Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a notas
Tela cheia Sugerir um artigo

Fórum promove Semana de Economia Solidária no DF

7 de Dezembro de 2016, 19:03 , por Marcelo Inácio de Sousa - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 24 vezes
Licenciado sob CC (by-nc-nd)

Feira de Economia Solidária 

O Fórum de Economia Solidária do Distrito Federal e Entorno (FESDFE) promove, em parceria com a Secretaria Adjunta do Trabalho (Seatrab/GDF), o Instituto Marista de Solidariedade e demais entidades que o compõem, a Semana da Economia Solidária 2016. Atividades culturais, de formação, diálogos e comercialização estão programadas para acontecer entre os dias 12 e 16 de dezembro. São atividades abertas ao público e totalmente gratuitas.

Nos primeiros três dias, a programação está concentrada no período da tarde e acontece no Espaço Coworking, no 7º andar da Secretaria Adjunta do Trabalho (no Setor Comercial Sul - SCS, Quadra 6). Na segunda, dia 12, a partir das 14 horas, o FESDFE estrutura a última etapa do seu planejamento para o ano de 2017, processo construído com a participação de empreendimentos econômicos solidários, entidades de apoio e fomento e gestores públicos ligados ao Fórum.

Na terça, dia 13, a partir das 15 horas, o Instituto Marista de Solidariedade realiza a última edição de 2016 do "Chá, Café e Prosa", tratando do tema Panorama da Comercialização Solidária - Comércio Justo e Solidário.

A Semana segue na quarta, dia 14, com uma Oficina sobre "Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA)", facilitada por Renata Navega, consultora da Matres Socioambiental. O CSA é uma metodologia de agricultura solidária em que o agricultor deixa de vender seus produtos através de intermediários e conta com a participação de membros consumidores para a organização e o financiamento de sua produção - uma experiência baseada na confiança, no compromisso e na solidariedade. A oficina começa às 14 horas, também no Espaço Coworking.

DIA NACIONAL E FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

A partir do dia 15 (quinta) os empreendimentos econômicos solidários (EES) participam da Feira de Economia Solidária no Setor Comercial Sul (SCS), em frente ao Banco de Brasília (BRB). Serão dois dias de comercialização solidária e apresentações culturais para fechar o ano de atividades do Circuito EcoSol DF em 2016. A feira será aberta a partir das 8 horas e segue até 17h30.

Ainda na quinta celebraremos o Dia Nacional da Economia Solidária. A data, mesmo dia do nascimento do ambientalista Chico Mendes (assassinado em 1988 por sua resistência frente às degradações ambientais), marca o trabalho que tem sido feito pelos EES que resistem no país, mostrando que é possível produzir e comercializar em uma lógica que valoriza trabalhadores e trabalhadoras, praticando preços justos e responsabilidade socioambiental.

[+] 
Sobre o CSA: assista o vídeo Comunidade que Sustenta a Agricultura
Sobre o FESDFE: secretaria.fes.dfe@gmail.com

Fonte: FESDFE - Fórum de Economia Solidária do DF e Entorno

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    [°] Procurar

    [°] Últimas notas

    [°] Agendas

    Coordenação MR CO

    Brazil