Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

Colivre Empreendimento de Economia Solidária

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Rede social cooperativista é aposta baiana para momento de crise

6 de Outubro de 2015, 11:47 , por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 14 vezes

Cooperativas baianas contam com uma grande ferramenta para promoção do cooperativismo no estado: a Rede Olá, uma rede social cooperativista. Concebida pela Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) e viabilizada tecnicamente pela cooperativa Colivre, a Olá utiliza o software livre Noosfero, reunindo funcionalidades de rede social, sites e um catálogo online das cooperativas baianas.

A grande vantagem da Rede Olá é que ela tem foco no relacionamento e promoção dos empreendimentos, podendo funcionar como um catálogo online de cooperativas com filtros por ramo, localidade e busca de produtos e serviços do cooperativismo. Outra vantagem da rede social é que cada perfil de cooperativa pode ter um site personalizado dentro da rede, o que facilita a indexação de conteúdos pelos serviços de busca na internet, uma forma de potencializar o marketing digital para o cooperativismo.

A rede está aberta para as pessoas que queiram criar usuários, comunidades, conhecer cooperativas e comprar seus produtos, desde que respeitem os seus termos de uso. No momento apenas as cooperativas regularizadas junto à OCEB têm direito ao perfil cooperativa, que permite funcionalidades extras, como a criação de uma loja virtual.

Segundo o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, a Olá faz parte da sua nova política de comunicação, que busca maior aproximação e interação entre a OCEB e as cooperativas baianas. "Acredito na Rede Olá como um projeto inovador e facilitador para o mercado cooperativo, responsável, principalmente, por uma intercomunicação entre as cooperativas, os cooperados e o cenário cooperativista. Precisamos de atitude para mostrar que estamos prontos para encarar o mercado de forma justa e positiva", afirma Tecchio.

Para Daniela Feitosa, presidente da Colivre, a utilização da plataforma Noosfero na rede Olá permite que esta se beneficie das melhorias construídas pela comunidade desenvolvedora: "O Noosfero é uma plataforma que conta com um processo de criação aberto, dentro de critérios e padrões internacionais de uma comunidade de software livre. Instituições como a Universidade de Brasília (Unb), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Universidade TU Dresden da Alemanha já utilizam a o Noosfero e colaboram com o seu desenvolvimento", destacou Daniela.

Acesse e conheça a Rede Olá através do endereço www.ola.coop.br.


Fonte: http://softwarelivre.org/colivre/blog/rede-social-cooperativista-e-aposta-baiana-para-momento-de-crise

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar