PLANEJAMENTO do 1o Encontro
17 de Fevereiro de 2015, 13:19 - 5 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.Proposta metodológica inicial (v1) do
1o Encontro do Projeto Economia Solidária Feminista – FBES
CONTATOS → Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária:
[email protected] e [email protected]
Sumário
MOMENTO 1.1.: MÍSTICA / ABERTURA DO MOMENTO
MOMENTO 1.2.: APRESENTAÇÃO DO PERCURSO DO ENCONTRO
MOMENTO 1.3.1. Apresentação do Projeto – parte 1 = RESGATAR O HISTÓRICO DO PROJETO
MOMENTO 1.4.: CURSO COMO MOBILIZADOR E MOBILIZADORAS
MOMENTO 1.5.: ENCONTRO: PRA QUE?
MOMENTO 1.6.: GT'S ESTADUAIS DE MULHERES (MEMÓRIA/CONJUNTURA)
MOMENTO 1.7.: ENCAMINHAMENTOS DO DIA e SAÍDA PARA JANTAR + NOITE CULTURAL
MOMENTO 2.1.: MÍSTICA / ABERTURA DO MOMENTO
MOMENTO 2.2.: APRESENTAÇÃO dos PAINÉIS, TEMAS/QUESTÕES e, GT DE MULHERES ( 1.5 e 1.6.)
MOMENTO 2.3.: DISCUSSÕES A PARTIR DA COLETA NOS PAINÉIS, COM CONVIDADA(S)
MOMENTO 3.1..: APRESENTAÇÃO do início da CARTA DE PRINCÍPIOS
MOMENTO 3.2.: ORGANIZAÇÃO AÇÕES DO PROJETO X PAINÉIS DE ENCAMINHAMENTOS
Buscando como base os princípios da economia solidária, sempre em consonância com os da educação popular, e tendo como patrono Paulo Freire, são propostos 3 fios condutores interdependentes que ligam e conduzem todo o encontro:
1 - VER (Estudo da Realidade)
2 - JULGAR (Aprofundamento Teórico)
3 - AGIR (Plano de Ação)
Detalhamento
A seguir você verá propostas de atividades para compor cada fio condutor. Pedimos que compartilhem conosco suas reflexões gerais e também sobre a inter-relação entre os fios condutores e entre eles e as atividades propostas.1
"Os 3 fios condutores não podem ser compreendidos como estanques e dissociados, mas como referências na articulação e organização do diálogo entre conhecimentos no fazer da educação popular."2
-
Horário: 7 as 8 hs |
CAFÉ DA MANHÃ |
-
Horário: 8 as 9 hs |
MOMENTO 1.1.: MÍSTICA / ABERTURA DO MOMENTO |
|||||
Objetivos |
Quem cuida |
Metodologia |
Cuidados |
Materiais |
Registro |
OBS. |
Momento para nos ver em nossas caminhadas. Momento de perceber nossas forças, avanços, fraquezas, limites e, percepções da vida e de valores presentes em momentos dela. |
Quem pode? |
Mística3 incluindo a apresentação das participantes, reconhecimentos mútuos4 e a pergunta: "Como minha trajetória me fez chegar à participação neste encontro?" |
Todas: Levar objeto que tenha relação com sua própria trajetória pessoal e coletiva, que culminou com sua ida ao encontro. |
x, x, x, fitas coloridas, barbante, caixa de som... |
GT de sistematização5 + Relatória/Fotos/Vídeos... (outros gts? coordenação?) |
Escrever mensagem com solicitação [Cris às inscritas e lista]. |
-
-
-
Horário: 10 as 10h30 hs |
CAFEZINHO (se for pedido o café pode eventualmente ser servido na plenária) |
-
-
-
Horário: 12 as 13h30 |
ALMOÇO |
-
Horário: 13h30 as 15 hs |
||||||
Objetivos |
Quem cuida |
Metodologia |
Cuidados |
Materiais |
Registro |
OBS. |
(continuação da pauta anterior) |
|
|
|
|
|
|
-
Horário: 15 as 16hs |
MOMENTO 1.5.: ENCONTRO: PRA QUE? |
|||||
Objetivos |
Quem cuida |
Metodologia |
Cuidados |
Materiais |
Registro |
OBS. |
|
Quem pode? |
|
|
|
[idem momento 1.2.] |
|
-
Horário: 16 as 16h30 hs |
CAFEZINHO |
-
Horário: 16h30 as 18hs |
MOMENTO 1.6.: GT'S ESTADUAIS DE MULHERES (MEMÓRIA/CONJUNTURA) |
|||||
Objetivos |
Quem cuida |
Metodologia |
Cuidados |
Materiais |
Registro |
OBS. |
|
Quem pode? |
|
|
Perguntas orientadoras. |
Conjuntamente com a atividade, em cartazes feitos pelos grupos. [+ idem 1.2.] |
Confirmar convite pra falar sobre a memória do gt nacional. |
-
Horário: 18 as 18h15 |
MOMENTO 1.7.: ENCAMINHAMENTOS DO DIA e SAÍDA PARA JANTAR + NOITE CULTURAL |
|||||
Objetivos |
Quem cuida |
Metodologia |
Cuidados |
Materiais |
Registro |
OBS. |
|
Quem pode ajudar a organizar a noite cultural? |
Ver – GT mística ajuda a organizar? O que pedir antes? - Teremos feira de trocas? - Jantar diferente? - Música? Brincadeiras/poemas...? Vamos assistir algum vídeo/filme/sessão pipoca pra quem quiser? Proposta de gravação de vídeo com boas práticas11... etc. |
- Fazer carta pedindo preparativos necessários antes do encontro (por exemplo, trazer algo para feira de trocas, se for o caso12). |
Ver |
-- |
Para o 1o objetivo a coordenação do dia. Para o segundo ver quem cuida... |
2 – JULGARMomento para aprofundar os temas, desvelar.... "Nas atividades desde momento 'os conhecimentos sistematizados selecionados são confrontados com a problematização inicial, buscando uma nova concepção das situações analisadas.' ”13
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire. |
-
Horário: 7 as 8 hs |
CAFÉ DA MANHÃ |
-
-
Horário: 8h30 as 9 hs |
MOMENTO 2.2.: APRESENTAÇÃO dos PAINÉIS, TEMAS/QUESTÕES e, GT DE MULHERES ( 1.5 e 1.6.) |
|||||
Objetivos |
Quem cuida |
Metodologia |
Cuidados |
Materiais |
Registro |
OBS. |
A partir da da correlação entre os principais temas discutidos e sua posterior organização em painéis, trazer à tona entendimentos/forma s de ver e ampliar visões. [momento de aprofundamento teórico/organização do conhecimento] |
Ver |
|
(GT de sistematização15 - verificar que outros temas não falados também são importantes, como “valorização do trabalho doméstico”. Falar detalhes na hora da apresentação. etc) |
ver |
|
O gt de sistematização + um grupo representante construiu os painéis na noite anterior e agora só confirmar. |
-
Horário: 9 as 10 hs |
MOMENTO 2.3.: DISCUSSÕES A PARTIR DA COLETA NOS PAINÉIS, COM CONVIDADA(S) |
|||||
Objetivos |
Quem cuida |
Metodologia |
Cuidados |
Materiais |
Registro |
OBS. |
[momento de aprofundamento teórico/organização do conhecimento] |
Ver |
|
|
|
|
Convidar pessoas, ver quem se dispõe. |
-
Horário: 10 as 10h30 hs |
CAFEZINHO (verificar possibilidade de ser servido em espaço junto com plenária) |
-
Horário: 10h30 as 11 hs |
MOMENTO 2.3.: DISCUSSÕES A PARTIR DA COLETA NOS PAINÉIS, COM CONVIDADA(S) |
|||||
Objetivos |
Quem cuida |
Metodologia |
Cuidados |
Materiais |
Registro |
OBS. |
(continuação da pauta anterior) |
|
|
|
|
|
-
3 - AGIRA ação pode estar focada no que está levantado - como pensar "passos", para se chegar a um objetivo? Isto é, como pensamos conjuntamente caminhos para construção dos Gts... Nas atividades desde momento "'o conhecimento' anteriormente construído e apreendido é utilizado para 'reler' e reinterpretar a própria realidade, bem como para ser extrapolado para novas situações que apontarão novas problematizações, retroalimentando o processo." 17
"Se o meu compromisso é realmente com o homem concreto, com a causa de sua humanização, de sua libertação, não posso por isso mesmo prescindir da ciência, nem da tecnologia, com as quais me vou instrumentando para melhor lutar por esta causa.” Paulo Freire. |
-
Horário: 11 as 11h30 |
MOMENTO 3.1..: APRESENTAÇÃO do início da CARTA DE PRINCÍPIOS |
|||||
Objetivos |
Quem cuida |
Metodologia |
Cuidados |
Materiais |
Registro |
OBS. |
A partir dos valores priorizados e outros destaques, iniciar uma carta que trará nossa força, nossa mística para continuarmos juntas e lutando no caminho, apesar dos desafios que possam surgir. |
Coord. do dia...? |
|
|
|
[idem 1.2.] |
|
-
-
Horário: 12 as 13h30 |
ALMOÇO |
-
-
-
Horário: 16 as 16h30 hs |
CAFEZINHO |
-
Horário: 16h30 as 18 hs |
MOMENTO 3.4.: AVALIAÇÃO E ENVIO |
|||||
Objetivos |
Quem cuida |
Metodologia |
Cuidados |
Materiais |
Registro |
OBS. |
Coord. do dia...? |
|
|
|
1 - Primeiro pedido às mobilizadoras.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
2 - Do livro "A busca do tema gerador na práxis da educação popular - Metodologia e Sistematização de Experiências Coletivas Populares", Antônio Gouvêa. Editora CEFURIA.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
3 - Sugestão de poema a se pensar, “Viver Sem Tempos Mortos - Simone de Beauvoir”: https://www.youtube.com/watch?v=OBISqVY5Kgo
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
4 - Ao pensar o todo, lembrar da idéia da Dani de ir fazendo pedidos e ir formando grupos por familiaridades...
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
5 - Precisaremos formar, previamente (o quanto antes, de preferência no mínimo 15 dias antes do encontro), o GT de Sistematização que terá um papel fundamental durante o encontro. E que precisará fazer alguns combinados antes. Verificar livro “Caderno de Formação sobre Gestão Compartilhada em Rede” - Instituto Paulo Freire e RECID.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
6 - Exemplos de princípios: “1 – Radicalizar horizontalidade/comunicação: Nossas ações/planejamentos devem buscar incluir, no mínimo, TODAS as companheiras de TODOS os gts de mulheres estaduais do fórum. Pensando sempre em ampliar; 2 – Foco no processo: Sempre priorizar a "qualificação" do "modo de fazer" - do PROCESSO - pra além da "qualidade" técnica final do produto; etc.” GT de sistematização e/ou de comunicação pegar estes princípios para iniciar a construção da carta (pedido às mobilizadoras para continuidade).
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
7 - Metodologia utilizada no início de cada uma das 31 pré-conferências de cultura realizadas nas cidades satélites e Entorno do DF em 2011.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
8 - Precisaremos formar, previamente (o quanto antes, de preferência no mínimo 15 dias antes do encontro), o GT de Sistematização que terá um papel fundamental durante o encontro. E que precisará fazer alguns combinados antes.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
9 - Precisaremos formar, previamente (o quanto antes, de preferência no mínimo 15 dias antes do encontro), o GT de Sistematização que terá um papel fundamental durante o encontro. E que precisará fazer alguns combinados antes.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
10 - GT de Sistematização - Construção dos PAINÉIS, TEMAS/QUESTÕES e, GT DE MULHERES (Ver momentos 1.5 e 1.6.) + Início da carta de princípios.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
11 - Trazer para este momento o momento “Exemplos de experiências coletivas” trazendo para encaminhar para os próximos momentos, trazer boas práticas/histórias/memórias de mulheres e coletivos que lutaram e conquistaram avanços dentro da economia solidária feminista. Mostrar curtas e ouvir as pessoas (pode ser pensado junto com a noite cultural). Fazer gravações pensando em material para edição de um vídeo. [buscar mostrar algo na manhã do dia seguinte – ver gt de comunicação]. Gt de mística – ver – organizar/mobilizar estas gravações/intervenções. Exemplos: Restaurante comunitário gerido por mulheres. Lutas por direitos femininos...
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
12 - Também há a proposta de pedir que cada pessoa traga além de algo para trocar (produto seu ou qualquer objeto que tenha) algum produto que possa colcoar para ser sorteado (e no momento do sorteio falar sobre ele e o coletivo).
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
13 - Do livro "A busca do tema gerador na práxis da educação popular - Metodologia e Sistematização de Experiências Coletivas Populares", Antônio Gouvêa. Editora CEFURIA.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
14 - Precisaremos formar, previamente (o quanto antes, de preferência no mínimo 15 dias antes do encontro), o GT de Sistematização que terá um papel fundamental durante o encontro. E que precisará fazer alguns combinados antes.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
15 - Precisaremos formar, previamente (o quanto antes, de preferência no mínimo 15 dias antes do encontro), o GT de Sistematização que terá um papel fundamental durante o encontro. E que precisará fazer alguns combinados antes.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
16 - São organizados vários círculos concêntricos com as cadeiras das participantes. No circulo menor ao meio, as convidadas (1-2) que falam primeiro (uns 10 minutos cada) e mais duas cadeiras vazias. Sempre que alguém quiser a palavra senta-se na cadeira vazia e tem alguns minutos (2) para falar e saí.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
17 - "A busca do tema gerador na práxis da educação popular - Metodologia e Sistematização de Experiências Coletivas Populares", Antônio Gouvêa. Editora CEFURIA.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
18 - Precisaremos formar, previamente (o quanto antes, de preferência no mínimo 15 dias antes do encontro), o GT de Sistematização que terá um papel fundamental durante o encontro. E que precisará fazer alguns combinados antes.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
55 comentários
exemplares para deficientes de baixa visão
So gostaria de sugerir que se pensasse em uns exemplares para deficientes de baixa visão. Desde já agradeço. Até o encontro
Abraços xica
Responder a: [email protected]
Para: [email protected]
Tem que nos estados fazê parcerias com as entidades de mulheres grupos. de gênero das universidades. Sindicato Forum de mulheres tem município que tem secretaria de mulheres e cordenadorias tem que busca essas parceria
Sobre a MACHA DAS MARGARIDAS que acontecera em agosto deste ano Brasilia. Abraços Solidários Raquel Pinheiro
Ola companheiras estamos fazendo parcerias com o Forun de Mulheres do Campo, da Floresta e das Aguas aqui do Tocantins acho muito importante esta parceria.
Ate porque neste Forun tem todas as reprensetaçoes.
quelita
para o curso em geral, proposição de temas
1) A mulher na sociedade; 2) Movimento de Mulheres; 3) Mulheres e Trabalho ; 4) Feminismo ; 5) Economia Solidária e Feminista e Políticas Públicas 6) Formando Grupos de Trabalho
7) Experiências exitosas (UPM, etc.)Materiais (Vídeos, textos, depoimentos e avaliações)Ela sugeriu estreitar laços com a Regilane (senaes) e a Tatau (SPM)Bem, e a ajuda da Prof. Sonia para estruturar o EaD.
Por favor digite as duas palavras abaixo