Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

VOLDAC Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

QUAIS AS EXPECTATIVAS QUE UMA COOPERATIVA DEVE SATISFAZER.

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 660 vezes

Para os menos avisados, a Cooperativa só precisa satisfazer a necessidade de lucro dos Cooperados, pois este investe seu tempo, conhecimento e cota-parte e espera o maior retorno possível. É indiscutível que todo investimento deseja retorno financeiro. Mas será que somente o dinheiro pode conseguir a plena satisfação de sua necessidades? A resposta é um sonoro NÃO. Pensando somente no retorno do investimento, os cooperados será tentado a tomar decisões que maximizem o lucro do negócio, comprando matérias-primas mais barata, pagando presço abaixo do mercado, economizando na manutenção, relaxando na aparência da cooperativa-enfim, tomando medidas que irão inviabilizar o retorno tão esperado, especialmente a médio e longo prazos. Antes de investidor, somos ser humano. E as necessidades dos seres humanos vão muito além de simplesmente contar com dinheiro no bolso. Os seres humanos precisam satisfazer uma série de outras necessidades como reconhecimentos do seu valor, recompensa pelo seu esforço e competência, realização pessoal, status profissional e social. Os empreendimentos representam um meio de atender a essas expectativas e de realizar projetos de vidas. É necessário que os cooperados defina claramente que necessidades espera satisfazer no seu investimento. Mas esse não deve ser o único objetivo e, principalmente, pode ser atingido de forma compatível com as outras necessidades, dos seus clientes, dos colaboradores e da comunidade onde atua. Ver a cooperativa como um processo de satisfação de várias necessidades exclusivamente financeiras, ajuda a entender o significado de ser um empreendedor social de sucesso.

 Um negócio deve satisfazer:

OS CLIENTES, para que comprem os nossos produtos e serviços;

OS COLABORADORES para que estes possam dar a melhor contribuição ao propósito de inovar produtos e processos de trabalho, eliminar desperdícios, encantar os clientes e agregar valor ao negócio;

 COMUNIDADE COMO UM TODO, pois isso ajuda a fortalecer a imagem institucional de uma cooperativa cidadã, consciente de suas responsabilidades sociais-o que é uma necessidade sentida cada vez com maior força entre as cooperativas que adotam uma moderna política de relações públicas e marketing de relacionamento.

 


Categorias

Nacional, Rio de Janeiro, Reciclagem, Organização do movimento