Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

A que veio a Escola de Sustentabilidade Integral?

20 de Fevereiro de 2017, 9:05 , por Débora Nunes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 426 vezes

 

Tenho quase 20 anos como professora universitária, profissão que amo, mas que nos últimos anos me trazia frustrações. Com o tempo e o amadurecimento pessoal e profissional, vi que o ambiente universitário dificulta o aprendizado dos/as estudantes como seres integrais. Na Universidade, em geral, o que conta é a racionalidade, a objetividade, a mente, enquanto o corpo, a afetividade e a alma são esquecidos. Essa norma pedagógica contraria completamente os estudos mais respeitados sobre ensino aprendizagem e, inclusive, os parâmetros mais contemporâneos da ciência que prevê um olhar sistêmico e holístico sobre os fenômenos naturais, sociais e humanos.  

Desde meu primeiro semestre de aulas na UNEB, em 1998, sempre busquei integrar aprendizado teórico com o prático, o que permite uma maior expressão do ser de cada estudante. Integrei aulas expositivas e exercícios práticos, junto à realidade, em todos os lugares em que trabalhei como professora e continuo fazendo isso, mas na Escola de Sustentabilidade Integral, o alcance é muito maior. Nessa Escola, os projetos de vida dos estudantes, a percepção de sua missão no mundo, a valorização de seus talentos relacionais, artísticos, etc, assim como a saúde de seu corpo, são centrais.

 

A idéia foi amadurecendo na medida em que percebia de forma cada vez mais profunda a necessidade de mudança civilizacional pelo esgotamento ambiental, político e social dos modelos que regem a sociedade em que vivemos. Se sempre fui engajada em questões sociais, de participação cidadã e economia solidária, mas, a partir de 2006, quando tomei conhecimento dos dados alarmantes sobre a questão ambiental produzidos pelo IPCC (que é formado por quase três mil cientistas de todo o mundo) entendi que a mudança precisa ser uma mudança de era, e que cada pessoa participa dessa mudança.

 

O engajamento de milhões de pessoas, de forma diversa e em todas as partes do mundo, para construir essa mudança civilizacional só faz crescer nos últimos 10 anos e eu faço parte desse movimento. A Escola de Sustentabilidade Integral é um agente multiplicador desse movimento. Após me engajar em projetos diversos de educação política, ambiental e social, percebi que o que realmente fica são mudanças de consciência e de ação que integram todas as dimensões do ser. Foi se insinuando em minha alma, de forma cada vez mais profunda que o cultivo de uma espiritualidade laica, cidadã, seria um impulsionador importante para criar um ambiente de transformação pessoal e coletiva. Sou grata ao convívio com pessoas da rede mundial Diálogos em humanidade, assim como amigos/as na Bahia, pelo amadurecimento dessas idéias. Algumas dessas pessoas, como Alba Maria, Emerson Sales e Vivina Machado, entre outras, ajudaram a conceber a Escola.

Assim, fundar uma Escola cujo slogan é "a formação que ajuda você a ser aquilo que quer ver no mundo" foi sendo uma conseqüência natural para superar frustrações como professora e ajudar a fazer avançar a mudança necessária no mundo. Ao lado do entendimento, empreendi, junto com Emerson, meu marido, uma mudança paulatina no campo da vida cotidiana para deixar de ser  mais um indivíduo que é causa do esgotamento ambiental e tornar-me também solução. Passar pro outro lado, reduzir o consumo ao mínimo, reflorestar, produzir alimentos orgânicos, instalar coletores de água de chuva e coletores solares em casa, tornar-me vegetariana, passar a meditar cotidianamente e tantas outras coisas, foram processos teórico-práticos concomitantes que agora compartilho. 

A Escola está à espera daqueles que sentem com sua mente, percebem com seu coração e entendem com seu corpo que a hora da mudança chegou e querem estar em grupo e apoiados por professores experientes para realizar a transição em suas vidas.

  http://escoladesustentabilidadeintegral.blogspot.com.br/p/inscric.html


Categorias

Meio-ambiente

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar