Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

Colivre Empreendimento de Economia Solidária

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

NETmundial discute futuro da governança na internet

4 de Abril de 2014, 8:24 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 424 vezes

 

Entre os dias 23 e 24 de abril, o Brasil sediará o NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet, que acontece na cidade de São Paulo, com transmissão ao vivo pela web. Organizado em parceria pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a /1Net, fórum que reúne entidades internacionais do setor, o encontro terá como foco a elaboração de princípios de governança da rede e a proposta de um roteiro para desenvolvimento desse ecossistema.

O evento reunirá representantes da sociedade civil, setor privado, academia e comunidade técnica para estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da internet no mundo. Segundo os organizadores, o NETmundial representa o início do processo de construção de políticas globais, dentro de um modelo de pluralidade participativa.

Para assegurar a representatividade e o caráter multissetorial do encontro, o NETmundial foi concebido em formato de comitês:

  • Comitê Multissetorial de Alto Nível: Composto por representantes de 12 países, além de membros da comunidade multissetorial internacional e representantes da União Internacional de Telecomunicações, do Departamento para Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas e da Comissão Europeia.
  • Comitê Multissetorial Executivo: Responsável pela organização do evento e o gerenciamento das contribuições de conteúdo recebidas. Formado por nove membros internacionais, entre eles representantes das comunidades técnica, civil e acadêmica, e do setor privado.
  • Comitê de Logística e Organização: Responsável por orientar todos os aspectos logísticos da reunião, entre eles comunicações internacionais, segurança e participação remota.
  • Conselho de Assessores Governamentais: Instância que acolherá todos os representantes de governos interessados em participar e contribuir com a reunião.

Em sua fase de captação de conteúdos para alimentar as discussões, o encontro recebeu 188 propostas, de 46 países. A intenção é acolher as solicitações de todos os setores em um novo modelo de governança da internet, que deverá ter início a partir do encontro.

Mais informações: www.netmundial.org


Fonte: http://softwarelivre.org/colivre/blog/netmundial-discute-futuro-da-governanca-na-internet

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar