Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

Colivre Empreendimento de Economia Solidária

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Comércio eletrônico foi tema de oficina com Maurício Salvador

29 de Agosto de 2013, 12:18 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 497 vezes

O fundador da Ecommerce School e especialista em Comércio Eletrônico, Maurício Salvador, ministrou oficina sobre o tema para associados da Colivre, integrantes do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) e empreendedores da economia solidária, nesta quarta-feira (28), na sede do Cesol/Barra, em Salvador.

Entre os temas discutidos ao longo do dia estão as características e vantagens da adoção de canais digitais para comercialização de produtos, os hábitos de compra na internet e os elementos básicos que compõem a arquitetura de uma loja virtual. “Com um computador na mão e uma conexão de internet é possível abrir um empreendimento sem levantar da cadeira”, afirmou o consultor.

Segundo dados apresentados durante o curso, existiam 23 mil lojas virtuais no Brasil em 2011 e a previsão é que esse número chegue a 45 mil em 2014. Apenas em 2012, o faturamento total do setor alcançou a marca de R$ 24 bilhões.

Ao elencar algumas possibilidades do ambiente virtual como espaço para expor e vender produtos e serviços, Maurício Salvador destacou os mercados segmentados, o público feminino e as áreas de artes e artesanato e alimentos e bebidas. “O e-consumidor brasileiro está mais maduro para fazer compras que envolvem um processo de decisão mais complexo, como no segmento de artes e artesanato, por exemplo, que lida com produtos exclusivos e não lançados em série”, explicou.

O consultor ainda apresentou alguns exemplos de plataformas de e-commerce baseadas em software livre e chamou a atenção para alguns erros estratégicos cometidos pelos empreendedores no ambiente virtual, entre eles a falta de planejamento e de investimento em um plano de marketing.

Mestre em Comunicação e Administração, MBA em Gestão e Estratégias, Maurício Salvador é autor dos livros "Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso" e "Como vender pela Internet sem gastar nada". É professor em cursos de MBA (Anhembi Morumbi, FIA, FIT) e já ministrou aulas de Ecommerce e Marketing Online na Universidade da Califórnia.

O curso gratuito foi uma realização da Colivre, em parceria com a UFRB, apoio da Ecommerce School e fomento da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-BA).


Fonte: http://softwarelivre.org/colivre/blog/comercio-eletronico-foi-tema-de-oficina-com-mauricio-salvador

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar