Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a Aratuba
Tela cheia

Descrição

16 de Março de 2015, 11:14 , por Bruno Chaves Correia Lima - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 305 vezes

 

Aratuba é mais uma das localidades da Ilha de Itaparica que têm seu nome originado da língua Tupi: ara, ave da família dos psitacídeos (periquito, arara) + tuba (muitas, aglomerado). Aglomerado de aras ou de pássaros.

 

A localidade de Aratuba era formada por fazendas onde se encontravam negros cativos e trabalhadores livres. A maioria das propriedades rurais da Ilha durante o século XIX era de minifúndios, distribuída pelo litoral, de frente para a Baía de Todos os Santos, e mais afastada dos centros urbanos, como é Aratuba.

 

Atualmente, a localidade abriga veranistas e moradores e é conhecida por oferecer opções de lazer para o público jovem nos dias de verão, além do seu mar que guarda a ponta sul dos arrecifes de corais que tomam boa parte da costa da Ilha.

 

A Praia de Aratuba é a que fica mais perto dos recifes das Caramuanas, florações de corais que se localizam em frente à costa da Ilha de Itaparica, findando na ponta de Aratuba, que é um ponto para prática de mergulho com equipamento ou em apneia.

 

 

A partir do ano de 2007 começou-se a idealizar e empenhar esforços para a criação da Área Marinha Protegida (AMP) da localidade de Aratuba, que tem cerca de dois quilômetros de extensão. É uma área importante do ponto de vista biológico, pois apresenta boa cobertura de coral, riqueza ecológica e diversidades de espécies marinhas. Hoje, de barco, os moradores de Aratuba levam os visitantes interessados em mergulhar nos recifes, sendo que os mergulhadores devem levar seus equipamentos como máscara, pés de pato e respirador.

 

Para a visita aos corais e para conhecer melhor o cotidiano dos moradores de Aratuba, é interessante conhecer a Associação dos Moradores e Pescadores de Aratuba, a AMPA, que congrega mais de 300 pescadores e marisqueiras da localidade. Lá será possível buscar mais informações sobre pontos a serem visitados e os meios de acessá-los.

 

Outro grande atrativo de Aratuba é o seu mar de pequenas ondas, com águas mornas e tranquilas abrigadas pelos recifes de corais. O mar é utilizado para navegação de pequenas embarcações, mergulho e diversão para banhistas. Na maré baixa, forma-se um banco de areia de mais de 1km de extensão e piscina naturais, o que faz de Aratuba uma das melhores localidades da Ilha para o banho de mar. Além disso, ela é bastante procurada para as atividades de pesca de arremesso. A praia ainda conta com barracas de bebidas e comidas, que têm como ponto forte dos seus cardápios as moquecas de peixe e as mariscadas.

 

A relação com o mar não aparece apenas na culinária local. As práticas artesanais de Aratuba estão bem relacionadas com as atividades de pesca e mariscagem, sendo assim um artesanato mais utilitário. Os principais exemplos disso são os fazeres artesanais das redes de pescas e das confecções dos manzuás.

 

Os manzuás são espécies de balaios trançados com fibras de cana-brava ou bambu que são utilizados para a pesca de mariscos e peixes. Além disso, os manzuás podem ser utilizados como objetos de decoração, como luminárias, cestas, etc. Pode-se encontrar as redes de pesca e manzuás próximo a Praça da Castanheira, onde pescadores como Sr. Pelé e Sr. Carlos da Luz costumam confeccionar esses objetos.

 

 

Aratuba ainda é conhecida por ser um local disputado na alta estação. As barracas de praia ficam cheias durante o dia e à noite as ruas da Avenida Beira Mar ficam tomadas de pessoas e carros de som, sendo um local ideal para quem procura mais agitação e opção de lazer e entretenimento durante a noite.


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar