Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a Mar Grande
Tela cheia

Descrição

24 de Março de 2015, 17:18 , por Tiago Rodrigues Mendes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 118 vezes

 

A localidade de Mar Grande corresponde a área central do município de Vera Cruz/Ba. Durante o século XVI, a região que hoje é conhecido como Mar Grande era responsável pela plantação de trigo e a criação de gado bovino (CARVALHO,2008).

 

Nesse sentido, essa localidade ao longo da história teve e tem grande influência para o desenvolvimento econômico do município. Na atualidade, o grande responsável por esse desenvolvimento econômico é a atividade do comércio. Assim, essa área central, por ser a sede do município, articula serviços de saúde, educação, restaurantes, hospedagem, dentre outros.  Mar Grande é uma das portas de entrada da Ilha de Itaparica, pois as lanchas que saem de Salvador atracam no Terminal Marítimo de Mar Grande. Desta localidade partem os ônibus e vans para as demais localidades da Ilha.

 

  

 

A origem do nome da localidade, segundo relato de uma moradora, deriva de uma história ligada ao povo indígena. A história popular conta que a região era habitada por índios tupinambás, que denominavam aquela região de ‘Paraguaçu’, que significa Rio Grande. Os índios acreditavam que a região que hoje é conhecida como Mar Grande era na verdade uma região de rio com grandes proporções. Também há relatos de que era esse o nome dado a filha do chefe da tribo Tupinambá, que se casou com Diogo Alvares Correa e ficou conhecida como Catarina Paraguaçu e tem sua história conectada com os primeiros habitantes do Brasil tanto de origem indígena, quanto de origem portuguesa.

 

De Mar Grande se tem a visão frontal da parte voltada para a Baía de Todos os Santos da cidade de Salvador.

 

Em Mar Grande se localiza a Prefeitura Municipal de Vera Cruz, bem como as secretarias do município, além da Câmara de Vereadores, bancos, Correios e supermercados.

 

Quer adicionar mais informações sobre Barra do Gil a essa descrição? Envie um comentário!


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar