Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Fábricas e Organizações Recuperadas por Trabalhadores no Brasil

18 de Dezembro de 2011, 22:00 , por Flávio Chedid - 22 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 202 vezes
Amigos enedianos,
Inicio nesse espaço relato sobre o projeto de pesquisa que estamos intitulando de Fábricas e Organizações Recuperadas por Trabalhadores (FORT). O Coletivo FORT é composto por nove diferentes universidades (UNICAMP, UFRJ, USP, UFOP, UFVJM, UFPB, UFRN, UFSC, CEFET de Nova Iguaçu). Com essa poderosa equipe nos propomos a conhecer presencialmente todas as fábricas em funcionamento no Brasil que possuem uma gênese em comum: a recuperação de empresas que entraram em falência, encerraram suas atividades ou deixaram de cumprir direitos trabalhistas.
O projeto se iniciou em 2011 e até agora fizemos as seguintes etapas:
- estruturamos a equipe insterinstitucional com três reuniões presenciais e outras muitas pela internet. Em uma delas contamos com a presença de um pesquisador argentino experiente nessa temática e das entidades de representação das Fábricas Recuperadas: ANTEAG e UNISOL.
- Pré-mapeamos as fábricas recuperadas existentes a partir de uma busca em diversos artigos acadêmicos e bancos de dados e filtramos em 263 possíveis fábricas, 65 em funcionamento por meio de informantes-chave e ligações.
- elaboramos um instrumento de pesquisa com 109 questões aborando temas interessantes para as diversas áreas que compõem o projeto: administração de produção, sociologia, economia, segurança do trabalho.
- realizamos 4 entrevistas pilotos para testes e mudanças no questionário
- realizamos outras 11 visitas já com a versão final do questionário.
Pretendemos até o final de março, visitar e aplicar o questionário nas 65 fábricas. E finalizar essa etapa de campo com uma reunião de toda a equipe em São Paulo.
Até agora fomos muito bem recebidos em todas as organizações. Na última semana, Taufic, Vanessa e eu estivemos em 5 fábricas diferentes no estado de São Paulo. Thiaguinho, Vicente, Fernanda e eu também já fizemos uma bela viagem pelo Estado de Santa Catarina, onde conhecemos 3 ricas experiências, com apoio de uma pesquisadora local chamada Alejandra. A brava equipe de Minas, que é composta pela Sandra, Fernanda e muitos bolsistas (desculpem não listar todos, fiquei com medo de esquecer alguém, já que ainda não pude ter o prazer de conhecer a todos) já visitaram duas fábricas no Estado de Minas. Vinny e eu conhecemos a interessante história de uma escola recuperada no Rio de Janeiro. Taufic e Maíra visitaram a fábrica COPROMEM na cidade de Mococa do Estado de São Paulo.
São experiências distintas, com conquistas importantes, mas também contradições, como não poderia deixar de ser dado o sistema em que estão inseridas. Nosso principal desafio nesse momento é o de não tentarmos cumprir um papel de juiz das experiências e conseguir enxergar nessas lutas elementos que nos façam quebrar paradigmas que interessam apenas aos detentores de capital.
Vinny e Fernandinha terão uma longa missão a partir de amanhã. Visitar uma fábrica em Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, que fica a 11 horas de Porto Alegre.
Será um grande prazer compartilhar essa experiência com vocês.

22 comentários

  • 877266a86a565c7ed7355bb685aeceae?only path=false&size=50&d=404Fernanda(usuário não autenticado)
    22 de Dezembro de 2011, 11:17

    Visita a Porto Xavier

    Valeu pelo relato Flavinho!
    Eu e Vini estivemos essa semana em Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, divisa com a Argentina.
    Foi muito legal!!!!!
    Lá visitamos a COOPERCANA uma usina de alcool recuperada pelos trabalhadores rurais (pequenos agricultores) e industriais.
    Entre tantas coisas bacanas de ver, uma que chamou a atenção é como a COOPERCANA vem influenciando na construção de uma dinâmica de desenvolvimento local pautado pela solidariedade. Depois (ou simultaneamente) de se estruturarem como cooperativa e botarem a usina para funcionar eles ajudaram a formar uma cooperativa de agricultura familiar, uma de crédito, outra de pescadores, criaram com esses grupos uma moeda local, formularam e executam um programa de educação e trabalho numa escola municipal, além de participarem ativamente de diversos conselhos e comitês locais e regionais.
    Muito legal! Valeu a longa e cansativa viagem! Parabéns aos trabalhadores de PORTO XAVIER!!!!!


  • Alan mst big minoralantygel
    9 de Janeiro de 2012, 8:39

     

    Que máximo fernandinha.

    Tem fotos?


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar

ENEDS

Brazil

2 integrantes