Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Diálogos e Convergências: Carta Política entregue à Secretaria Geral da Presidência

3 de Outubro de 2011, 21:00 , por Raquel Júnia de Magalhães - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 897 vezes

Eduardo Sá, Jornal Fazendo Media

Dialogos_aicoculturas_68

Após quatro dias de intensa troca de experiências e diversos relatos de todoo Brasil, foi realizada na última quinta-feira (29) a plenária final do Encontro Diálogos e Convergências em Salvador (BA). No encerramento a comissão organizadora do evento entregou uma Carta Política, com a essência do encontro sintetizando o que foi abordado pelos grupos temáticos, ao secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da presidência, Paulo Maldos.

Dialogos_aicoculturas_63

 Antes da entrega do documento alguns grupos apresentaram moções de repúdio a determinadas ações do Estado brasileiro e ao modelo de desenvolvimento hegemônico: contra os agrotóxicos e a liberação do feijão transgênico; pela democratização da mídia; contra os transgênicos; apoio à luta dos quilombolas de Minas Gerais; contra a forma de violência e expulsão de ocupações em Alagoas; repúdio à retomada do programa nuclear brasileiro; às atividades da Veracel celulose; financiamento do BNDES a uma estrada na Bolívia que corta área indígena; e pelo fortalecimento da economia solidária.

Dialogos_aicoculturas_62

  Noemi Krefta, integrante do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), destacou a fundamental participação das mulheres nas atividades, pois sem elas a agroecologia é incompleta. Ela destacou o fortalecimento da campanha contra os agrotóxicos e o aprofundamento na comunicação entre as redes como pontos forte do Encontro.

Dialogos_aicoculturas_60

“Foi um longo e fecundo processo de articulação, com a apresentação de  casos emblemáticos de resistências e propostas alternativas ao modelo econômico hegemônico, que favorece extrações e escoamento das riquezas naturais para os mercados globais. A geração de alternativas econômicas é crucial para viabilizar o modo de vida dessas comunidades”, afirmou.

Dialogos_aicoculturas_59

Na entrega da Carta Política, a comissão organizadora ressaltou a busca de um diálogo pedagógico com a sociedade, após dois anos de mobilizações para a realização do Encontro. O documento foi assinado pelas 12 organizações que convocaram o evento.

 

Dialogos_aicoculturas_48

 

“As críticas são bem vindas”

Ao observar que há outro modelo em curso, Paulo Maldos destacou a importância do fortalecimento dessas transformações relatadas no evento e construídas na prática em disputa com o capital. Para ele, a dimensão territorial é fundamental e precisa ser absorvida pelas políticas públicas para reforçá-la.

 

Dialogos_aicoculturas_51

 

“É importante a gente sentir que existem alternativas sendo construídas, e principalmente uma baseadas no diálogo, no respeito ao outro, na alteridade, na prática. Vocês estão no caminho certo, no sentido de disseminar ideias novas que podem prosperar e trazer mais acúmulo para disputar o destino do nosso país. As críticas são bem vindas, porque ajudam a formular corretamente os passos dessa disputa”, afirmou o secretário.

Dialogos_aicoculturas_54

Maldos destacou que na carta política do encontro faltou  o reconhecimento de que existe uma disputa dentro do governo, porque, segundo ele, este processo é intenso devido à ampla coligação partidária. Para o secretário, a luta dos movimentos é fundamental para acumular forças e realizar uma disputa mais ampla pelo projeto hegemônico.

 

Dialogos_aicoculturas_50

“Vamos desbancar esse projeto e construir outro com bases totalmente diferentes, na vida, no respeito às populações, inclusive urbanas, a isso eu chamo alteridade. Essa construção de alianças é fundamental, sugiro humildemente que ela tenha uma direção especial aos trabalhadores buscando as suas lutas práticas e suas linguagens. Que haja diálogos e aproximações, com setores populares do campo e da cidade do país,  que formam uma base social suficiente para nos ajudar a construir um país muito melhor do que hoje”, concluiu. 

Dialogos_aicoculturas_73

   

(*) A Carta Política do evento pode ser lida em

http://dialogoseconvergencias.org/noticias/carta-politica-do-encontro-nacional-de-dialogos-e-convergencias


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Leia a Carta Política do Encontro Nacional de Diálogos e Convergências

    Fotos

    Informações