Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

Coonarte - Cooperativa de Confecções e Artes Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Quem somos

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - 33 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5174 vezes

Cooperativa de Confecções e Artes - COONARTE

A COONARTE é uma cooperativa de costureiras apoiada pela PBH, que trabalha com o reaproveitamento de retalhos, aparas de couros, tecidos e outros materiais, preservando o meio ambiente através da reutilização e reciclagem.
A cooperativa foi criada com o apoio da SCOMGER Barreiro, visando a desenvolver uma atividade econômica de forma conjunta e criar uma fonte de renda para as mulheres da região, utilizando matéria prima barata e benéfica ao meio ambiente, ou seja, o resíduo reciclável de tecelagem.

A sobrevivência da COONARTE é assegurada, principalmente, pela doação de retalhos de tecidos das confecções que são coletados e transportados pela Gerência Regional de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal da Coordenação de Gestão Regional Barreiro, bem como pelo apoio dado à divulgação e à comercialização dos trabalhos.
Atualmente, a Cooperativa expõe seus produtos em locais e em eventos promovidos pela PBH localizados na Feira Espaço Cidadania e AMS Arte Mostra Solidária  e no Parque Ecológico Roberto Burle Marx na sede da Cooperativa
 

O programa foi premiado em novembro de 2002 pela Câmara de Comércio Brasil/Alemanha com o Prêmio Ambiental Von Martius/Edição 2002, que reconhece iniciativas de empresas, ONG's, poder público e sociedade civil que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural com respeito ao meio ambiente.
Coordenadora na Coonarte, cooperativa de economia solidária que funciona no bairro Barreiro de Cima, em Belo Horizonte, Francisca Paulina da Silva, acredita que a economia solidária é uma ferramenta para construirmos o país que queremos.

É preciso re-educar essa nova geração, porque hoje nós temos um mercado de trabalho muito ruim.

“Quero um mundo onde meus filhos possam ser donos de seus próprios negócios, que não sejam nem empregados nem patrões, que tenham dignidade”,

A Coonarte, composta por 22 cooperadas e em funcionamento desde 1998, foi responsável pela produção e criação das roupas e acessórios feitos de material reciclável que foram apresentados em um desfile realizado durante o lançamento da Campanha da Fraternidade na Câmara Municipal 26/03/2010.


Categorias

Artesanato, Confecção, fiação e tecelagem, Comércio justo e solidário, Consumo ético e solidário, Desenvolvimento territorial, Formação, Meio-ambiente, Organização do movimento, Produção, comercialização e consumo, Minas Gerais

33 comentários

  • 00fafd4211719a0e3ab3879702227a03?only path=false&size=50&d=404Silvia(usuário não autenticado)
    7 de Setembro de 2011, 15:28

    Consulta parceria

    Boa tarde,

    Sou designer e estou buscando parceria para produzir um de meus projetos, que é uma almofada em formato de pipoca. Já fiz alguns protótipos desse produto. Não é preciso nenhum maquinário especial, apenas um pouco mais de cuidado e paciência nas costuras.

    Procurando na internet sobre costureiras e comunidades em Belo Horizonte encontrei sobre a COSCANADÁ e achei muito interessante o trabalho de vocês. Gostaria de saber se têm interesse em fazer algum tipo de parceria, para realizar a produção desse produto. Se for o caso podemos marcar um dia para conversamos, eu posso mostrar a almofada, a forma como foi feita, para que avaliem a viabilidade.

    Aguardo retorno. Obrigada,


    • 00fafd4211719a0e3ab3879702227a03?only path=false&size=50&d=404Silvia(usuário não autenticado)
      7 de Setembro de 2011, 15:31

      Correção

      Gostaria de corrigir pois não coloquei corretamente o nome da cooperativa - COONARTE. Desculpem pela confusão.
      Obrigada, Silvia


  • 5399b1f52eeee815d4370d9c52409d03?only path=false&size=50&d=404tatson alexandre(usuário não autenticado)
    1 de Outubro de 2013, 18:49

     

    boa noite , meu nome é tatson alexandre , trabalho em uma empresa ,SCAPOLE , como cortador e estamos com um estoque muito grande de retalhos para doar , pois a pessoa que os recolhe nao manteve mais contato .caso se enteresem entre em contato 86119994 . retalho de malha .


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar