Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Capa CSA Gaspar Martins


COAGRICULTORAS E COAGRICULTORES  ||  DINÂMICAS BÁSICAS  ||  BALANCETES ||  AGENDAS PROGRAMADAS
Voltar a Notas
Tela cheia Sugerir um artigo

Mutirão CSA Gaspar Martins

2 de Agosto de 2019, 16:43 , por Synara de Almeida Pinto - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 140 vezes

Por Synara de Almeida - CSA Gaspar Martins

Neste último domingo de julho (28) aconteceu mutirão de convivência na CSA Gaspar Martins. Momento de envolvimento direto das famílias coagricultoras na produção, foi realizado manejo da agro floresta, limpeza e plantio de novos canteiros, colheita e entrega das cestas. A Gaspar Martins fica no Assentamento Canaã, em Brazlândia (Bacia do Descoberto). Esta e outras atividades de convivência na CSA são fundamentais para promover a proximidade entre as pessoas e também estabelecer outra relação com o alimento. Elas irão plantar e cuidar do alimento que irá para si, sua família e sua comunidade. É oportunidade de acompanhar diretamente como está a produção, a terra e a família agricultora. Para as crianças que participam é um aprendizado único na medida em que, vivendo no urbano, muitas não conhecem de onde vem os alimentos e muito menos tem oportunidade de cuidá-los diretamente junto com a sua família. Desta forma toda a comunidade sai fortalecida e cresce em aprendizagem.

Durante o mutirão a coagricultora Daniela Costa pode compartilhar sua alegria em ver a realidade hoje das terras do CSA. Ao lado de uma cisterna que estava em desuso, contou sobre o primeiro mutirão que participou: “Naquele dia fiquei achando que ia demorar bastante para colhermos a primeira produção. A plantação de eucalipto que foi retirada deixou a terra cheia de cupim. Não tinha irrigação, fizemos uma fila, onde eu tirava a água da cisterna e passava para outros irem mais adiante molhar o canteiro. Ver hoje a irrigação, as árvores, canteiros produzindo dá muita alegria.”

A CSA Gaspar Martins faz parte de um grupo de CSAs em Brasília que tem sua história entrelaçada com a reforma agrária. No Assetamento Canaã também existe o CSA Paulo Freire e outras nove iniciativas do Assentamento Rural Oziel Alves III (Bacia do Ribeirão Pipiripau). O compromisso que cada coagricultor assume também é com esta proposta. Apoia o agricultor para que produza de forma agroecológica, favorecendo sua capacidade de organização, distribuição e produção.

 


Categorias

Consumo ético e solidário, Distrito Federal, Alimentação
Tags deste artigo: CSA Brasília CSA Gaspar Martins

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    CSA Gaspar Martins

    - -

    0 integrantes

    Nenhum(a)

    Posts do blog