Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Quem somos ?

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 670 vezes

 A Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental - CAMAPET teve início no ano de 1999, registrada em 2005, formada por jovens e adultos catadores, da comunidade de Alagados/Itapagipe. A CAMAPET foi constituída a partir de um processo de capacitação, promovido nos anos de 1999, 2000 e 2001, pelo Centro de Arte e Meio Ambiente - CAMA, cujo objetivo foi à formação de Agentes ambientais e a inserção do jovem em situação de risco social, no mercado de trabalho.

 A CAMAPET tem um papel importante no resgate da auto-estima dos envolvidos, na geração de trabalho e renda, na mudança de comportamento e atitudes da população local com relação ao trato com os resíduos sólidos; na redução dos impactos causados pelos resíduos sólidos, em córregos e praia e no exercício da cidadania.

 Ao longo de 10 anos a CAMAPET, vem se firmando enquanto um empreendimento associativo, autogestionário e solidário. É membro da Executiva do Fórum Lixo e Cidadania, do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, e do Fórum Baiano de Economia Solidária. Alem disso tem parcerias com a CESE, COELBA, SETRE.

Em agosto de 2006 o empreendimento ganhou o 7° premio FIEB Desempenho Ambiental, categoria - Modalidade Projetos Cooperativos de Responsabilidade Socioambiental e em Março de 2009 ganhou o Top100 do SEBRAE premiação para as melhores 100 unidades de artesanato do Brasil.

 Atualmente atende diretamente 26 famílias de catadores, o que corresponde a um total de 124 pessoas que sobrevivem a partir da coleta e doação de recicláveis (plástico, papel, vidro e metais). Como alternativa para agregar valor aos recicláveis e possibilitar a abertura de mais postos de trabalho, está sendo implantada na CAMAPET, juntamente com a Universidade do Estado da Bahia -UNEB  e CNPQ, uma unidade de produção de jóias a partir da reutilização do PET à (Camapetbiju).

 Missão

Promover a redução dos impactos ambientais, através da mudança de comportamento e atitudes da população local com relação ao trato dos resíduos sólidos, gerando trabalho e renda para adolescente e jovens da comunidade de alagados/Itapagipe "

Visão

Ser um empreendimento solidário e competitivo referencia no mercado de reciclagem de resíduos sólidos.