rede mundial de avaliação de código-fonte através da coleta e visualização de métricas software. Por meio dessa iniciativa, novas funcionalidades estão sendo incorporadas em parceria com a Colivre para atender essa demanda específica, no caso o suporte a plugins, o que aumenta ainda mais a flexibilidade e possíveis usos do Noosfero. Assim, é importante destacar que o CCSL-USP adotou um novo modelo de colaboração, pois constatou que conseguiria proporcionar uma contribuição mais efetiva à comunidade ao investir no Noosfero, patrocinando a primeira iteração do suporte à plugins, enquanto, em paralelo, desenvolve o que será integrado ao Noosfero via plugins.

Outro exemplo de uso do Noosfero na parceria entre a Colivre e o CCSL-USP foi implantação da rede social do QualiPSo (Quality Platform for Open Source Software) - um projeto da Comissão Europeia que promove e estimula o uso de software livre na academia e na indústria, que envolve 8 países (Espanha, Alemanha, Itália, França e Brasil, China, Polônia e Japão) e seus respectivos centros de competência em software livre. Para implementar a rede social do QualiPSo, a Colivre e o CCSL-USP atuaram no processo de implementação e adaptação das necessidades do projeto, em especial, no desenvolvimento dos fóruns de discussão – uma nova funcionalidade que já está disponível no Noosfero para toda a comunidade.

Tudo isso só é possível graças ao pioneirismo da Colivre no desenvolvimento do Noosfero e a plena integração com os pesquisadores da USP, que estão mostrando outras formas de colaboração. Essa parceria ainda vai longe, o ano de 2011 promete muitas novidades!  Vamos ficar de olho para saber o que vem por aí...


Fonte: http://softwarelivre.org/colivre/blog/centro-de-competencia-em-software-livre-da-usp-e-colivre-parceiros-pelo-desenvolvimento

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar