Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog "vida quer viver!"
Tela cheia

Momento histórico: Grécia conclama a democracia contra o poder econômico

29 de Junho de 2015, 8:46 , por Daniel Tygel - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 363 vezes

    Ao invés de ler a grande mídia, que tal escutarmos o próprio primeiro ministro da Grécia, em seu histórico discurso à população grega anunciando o referendo?

    Sim. Depois de 5 meses de negociações em que o FMI, Alemanha e França queriam impor mais medidas de austeridade à Grécia em troca de apoio financeiro, tendo dado ao final um ultimato definitivo, Tsipras, eleito democraticamente ao final de 2014, teve a coragem de parar a negociação após este ultimato e propor à população grega um referendo para que democraticamente se decida: "queremos as medidas de austeridade ou não?". Se não, o risco é iminente da Grécia sair do Euro.

    O poder econômico tecnocrático está com ódio visceral, e fez uma chantagem à Grécia ao saber desta decisão corajosa: a de não dar os 5 dias que ele pediu para ouvir a população.

    É um momento histórico. Muito está em jogo. Não só para a Grécia, mas para o mundo. Será que a democracia pode ganhar do capitalismo selvagem? Em outras palavras, será que é possível uma vitória da democracia sobre o poder econômico? É o que saberemos neste dia 5 de julho, pelas urnas gregas, no país que foi berço do conceito de "democracia".

    Então estão aí embaixo dois vídeos. No primeiro, o Tsipras anuncia o referendo à população. No segundo, ele faz uma fala a partir da negativa da União Europeia e do FMI em conceder 5 dias para que a população pudesse se manifestar. É o vídeo mais forte, mas vale muito a pena ver o primeiro também.

    Obs: Para ver os vídeos com legendas em inglês, clique na etiquetazinha que fica embaixo do vídeo, ao lado esquerdo da pequena engrenagenzinha, e escolha "inglês", que não é gerado automaticamente. O espanhol é gerado automaticamente, e portanto é uma porcaria.

Anúncio do Primeiro Ministro da Grécia, Tsipras, do referendo

Discurso à população grega após a União Europeia e o FMI negarem à Grécia os 5 dias para ouvir a população


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar