Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

4 Documentários que farão você "abrir os olhos" para Crise Socioambiental que atravessa o Planeta Terra

29 de Abril de 2018, 17:31 , por Eco Urbanismo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 89 vezes

Para pensar em formas mais sustentáveis de intervir nas cidades é preciso, antes de mais nada, que se entenda a importância de buscar a sustentabilidade em nossas sociedades e cidades. Os documentários listados a seguir trazem uma série de fatos e dados sobre nossos modos de vida, destruição ambiental e as consequências globais das ações humanas sobre o meio ambiente. Cetarmente, eles te farão refletir! 

1º A História das Coisas [1]

 

Livro historia das coisas

 

O vídeo mostra de forma bastante didática e esclarecedora de como os seres humanos se transformaram ao longo dos anos, em potenciais consumistas, alienados e a quem dos problemas que este ciclo vicioso de produção e consumo pode trazer para a manutenção da vida neste planeta. Trazendo como exemplo o insustentável estilo de vida dos norte americanos, que se encontram reféns desta onda capitalista, que é regida pelo consumismo descontrolado e o descarte indiscriminado destes produtos, que gera uma grande produção de resíduos a serem lançados no meio ambiente, tanto nos aterros sanitários, quando nas incineradoras que geram gases tóxicos que são lançados na atmosfera. Ainda que, utilizando do processo de reciclagem, o vídeo nos mostra que esta atitude não é suficiente para sanar este perturbador problema, mas é um grande paliativo na tentativa de diminuir este caos, além das intervenções feitas por ONGs voltadas à preservação do meio ambiente e os trabalhos de consumo consciente que é feito em muitos países.

 

2º Uma Verdade Incoveniente

 

Uma verdade incoveniente

 

O documentário que está sendo exibido desde a década de 70 pelo candidato à presidência dos Estados Unidos em 2000, Al Gore, nos dá uma cronologia da ação do homem e sua contribuição para a destruição do planeta, devido a emissão de gases poluentes na atmosfera. Ele mostra através de dados, gráficos, mapas estatísticas com bases científicas que as catástrofes ambientais ocorridas ao longo das décadas está inteiramente ligada as atitudes impensadas do homem na exploração dos recursos do meio ambiente, ele traz imagens deste efeito sobre as calotas polares que estão derretendo em níveis alarmantes, em conseqüência o nível dos oceanos está subindo e o clima vem apresentando mudanças drásticas de comportamento, como o aparecimento constante de furacões, enchentes, seca, praga de insetos e epidemias. Nos mostra também fotografias de lugares pelo mundo onde já é possível ver de forma perturbadora as conseqüências do efeito estufa, como o derretimento das geleiras no Monte Kilimanjaro -África, dos Alpes Suíços, Antártida dentre outros. Ele ainda nos dá previsões futuras de caos econômico, social e político se não tomarmos providências imediatas e as possíveis formas de tentar retardar e até sanar este problema, como a diminuição da emissão de CO2 na atmosfera, compra de aparelhos que consome pouca energia, faça o uso da reciclagem dentre outras formas.

 

3º A Ultima Hora

A ultima hora

 

O filme á Última Hora, dirigido e narrado por Leonardo DiCaprio, discorre sobre os desastres naturais causados pela ação do homem. Nos 92 minutos de documentário, são entrevistados cientistas renomados, líderes políticos e especialistas no quesito sustentabilidade, que descrevem a desastrosa situação do planeta e a triste perspectiva da sobrevivência do homem no mesmo. O filme enfatiza através das fortes cenas de catástrofes naturais que este é o último momento para agir, e tentar desacelerar esta destruição avassaladora do meio ambiente na busca da extração dos recursos naturais, visando apenas suprir a 'desnecessária necessidade' do homem em consumir. Como uma centelha de otimismo neste triste cenário de desesperança, o documentário passa a mostrar os pequenos e grandes gestos e as soluções possíveis para que o homem venha reverter esta situação e não consuma a 'Terra até o caroço'.

 

4º A Era da Estupidez [2]

 

A era da estupidez

 

O filme serve de alerta para a sociedade, e mostra a sua responsabilidade em tentar impedir a catástrofe global que jaz anunciada. Provoca reflexões sobre as possíveis soluções para deter o aquecimento global e guiar a comunidade rumo à sustentabilidade. O Filme mostra a interpretação de Peter Postlethwhaite, ator inglês que vive um solitário homem que ocupa o seu tempo catalogando o passado, na busca de respostas por no momento estar vivendo no mundo devastado pelo aquecimento global, e tenta entender o porquê a humanidade na época, não tomou providências contra a crise climática.
O documentário se desenrola com a história de 7 pessoas que moram em países diferentes e possuem poderes aquisitivos distintos. O filme conta a história de um indiano que criou a primeira empresa de aviação para classe econômica, buscando atrair a atenção da classe baixa para o uso deste meio de transporte, sabendo que a aviação é uma das principais fontes de emissão de CO2 no mundo. Conta também a história de um engenheiro britânico que busca disseminar o uso das turbinas eólicas em sua cidade, para que a mesma diminua a emissão de poluentes, porém ele é impedido pela própria população que não concorda coma implantação das turbinas, pois pelo entendimento de seus moradores, as turbinas seriam uma agressão a paisagem da cidade. Relata a vida de um guia francês que percebe o aquecimento global alterar as geleiras da cidade onde ele cresceu. Descreve a vida de uma estudante de medicina na Nigéria, que mora numa aldeia destruída, tanto urbanamente e ambientalmente, devido às atividades ilegais de uma empresa petrolífera. Conta à história de duas crianças iraquianas,
refugiadas na Jordânia, tendo sua família desestruturada pela invasão dos americanos em seu país em busca de petróleo. E por fim, relata a vida de um senhor de Nova Orleans, que trabalha numa plataforma de petróleo da Shell, em busca dos melhores locais de perfuração para a obtenção do ouro negro, que prefere permanecer em sua cidade durante a passagem do furacão Katrina, onde perde todos os seus bens e acaba salvando algumas vidas após a passagem do furacão.

 

Resenhas dos Documentários fornecidas por Larissa do Vale.

[1] Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw&t=1s

[2] Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_d4YDLK0jP0


Categorias

Meio-ambiente, Formação, Articulações internacionais, Produção, comercialização e consumo

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Eco Urbanismo

    Marcadores Interessantes

    0 amigos

    Nenhum(a)