Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a Barra do Pote
Tela cheia

Descrição

16 de Março de 2015, 12:04 , por Bruno Chaves Correia Lima - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 81 vezes

 

Barra do Pote é uma pequena comunidade localizada entre Coroa e Conceição, na costa da Ilha de Itaparica.

 

Há diferentes versões para a origem de seu nome. Segundo a moradora Dona Valdete, a denominação Barra do Pote está relacionada ao intenso tráfego de saveiros (barcos de madeira) cargueiros que, tempos atrás, levavam mercadorias para Salvador, dentre essas mercadorias a principal eram Potes de barro, chamados de Potes Najé. Certa vez, durante o mês de junho, houve um temporal que provocou o naufrágio de um saveiro próximo barras de corais. O marcante episódio motivou a população a denominar a região de “Barra do Pote”.

 

Outra versão para a origem do nome da localidade está relacionada ao fato de haver brincadeiras festivas no local, antes chamado “Mangue do Botão”, onde moradores dançavam com uma cuíca, posteriormente, referenciada como “pote” pelos viajantes que chegavam pelo mar. Logo estes viajantes começaram chamar a localidade de “Barra do Pote”, apesar de já possuir o nome de “Mangue do Botão”. Acrescentaram “barra”, porque vem de espaços livres de barreiras no mar, os quais permitiam o acesso das embarcações às praias. A barra desta localidade se tornou uma das principais vias de embarcações, por serem seguras para a ancoragem dos saveiros.

 

A principal atração turística da comunidade é sua praia com águas tranqüilas e vista para Salvador. A calmaria de suas águas se deve a proteção natural que a Barreira de Corais fazem, pois estão situadas a uma relativa distância da areia da praia. As barreiras são reveladas durante a maré baixa. A faixa de extensão da praia, de aproximadamente 1 Km, é própria ao banho de mar e possui uma extensa faixa de areia que permite a realização de caminhadas e a prática de esportes, como o futebol.

 

 

Outro potencial atrativo é o Rio do Ouro ou Rio de Barra do Pote, assim denominado pelos moradores. Apesar de aparentar ser um pequeno riacho, é extremamente valorizado pela comunidade, pois seu passado o coloca como o mais belo rio da região de Vera Cruz. Mesmo cientes da degradação do Rio, a população tem uma relação de encantamento com o atrativo, preservando a referência do que o Rio foi no passado.

 

No verão, Barra do Pote recebe grande quantidade de veranistas e visitantes que movimentam a localidade e aquecem o comércio.

 

Quer adicionar informações a essa descrição? Envie um comentário!


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar