Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Tela cheia

Nossa história

3 de Abril de 2014, 7:56 , por Patrícia Conceição da Silva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 96 vezes
A COOFE começa como a primeira experiência de incubação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A COOFE começa a germinar no ano de 1999,  a partir das articulações da ITCP/UNEB com as organizações do bairro de Engomadeira. Em outubro do mesmo ano, 120 pessoas do bairro participaram do Curso de Cooperativismo, 62 pessoas foram certificadas e fundaram a cooperativa em assembleia realizada em 5 de fevereiro de 2000.

Inicialmente, não era um grupo que já realizava uma atividade produtiva, por isso foram apontadas as opções de costura, serviço de limpeza e produção de alimentos. Após a realização de pesquisa de mercado e estudo de viabilidade dos três segmentos, foi definido que o grupo trabalharia com a produção de alimentos. 

No ano de 2001, a cooperativa iniciou as atividades de produção e comercialização com inúmeras dificuldades, em espaço alugado, inadequado para a produção e comercialização de pães. Os equipamentos, básicos, foram cedidos por contrato de comodato ao grupo pela Uneb. A localização da sede não dava visibilidade ao empreendimento para as vendas locais e a alternativa era a venda em domicílio.

Depois da aprovação de um projeto através do Programa Petrobrás Fome Zero, em outubro de 2004, a cooperativa mudou-se para a rua principal do bairro de Engomadeira e ampliou sua área de produção e venda. Atualmente, a COOFE possui 22 cooperados: 17 mulheres e 5 homens.