Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a Jaburu
Tela cheia

Descrição

24 de Março de 2015, 16:22 , por Tiago Rodrigues Mendes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 267 vezes

A localidade de Jaburu, a partir da segunda metade do século XIX, era conhecida como o terceiro distrito da Ilha de Itaparica, que é composto pelo povoado de Jaburu, da Gamboa, do Duro Grande e pelo povoado da Ilhota. Esse distrito possuía tensões e conflitos sociais constantes, envolvendo principalmente a população de escravos e forros.

 

Essa divisão territorial não é verificada na atualidade. Na zona da costa, o povoado que era conhecido como “Duro Grande” se tornou a localidade central, sendo conhecido como Mar Grande. Assim, pela proximidade geográfica Jaburu é considerado uma extensão na localidade central de Mar Grande, sendo dividido através do Rio Jaburu. Atualmente o rio está bastante poluído, sem condições de uso para consumo ou banho.

 

A praia de Jaburu hoje é muito utilizada para a pesca e marscagem por seus moradores e por pessoas das localidades vizinhas. A praia possui muitas pedras onde se escondem os peixes e outros animais marinhos.

 

 

A localidade já foi palco de grandes acontecimentos na história da Ilha de Itaparica, dentre os quais podemos destacar a Ponte do Vapor como um local onde eram atracados os navios com a finalidade de escoamento e descarga de produtos, alimentos e transporte de pessoas da Ilha de Itaparica para Salvador e para o recôncavo da Bahia. Hoje, restam apenas as ruínas da ponte.

 

 

Quer adicionar mais informações a essa descrição? Envie um comentário!


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar