Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Projeto Nacional de Comercialização Solidária

Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.

A UBEE-UNBEC/IMS é responsável direta pela execução do Projeto Nacional de Comercialização Solidária no Brasil, ação promovida pelo governo federal que tem como objetivo central construir um espaço de referência, de suporte, de integração e de fortalecimento para a comercialização em Economia Solidária no país.

Ele está sendo implementado por intermédio do diálogo permanente da UBEE/IMS com a SENAES/MTE e com o FBES. O Projeto é demanda direta identificada com o mapeamento do Sistema de Informações da Economia Solidária (SIES), em 2007.


Edital de seleção dos empreendimentos para participação do SNCJS

27 de Junho de 2010, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A União Brasileira de Educação e Ensino – Instituto Marista de Solidariedade (UBEE/IMS) e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE), em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e o Fórum de Articulação do Comércio Justo e Solidário (Faces do Brasil), convidam Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) a se candidatarem para participar do processo de construção do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SNCJS), por meio de assessoria para auto avaliação e elaboração de plano de adequação destes EES, conforme os princípios e critérios do SNCJS, na modalidade ORGANIZACIONAL, de acordo com o Termo de Referência do SNCJS (edital, termo de referência e ficha de inscrição estão disponíveis mais abaixo).

A realização desta ação, por meio do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, se enquadra na meta de Organização Nacional de Comercialização dos Produtos e Serviços de Empreendimentos Econômicos Solidários do Programa Economia Solidária em Desenvolvimento (Plano Plurianual 2008 – 2011), sob a responsabilidade da SENAES/MTE.

A UBEE/IMS é a executora desta meta e responsável pela sua gestão. Juntamente com a SENAES/MTE, FBES, Faces do Brasil e demais parceiros, viabilizará a assessoria a 100 EES para auto avaliação e plano de adequação ao SNCJS no período de agosto a dezembro de 2010.

HISTÓRICO DO SNCJS
O comércio justo e solidário nasce no Brasil em meados de 2000, engajado na busca por respostas criativas para as dificuldades em torno da comercialização dos produtos e serviços dos EES brasileiros. Respostas que unissem a experiência internacional de construção de relações comerciais mais justas, com os desejos, sonhos, mãos e vozes de nossos movimentos sociais e de suas lutas.

De lá para cá, entre muitas reuniões, consultas públicas, pesquisas e encontros, esta proposta se consolidou em uma base conceitual própria, pioneira no mundo na sua forma de construção compartilhada entre governo e sociedade civil, reconhecida pelo que hoje chamamos Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário.

O SNCJS é um conjunto de parâmetros (conceitos, princípios, critérios, atores, instâncias de controle e gestão) organizados em uma estratégia única de afirmação e promoção do Comércio Justo e Solidário em nosso país. Compilados em um documento que mescla mecanismos de regulamentação e de fomento, o SNCJS pretende se consolidar como política pública, através da promulgação de uma lei que o institucionalize.

Desta forma, o Sistema se configura tanto como projeto político quanto econômico. Político, porque oficializa o reconhecimento pelo Estado do Comércio Justo e Solidário como política social de enfrentamento das desigualdades sociais e da precariedade das relações de trabalho. E econômico, por proporcionar uma identidade aos produtos e serviços da Economia Solidária, agregando valor, conceito e ampliando suas oportunidades de venda.

PRAZOS PARA INSCRIÇÃO
O prazo para o recebimento das propostas dos EES é de 25 de junho a 26 de julho de 2010. A
seleção das propostas recebidas neste período acontecerá entre os dias 26 e 30 de julho, com divulgação do resultado da seleção previsto para o dia 02 de agosto.

As propostas deverão ser encaminhadas ao Instituto Marista de Solidariedade (IMS) no endereço eletrônico ([email protected]) até o dia 26 de julho, impreterivelmente. Também podem ser POSTADAS no correio, até o dia 20 de julho, para o endereço:
Setor de Diversões Sul (SDS), Bloco F, Nº 27
Conjunto Baracat, Salas 113/115
CEP: 70392-900 – Brasília/DF.

A divulgação dos 100 EES selecionados será apresentada nas páginas eletrônicas (sites):

[+] Baixe os arquivos (em PDF) do Edital, do Termo de Referência e (em DOC e ODT) da Ficha de Inscrição abaixo:



Seminário regional de comercialização mobiliza EES do Centro Oeste

27 de Junho de 2010, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Entre outros objetivos, a atividade tinha como meta principal avaliar e propor estratégias de comercialização para os estados, em particular, e para a região como forma de integração, considerando a logística e o desenvolvimento local como base.

Os seminários regionais são um dos eixos do Projeto Nacional de Comercialização Solidária (PNCS). No próximo mês de julho está programado o seminário da região Sul, entre os dias 7 e 9, na cidade de Santa Maria-RS. Como preparação para os regionais, foram realizados (e ainda estão acontecendo) diversos seminários estaduais, dos quais foram indicados diferentes empreendimentos que praticam a Economia Solidária.

Em Bonito, a acolhida dos EES aconteceu na Central de Comercialização de Economia Solidária do Mato Grosso do Sul, na capital Campo Grande. Recepcionados(as) por Sebastiana Almire de Jesus, membro do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES) e da coordenação colegiada da Central, os(as) participantes foram apresentados(as) à dinâmica e à organização da Central, considerada a maior do país neste ramo de atividade, dentro na Economia Solidária. No local são comercializados produtos de 60 EES de artesanato, extrativistas e agroecológicos de 13 municípios, dentre eles projetos de assentamentos da reforma agrária e comunidades quilombolas e povos indígenas.

Ainda no dia 23/6, os(as) participantes seguiram em caravana para a cidade de Bonito-MS (a 258 quilômetros da Capital). O Seminário Regional teve como tema “Comercialização Solidária: uma estratégia em rede” e esse foi o debate da mesa de abertura, com a apresentação dos “Conceito e princípios do Comércio Justo e Solidário”, realizada por Fabíola Zerbini (Faces do Brasil) e da ”Comercialização em Mercado Institucional”, feita por Celso Arruda (Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário/MS).

Para Shirlei Silva, analista social do Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e coordenadora do PNCS, “o primeiro seminário tem o compromisso de apontar novos rumos”. É um desafio coletivo e urgente, segundo ela, pautar a articulação do movimento de Economia Solidária. “Pode ser uma pequena semente no universo de ações necessárias ao movimento, mas é o início de algo novo, de um novo jeito de comercializar solidariamente. Cabe a nós fazermos diferente”, definiu.

Na mesa de abertura também estiveram presentes Noêmia Nogueira dos Santos (do Assentamento Santa Lúcia), Jessiel Moreira (secretário municipal de Produção – Bonito/MS), Paulo Henrique de Moraes (representando empreendimentos do Distrito Federal e entorno), Altamiro José Moreira (representando empreendimentos de Goiás), Rosângela Góes (representando empreendimentos do Mato Grosso) e Sebastiana Almire (representando empreendimentos do Mato Grosso do Sul).

FEIRA REGIONAL
Na mesma data do 1º Seminário foi realizada a Feira Regional de Economia Solidária na Praça das Piraputangas (Bonito/MS), com o tema “Saberes e Sabores para a Construção da Solidariedade. Um dos empreendimentos presentes no local foi o Pé da Serra, bastante conhecido na cidade e no estado por sua participação na cadeia produtiva da cana de açúcar.

Mas o maior destaque do Pé da Serra, localizado no Assentamento Santa Lúcia, é sua estruturação: ele é um empreendimento autogestionário composto por 36 famílias, que hoje dispõem de estrutura própria, composta de uma agroindústria para produção de conservas, geléias e produtos derivados da cana. A marca Pé da Serra ganhou o mercado de Bonito e está espalhada em mais de 50% dos estabelecimentos comerciais da cidade. Seus produtos também estão na Central de Comercialização de Economia Solidária em Campo Grande.

RODA VIVA
Uma das atividades do Seminário Regional foi a apresentação de experiências de comercialização desenvolvidas na região Centro Oeste, uma de cada estado e uma do Distrito Federal. Foi adotada uma dinâmica de entrevista coletiva, primeiro com os empreendimentos Central do Cerrado (DF) e Cooperativa Planta e Vida (GO) e depois com a Central de Comercialização (MS) e Coorimbatá – Cooperativa de Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso (MT).

Os(as) participantes assistiram uma pequena apresentação inicial das experiências e ficaram livres para participar com perguntas diretas aos(às) representantes dos empreendimentos convidados. Com as informações coletadas, os estados se reuniram para discutir e apontar as estratégias de comercialização com maior possibilidade de adequação à sua realidade.



Redes de Ecosol debatem critérios e princípios do SNCJS

27 de Junho de 2010, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Vinte redes de economia solidária com enfoque na comercialização estiveram reunidas em São Paulo-SP, nos últimos dias 21 e 22/06 (segunda e terça), na 1ª Oficina do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SNCJS) – atividade realizada em parceria pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e Faces do Brasil.

A oficina teve o intuito de construir a metodologia de campo do SNCJS. Isto porque, dentro do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, está prevista a meta de estruturação do Sistema como estratégia para favorecer o comércio dos produtos da Economia Solidária.

Na sua execução, o IMS tem como objetivo específico preparar empreendimentos econômicos solidários (EES) para adequação aos princípios e critérios do Sistema de maneira que, ao final do Projeto, 100 empreendimentos estejam preparados para integrar o SNCJS.

As redes que participaram da oficina contribuíram na construção de uma metodologia de reconhecimento e formação de grupos (EES) nestes princípios e critérios, envolvendo indicadores, instrumentos e método de coleta de dados – associado ao planejamento participativo de um plano de melhoria e adequação em cada grupo. Outro exercício realizado pelos(as) participantes foi de definição dos parâmetros para escolha dos EES que serão contemplados nos projetos, bem como o papel das redes neste processo.

Outras oficinas estão previstas para dar sequência a este trabalho iniciado em São Paulo. No início do mês de julho, em Santa Maria-RS, um novo encontro com as redes irá avançar no debate. Durante a oficina, o IMS apresentou uma proposta de edital de seleção dos 100 EES que foi debatida e aperfeiçoada pelas redes, a partir da discussão dos critérios e princípios considerados no SNCJS.



Resultado da seleção para o Projeto Nacional de Comercialização Solidária

23 de Junho de 2010, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE), por meio do diretor do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), Vicente Falqueto, comunica o resultado da seleção para contratação de profissional (Edital 001/2010) destacado para o desenvolvimento de ações de fortalecimento da Economia Solidária em território nacional, através do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, conforme Convênio nº 702019/2008. A selecionada foi CLÁUDIA CRISTINA MONTEIRO LIMA. A profissional prestará assessoria a projetos de comercialização solidária, atendendo aos beneficiários do convênio.



Brasília sedia último seminário estadual do Centro Oeste

14 de Junho de 2010, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O último seminário estadual de comercialização solidária preparatório para o Seminário Regional de Comercialização do Centro Oeste (que acontece de 23 a 25/6, em Bonito/MS) foi realizado ontem, no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Brasília-DF. Empreendimentos de Economia Solidária (EES) de Goiás, Distrito Federal e do entorno, movimentos populares e entidades de assessoria e fomento estiveram reunidos durante todo o dia, debatendo experiências de comercialização e os principais desafios a serem enfrentados por todos os agentes desse campo.

Outros dois seminários foram realizados nos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (março/2010) com o mesmo propósito. Os três indicaram nomes para o Seminário Regional que terá na programação um amplo debate sobre a “Comercialização Solidária: uma estratégia em rede” e o “Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário” (Confira a programação mais abaixo).

Ontem, os(as) cerca de 40 participantes levantaram importantes temas para o debate regional, entre os quais a construção de Bases de Serviço de Comercialização, projeto da Secretaria do Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) que tem sido dialogado com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES).

Quem participou do Seminário Estadual também foi apresentado(a) às experiências de comercialização “Entre Nós” (de São Sebastião-DF), “Bem Me Quer” (Taguatinga-DF), “Cooperativa Planta e Vida” (Rio Verde-GO) e “Central do Cerrado” (GO e DF). Nesta atividade, o Instituto Marista de Solidariedade contou com a parceria da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF) e da Fundação Unidos pela Fé (Unifé).

AMPLIAÇÃO DE METAS
O Projeto Nacional de Comercialização Solidária (PNCS) programou a realização dos seminários regionais de comercialização solidária (cinco, ao todo) dentro da meta de capacitação nacional e regional sobre o tema. Os seminários estaduais foram pensados como mobilização e preparação para os regionais, nos estados onde havia animação local para a temática.

Para a execução desta ampliação, o IMS procurou parcerias locais com entidades ligadas à Economia Solidária. Desta forma, aconteceram os seminários estaduais de Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e, recentemente, do Rio Grande do Sul (12 e 13/06). Serão realizados ainda os de Santa Catarina (19 e 20/06), Espírito Santo (22 a 24/06) e Minas Gerais (agosto).

[+] Programação do Seminário Regional do Centro Oeste



Categorias

Nacional, Comércio justo e solidário, Consumo ético e solidário