Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Permacultura: prática do futuro emergente

15 de Setembro de 2014, 18:05 , por Débora Nunes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1839 vezes

 

Num mundo no qual o rápido, o fugaz e o superficial ainda são majoritários, não é estranho que alguém tenha pensado na cultura do que permanece.  Toda a história humana se fez assim: enquanto a maioria está em um estágio, há os que já pensam e vivem como o tempo que virá. Bill Mollison e David Holmgren fazem parte destes construtores de futuro e não é à toa que o conceito de Permacultura, criado por eles na Austrália no final dos anos 70, seja hoje tão importante no mundo todo.  

Envolvendo práticas agrícolas tradicionais e descobertas científicas contemporâneas, a permacultura significa criar ambientes sustentáveis, favoráveis à vida. Seja no campo ou na cidade, a integração de plantas, animais e humanos de forma mais próxima aos ecossistemas naturais significa perenidade, como só a Natureza sabe fazer. Quando a observamos e integramos seus princípios e significados, podemos planejar e intervir de forma permanente e contribuir para a abundância de alimentos, a conservação do solo e das espécies e o bem estar humano.

A Permacultura está na base da agricultura orgânica, da agroecologia, das agroflorestas, das ecovilas e de tantas outras iniciativas que vão se tornando cada vez mais conhecidas e respeitadas. Ela significa a busca de uma vida mais próxima e harmônica com a Natureza, encontrando seu próprio lugar e entendendo o lugar de cada outro elemento da grande Teia da Vida. Pra se iniciar no tema, o vídeo Como os lobos mudam rios, mostra, em emocionantes quatro minutos, toda a interconexão e interdependência que existe na Natureza e que a permacultura busca respeitar. Pra saber um pouco mais acesse o resumo do livro Os Fundamentos da Permacultura de David Holmgren e busque conhecer iniciativas de destaque como o Instituto de Permacultura da Bahia ou o Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado .

 

Conheça a bela síntese " A flor da permacultura"

https://www.permacultureprinciples.com/pt/pc_flower_poster_pt.pdf

 


Tags deste artigo: permacultura teia da vida bill mollison david holmgren

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar