Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a Fórum do Projeto EcoFe-FBES
Tela cheia

PLANEJAMENTO do 1o Encontro

17 de Fevereiro de 2015, 13:19 , por crisb - 55 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 182 vezes
Licenciado sob CC (by-nc-sa)

Proposta metodológica inicial (v1) do
1o Encontro do Projeto Economia Solidária Feminista FBES

CONTATOS → Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária:

[email protected] e [email protected]

 

Sumário

Detalhamento

1 – VER

MOMENTO 1.1.: MÍSTICA / ABERTURA DO MOMENTO

MOMENTO 1.2.: APRESENTAÇÃO DO PERCURSO DO ENCONTRO

MOMENTO 1.3.1. Apresentação do Projeto – parte 1 = RESGATAR O HISTÓRICO DO PROJETO

MOMENTO 1.3.2.: Apresentação do Projeto – parte 2 = FALAR SOBRE ESPECIFICIDADES (pessoas, recursos...)

MOMENTO 1.4.: CURSO COMO MOBILIZADOR E MOBILIZADORAS

MOMENTO 1.5.: ENCONTRO: PRA QUE?

MOMENTO 1.6.: GT'S ESTADUAIS DE MULHERES (MEMÓRIA/CONJUNTURA)

MOMENTO 1.7.: ENCAMINHAMENTOS DO DIA e SAÍDA PARA JANTAR + NOITE CULTURAL

2 – JULGAR

MOMENTO 2.1.: MÍSTICA / ABERTURA DO MOMENTO

MOMENTO 2.2.: APRESENTAÇÃO dos PAINÉIS, TEMAS/QUESTÕES e, GT DE MULHERES ( 1.5 e 1.6.)

MOMENTO 2.3.: DISCUSSÕES A PARTIR DA COLETA NOS PAINÉIS, COM CONVIDADA(S)

3 - AGIR

MOMENTO 3.1..: APRESENTAÇÃO do início da CARTA DE PRINCÍPIOS

MOMENTO 3.2.: ORGANIZAÇÃO AÇÕES DO PROJETO X PAINÉIS DE ENCAMINHAMENTOS

MOMENTO 3.3.: GT PEDAGÓGICO/GESTÃO

MOMENTO 3.4.: AVALIAÇÃO E ENVIO

 

 

 

 

 

Buscando como base os princípios da economia solidária, sempre em consonância com os da educação popular, e tendo como patrono Paulo Freire, são propostos 3 fios condutores interdependentes que ligam e conduzem todo o encontro:

 

1 - VER (Estudo da Realidade)

2 - JULGAR (Aprofundamento Teórico)

3 - AGIR (Plano de Ação)

 

Detalhamento

A seguir você verá propostas de atividades para compor cada fio condutor. Pedimos que compartilhem conosco suas reflexões gerais e também sobre a inter-relação entre os fios condutores e entre eles e as atividades propostas.1

 

"Os 3 fios condutores não podem ser compreendidos como estanques e dissociados, mas como referências na articulação e organização do diálogo entre conhecimentos no fazer da educação popular."2

 

 

 

1 – VER

Momento para nos ver, nos reconhecer..

"O conhecimento construído deve ser uma consequência da análise da realidade e não a recepção passiva de teorias genéricas “aprioristicamente” selecionadas por especialistas. Assim, resgatar a importância de estabelecer critérios críticos para a seleção dos objetos de estudo e dos respectivos conhecimentos demandados para apreensão concreta do real são exigências para qualquer prática de educação popular efetivamente comprometida com a humanização.” [idem livro citado]

 

"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo".
Paulo Freire.

-

Horário: 7 as 8 hs

CAFÉ DA MANHÃ

-

Horário: 8 as 9 hs

MOMENTO 1.1.: MÍSTICA / ABERTURA DO MOMENTO

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

Momento para nos ver em nossas caminhadas. Momento de perceber nossas forças, avanços, fraquezas, limites e, percepções da vida e de valores presentes em momentos dela.

Quem pode?

Mística3 incluindo a apresentação das participantes, reconhecimentos mútuos4 e a pergunta: "Como minha trajetória me fez chegar à participação neste encontro?"

Todas: Levar objeto que tenha relação com sua própria trajetória pessoal e coletiva, que culminou com sua ida ao encontro.

x, x, x, fitas coloridas, barbante, caixa de som...

GT de sistematização5 + Relatória/Fotos/Vídeos... (outros gts? coordenação?)

Escrever mensagem com solicitação [Cris às inscritas e lista].

-

Horário: 9 as 9h30

MOMENTO 1.2.: APRESENTAÇÃO DO PERCURSO DO ENCONTRO

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

Trazer de forma rápida à discussão a relação da economia solidária com a educação popular e com o planejamento do encontro e do projeto.

Quem pode?

Ver.

Utilizar este arquivo atualizado.

Escrever texto sobre objetivo.

Datashow, programação resumida impressa.

Relatória/Fotos/Vídeos... (outros gts? coordenação?)

[Cris/Dani/Gabi/Ligia...?]

-

Horário: 9h30 as 10 hs

MOMENTO 1.3.1. Apresentação do Projeto – parte 1 = RESGATAR O HISTÓRICO DO PROJETO

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

Entender o histórico do projeto para continuar sua construção.

Quem pode?

Perguntar quem fez parte desta construção? Convidadas + pessoas que viveram a história começam a contar. Anotam-se as outras inscrições de fala para momento específico.

Todas: Solicitar que quem tiver participado desta construção, nos ajude a resgatar a história neste momento.

Datashow, slides, x, x...

[idem momento 1.2.]

Ver previamente: quem se dispõe a ser convidada pra este momento?

-

Horário: 10 as 10h30 hs

CAFEZINHO (se for pedido o café pode eventualmente ser servido na plenária)

-

Horário: 10h30 as 11 hs

MOMENTO 1.3.2.: Apresentação do Projeto – parte 2 = FALAR SOBRE ESPECIFICIDADES (pessoas, recursos...)

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

Entender especificidades do projeto para continuar sua construção.

Quem pode?

Apresentação com utilização do datashow e cópia no caderno da participante.

Preparar caderno da participante.

Datashow, caderno, canetas, x, x...

[idem momento 1.2.]

[Cris/Dani/Gabi/Ligia...?]

-

Horário: 11h as 12 hs

MOMENTO 1.4.: CURSO COMO MOBILIZADOR E MOBILIZADORAS

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

  • Apresentação da proposta metodológica do curso em sua relação com a economia solidária, educação popular, modos de fazer/ver (passos da EP, possibilidades para o dia a dia, possibilidades com recursos didáticos/modos de fazer).

  • Apresentação da proposta do curso como eixo mobilizador das demais ações, em especial do fomento/criação dos gts de mulheres.

  • A atuação como mobilizadora deste processo. Levantar limites/desafios, avanços/possibilidades.

Quem pode?

Ver.

 

 

[idem momento 1.2.]

 

-

Horário: 12 as 13h30

ALMOÇO

-

Horário: 13h30 as 15 hs

MOMENTO 1.4.: CURSO COMO MOBILIZADOR E MOBILIZADORAS

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

(continuação da pauta anterior)

 

 

 

 

 

 

-

Horário: 15 as 16hs

MOMENTO 1.5.: ENCONTRO: PRA QUE?

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

  • Trabalhar as possíveis relações entre: nossa história pessoal e coletiva + o entendimento do projeto + o que é importante para o(s) grupo(s) a que pertencemos e para mim.

  • Levantar valores/princípios6 importantes para o grupo.

Quem pode?

  • Responder: "Para que estou aqui e para que estamos aqui?"

  • Proposta de utilização de imagens e frases [ver objetivos] que geram discussões em grupos menores e depois em plenária.

  • Metodologia da discussão em duplas, trios e quintetos que sintetizam as falas...7

 

  • Nesse momento o gt de sistematização8 deve anotar as principais questões e temas que possam se tornar assunto de discussão/ação [levantamento de temas geradores].

  • Exemplos de temas: invisibilidade do trabalho doméstico, autogestão, solidariedade, capitalismo, individualismo...

 

[idem momento 1.2.]

 

-

Horário: 16 as 16h30 hs

CAFEZINHO

-

Horário: 16h30 as 18hs

MOMENTO 1.6.: GT'S ESTADUAIS DE MULHERES (MEMÓRIA/CONJUNTURA)

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

  • Nos ver e nos reconhecer no que se refere a: 1) Quantidade de gts existentes 2) História 3) Dificuldades 4) Funcionamento e organização (atual e ideal).

Quem pode?

  • Minutos iniciais (cerca de 10-20) para convidada(s) iniciarem a memória do gt nacional.

  • Estipular um tempo anterior para que as regiões conversem e escolham uma representante para apresentar a síntese (em cartaz/computador) das discussões.

  • Nesse momento o gt de sistematização9 deve anotar as principais questões e temas que possam se tornar assunto de discussão/ação [levantamento de temas geradores].

Perguntas orientadoras.

Conjuntamente com a atividade, em cartazes feitos pelos grupos.

[+ idem 1.2.]

Confirmar convite pra falar sobre a memória do gt nacional.

-

Horário: 18 as 18h15

MOMENTO 1.7.: ENCAMINHAMENTOS DO DIA e SAÍDA PARA JANTAR + NOITE CULTURAL

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

  • Reafirmar combinados para as próximas atividades (encontro do gt de sistematização10, lembretes da noite cultural etc).

  • Dar início ao momento da noite cultural.

Quem pode ajudar a organizar a noite cultural?

Ver – GT mística ajuda a organizar? O que pedir antes?

- Teremos feira de trocas? - Jantar diferente? - Música? Brincadeiras/poemas...? Vamos assistir algum vídeo/filme/sessão pipoca pra quem quiser? Proposta de gravação de vídeo com boas práticas11... etc.

- Fazer carta pedindo preparativos necessários antes do encontro (por exemplo, trazer algo para feira de trocas, se for o caso12).

Ver

--

Para o 1o objetivo a coordenação do dia.

Para o segundo ver quem cuida...

 

2 – JULGAR

Momento para aprofundar os temas, desvelar....

"Nas atividades desde momento 'os conhecimentos sistematizados selecionados são confrontados com a problematização inicial, buscando uma nova concepção das situações analisadas.' 13

 

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
Paulo Freire.

-

Horário: 7 as 8 hs

CAFÉ DA MANHÃ

-

Horário: 8 as 8h30

MOMENTO 2.1.: MÍSTICA / ABERTURA DO MOMENTO

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

[Preparado pelo gt de mística e cuidados... Proposta de relembrar temas que mais marcaram o dia anterior...]

GT de mística formado no dia anterior... ver.

 

 

ver

[idem anteriores]

 

-

Horário: 8h30 as 9 hs

MOMENTO 2.2.: APRESENTAÇÃO dos PAINÉIS, TEMAS/QUESTÕES e, GT DE MULHERES ( 1.5 e 1.6.)

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

A partir da da correlação entre os principais temas discutidos e sua posterior organização em painéis, trazer à tona entendimentos/forma s de ver e ampliar visões.

[momento de aprofundamento teórico/organização do conhecimento]

Ver

  • GT de sistematização14 apresenta os temas geradores coletados nos momentos 1.5 e 1.6.

  • Confirmação/complementação/alteração dos dois painéis – ver o que faltou, etc. Ou pedir que anotem e falem no tempo do “aquário”, na atividade seguinte.

(GT de sistematização15 - verificar que outros temas não falados também são importantes, como “valorização do trabalho doméstico”. Falar detalhes na hora da apresentação. etc)

ver

 

O gt de sistematização + um grupo representante construiu os painéis na noite anterior e agora só confirmar.

-

Horário: 9 as 10 hs

MOMENTO 2.3.: DISCUSSÕES A PARTIR DA COLETA NOS PAINÉIS, COM CONVIDADA(S)

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

[momento de aprofundamento teórico/organização do conhecimento]

Ver

  • Roda de conversa a partir dos temas compilados do momento anterior iniciando com falas maiores de convidada(s) que possa fazer links entre os itens dos painéis com o tema Economia Solidária Feminista.

  • Proposta também de utilizar a técnica “aquário16” - pedir às participantes novos links.

     

  • Se na Cáritas, utilizar espaço de fora [o mesmo da noite cultural] para podemos lanchar e continuar o debate paralelamente.

 

 

Convidar pessoas, ver quem se dispõe.

-

Horário: 10 as 10h30 hs

CAFEZINHO (verificar possibilidade de ser servido em espaço junto com plenária)

-

Horário: 10h30 as 11 hs

MOMENTO 2.3.: DISCUSSÕES A PARTIR DA COLETA NOS PAINÉIS, COM CONVIDADA(S)

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

(continuação da pauta anterior)

 

 

 

 

 

 

-

3 - AGIR

A ação pode estar focada no que está levantado - como pensar "passos", para se chegar a um objetivo? Isto é, como pensamos conjuntamente caminhos para construção dos Gts...

Nas atividades desde momento "'o conhecimento' anteriormente construído e apreendido é utilizado para 'reler' e reinterpretar a própria realidade, bem como para ser extrapolado para novas situações que apontarão novas problematizações, retroalimentando o processo." 17

 

"Se o meu compromisso é realmente com o homem concreto, com a causa de sua humanização, de sua libertação, não posso por isso mesmo prescindir da ciência, nem da tecnologia, com as quais me vou instrumentando para melhor lutar por esta causa.” Paulo Freire.

-

Horário: 11 as 11h30

MOMENTO 3.1..: APRESENTAÇÃO do início da CARTA DE PRINCÍPIOS

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

A partir dos valores priorizados e outros destaques, iniciar uma carta que trará nossa força, nossa mística para continuarmos juntas e lutando no caminho, apesar dos desafios que possam surgir.

Coord. do dia...?

  • GT de sistematização18 apresenta o início da carta que as mobilizadoras buscarão complementar em seus estados.

  • Confirmação/complementação/alteração de algo rápido...

  • Pensar em algo especial para este momento de leitura e distribuição.

  • Disponibilizar online.

  • Imprimir uma cópia pra cada.

[idem 1.2.]

 

-

Horário: 11h30 as 12 hs

MOMENTO 3.2.: ORGANIZAÇÃO AÇÕES DO PROJETO X PAINÉIS DE ENCAMINHAMENTOS

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

A partir dos painéis criados anteriormente (1.5 e 1.6), pensar em ações que nos façam avançar.

Verificar como cada um dos produtos do Projeto pode servir às ações.

Coord. do dia...?

  • Entregar a cada região etiquetas coloridas e cartolinas.

  • Trabalhar a metodologia espinha de peixe. Pedir que usem as mesmas expressões/palavras escritas nas tarjetas dos painéis. E lá mesmo, colar etiquetas nas que usarem.

  • Usar metodologia espinha de peixe. Eixo = onde queremos chegar. Prioridades = pegar nos painéis. Ações = Usar produtos e outras... Detalhar.

 
  • Cartolinas, etiquetas, canetões, esparadrapo...

Cartolinas com espinhas de peixe.

 

-

Horário: 12 as 13h30

ALMOÇO

-

Horário: 13h30 as 15h30

MOMENTO 3.2.: ORGANIZAÇÃO AÇÕES DO PROJETO X PAINÉIS DE ENCAMINHAMENTOS

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

(continuação da pauta anterior)

Coord. do dia...?

 

 

 

 

 

-

Horário: 15h30 as 16 hs

MOMENTO 3.3.: GT PEDAGÓGICO/GESTÃO

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

  • Fundar/Fortalecer o "GT Pedagógico/de Gestão" do projeto a partir da indicação/apresentação de nomes.

  • Repactuação de compromissos (incluindo tempos de resposta e aptidões).

  • Repactuação de atividades (mostrar/criar cronograma geral inicial, referente as atividades do curso, buscando sua perspectiva mobilizadora),

Coord. do dia...?

  • ver

   

 

 

-

Horário: 16 as 16h30 hs

CAFEZINHO

-

Horário: 16h30 as 18 hs

MOMENTO 3.4.: AVALIAÇÃO E ENVIO

Objetivos

Quem cuida

Metodologia

Cuidados

Materiais

Registro

OBS.

 

Coord. do dia...?

  • ver

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 - Primeiro pedido às mobilizadoras.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

2 - Do livro "A busca do tema gerador na práxis da educação popular - Metodologia e Sistematização de Experiências Coletivas Populares", Antônio Gouvêa. Editora CEFURIA.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

3 - Sugestão de poema a se pensar, “Viver Sem Tempos Mortos - Simone de Beauvoir”: https://www.youtube.com/watch?v=OBISqVY5Kgo

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

4 - Ao pensar o todo, lembrar da idéia da Dani de ir fazendo pedidos e ir formando grupos por familiaridades...

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

5 - Precisaremos formar, previamente (o quanto antes, de preferência no mínimo 15 dias antes do encontro), o GT de Sistematização que terá um papel fundamental durante o encontro. E que precisará fazer alguns combinados antes. Verificar livro “Caderno de Formação sobre Gestão Compartilhada em Rede” - Instituto Paulo Freire e RECID.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

6 - Exemplos de princípios: “1 – Radicalizar horizontalidade/comunicação: Nossas ações/planejamentos devem buscar incluir, no mínimo, TODAS as companheiras de TODOS os gts de mulheres estaduais do fórum. Pensando sempre em ampliar; 2 – Foco no processo: Sempre priorizar a "qualificação" do "modo de fazer" - do PROCESSO - pra além da "qualidade" técnica final do produto; etc.” GT de sistematização e/ou de comunicação pegar estes princípios para iniciar a construção da carta (pedido às mobilizadoras para continuidade).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

7 - Metodologia utilizada no início de cada uma das 31 pré-conferências de cultura realizadas nas cidades satélites e Entorno do DF em 2011.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

8 - Precisaremos formar, previamente (o quanto antes, de preferência no mínimo 15 dias antes do encontro), o GT de Sistematização que terá um papel fundamental durante o encontro. E que precisará fazer alguns combinados antes.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

9 - Precisaremos formar, previamente (o quanto antes, de preferência no mínimo 15 dias antes do encontro), o GT de Sistematização que terá um papel fundamental durante o encontro. E que precisará fazer alguns combinados antes.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

10 - GT de Sistematização - Construção dos PAINÉIS, TEMAS/QUESTÕES e, GT DE MULHERES (Ver momentos 1.5 e 1.6.) + Início da carta de princípios.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

11 - Trazer para este momento o momento “Exemplos de experiências coletivas” trazendo para encaminhar para os próximos momentos, trazer boas práticas/histórias/memórias de mulheres e coletivos que lutaram e conquistaram avanços dentro da economia solidária feminista. Mostrar curtas e ouvir as pessoas (pode ser pensado junto com a noite cultural). Fazer gravações pensando em material para edição de um vídeo. [buscar mostrar algo na manhã do dia seguinte – ver gt de comunicação]. Gt de mística – ver – organizar/mobilizar estas gravações/intervenções. Exemplos: Restaurante comunitário gerido por mulheres. Lutas por direitos femininos...

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

12 - Também há a proposta de pedir que cada pessoa traga além de algo para trocar (produto seu ou qualquer objeto que tenha) algum produto que possa colcoar para ser sorteado (e no momento do sorteio falar sobre ele e o coletivo).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

13 - Do livro "A busca do tema gerador na práxis da educação popular - Metodologia e Sistematização de Experiências Coletivas Populares", Antônio Gouvêa. Editora CEFURIA.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

14 - Precisaremos formar, previamente (o quanto antes, de preferência no mínimo 15 dias antes do encontro), o GT de Sistematização que terá um papel fundamental durante o encontro. E que precisará fazer alguns combinados antes.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

15 - Precisaremos formar, previamente (o quanto antes, de preferência no mínimo 15 dias antes do encontro), o GT de Sistematização que terá um papel fundamental durante o encontro. E que precisará fazer alguns combinados antes.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

16 - São organizados vários círculos concêntricos com as cadeiras das participantes. No circulo menor ao meio, as convidadas (1-2) que falam primeiro (uns 10 minutos cada) e mais duas cadeiras vazias. Sempre que alguém quiser a palavra senta-se na cadeira vazia e tem alguns minutos (2) para falar e saí.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

17 - "A busca do tema gerador na práxis da educação popular - Metodologia e Sistematização de Experiências Coletivas Populares", Antônio Gouvêa. Editora CEFURIA.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

18 - Precisaremos formar, previamente (o quanto antes, de preferência no mínimo 15 dias antes do encontro), o GT de Sistematização que terá um papel fundamental durante o encontro. E que precisará fazer alguns combinados antes.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


55 comentários

  • Macronorte minorcrisb
    23 de Fevereiro de 2015, 14:26

    exemplares para deficientes de baixa visão

    Olá Cristina Sou Francisca Maria da silva (Xica) De MG
    So gostaria de sugerir que se pensasse em uns exemplares para deficientes de baixa visão. Desde já agradeço. Até o encontro
    Abraços xica


  • Macronorte minorcrisb
    2 de Março de 2015, 22:58

     

    luzarinav920
    Responder a: [email protected]
    Para: [email protected]
    Tem que nos estados fazê parcerias com as entidades de mulheres grupos. de gênero das universidades. Sindicato Forum de mulheres tem município que tem secretaria de mulheres e cordenadorias tem que busca essas parceria


  • Macronorte minorcrisb
    2 de Março de 2015, 23:22

     

    Oi meninas sera muito importante neste encontro estamos articulando com as companheiras que estão no movimento sindical e que também estão nos fóruns estaduais e vão esta presente neste encontro .
    Sobre a MACHA DAS MARGARIDAS que acontecera em agosto deste ano Brasilia.

    Abraços Solidários

    Raquel Pinheiro


  • Macronorte minorcrisb
    2 de Março de 2015, 23:24

     

    Enviado do mu Telefone LG
    Ola companheiras estamos fazendo parcerias com o Forun de Mulheres do Campo, da Floresta e das Aguas aqui do Tocantins acho muito importante esta parceria.
    Ate porque neste Forun tem todas as reprensetaçoes.
    quelita


  • Macronorte minorcrisb
    12 de Março de 2015, 16:06

    para o curso em geral, proposição de temas

    Sobre o EaD Mulheres, quando este projeto foi construído ele tinha a seguinte configuração: fóruns fragilizados com a maioria de participantes mulheres.
    1) A mulher na sociedade; 2) Movimento de Mulheres; 3) Mulheres e Trabalho ; 4) Feminismo ; 5) Economia Solidária e Feminista e Políticas Públicas 6) Formando Grupos de Trabalho
    7) Experiências exitosas (UPM, etc.)Materiais (Vídeos, textos, depoimentos e avaliações)Ela sugeriu estreitar laços com a Regilane (senaes) e a Tatau (SPM)Bem, e a ajuda da Prof. Sonia para estruturar o EaD.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar

Projeto Economia Solidária e Feminista - FBES (EcoFe-FBES)

Brazil