Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

CBA 2019

Voltar a notas
Tela cheia Sugerir um artigo

SÍNTESE de reunião de 27 de junho

18 de Julho de 2019, 12:09 , por Marcelo Inácio de Sousa - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 179 vezes
Licenciado sob CC (by-nc-sa)

Data: 27/JUN/19 | Início: 19h30; Término: 20h45
Foco: Elaboração da atividade "Enlace pela Sustentabilidade - Outras Economias Transformadoras" no CBA 2019
Participantes: Marcelo, Rafaele, Plácida, Elisa, Sashi, Aline, Lucas
Local: videoconferência - web

### DIÁLOGOS E INFORMES

& RAFA: estamos (com Marcelo) elaborando um documento de composição da atividade, em um formulário padrão, para informar a organização do CBA sobre nossa proposta inicial para a atividade.
& MARCELO: Já fomos muito mais próximos (EcoSol e Agroecologia) e em alguns estados ainda existe a aproximação, mas são vários os estados onde o vínculo se perdeu; a gente fala muito na necessidade de aproximar as questões para juntar o campo e a cidade; essa costura é também parte de um debate internacional, do Fórum Social Mundial das Economias Transformadoras (*), "um processo de confluência dos diferentes movimentos de economias alternativas presentes em diferentes partes do mundo, nas esferas local e internacional", impulsionadas pela RIPESS (Rede Intercontinental de Promoção da Economia Solidária), REAS (Rede de Redes Alternativas e Solidárias da Economia da Espanha) e XES (Rede de Economia Solidária da Catalunha). Um primeiro encontro aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2019, em Barcelona, e outro acontece em 2020; já que temos a oportunidade de fazer esse debate no CBA, estamos motivados a fazer um primeiro arranjo com esta atividade; vivemos um período difícil para mobilizar pessoas, que normalmente estão muito atarefadas com seus próprios desafios, mas pensamos que é melhor ir chegando mais pessoas no caminho de organização da atividade.
& RAFA: na fala de Marcelo comecei a visualizar uma instalação pedagógica, porque (na verdade) é assim como a moeda social: não é para se estabelecer uma única que centraliza a forma de ser, mas sim para reconhecer a biodiversidade que existe. Fiquei pensando como essa instalação pode acontecer e possa motivar formas de conexões a partir daí.
& SASHI: este é um grupo que vai puxar e construir uma proposta, um espaço de diálogo e trocas, uma instalação artístico-pedagógica: um grupo que toma a iniciativa.
& ELISA: vamos ampliar a partir de qual perspectiva, com qual metodologia definida?
& SASHI: ainda não estamos com nada pronto na construção do CBA, com várias perspectivas e de maneira coletiva; a ideia é refletir essa temática dentro do congresso e ir dando forma nos nossos encontros e diálogos; o que já está definido é que teremos também uma Feira de Saberes e Sabores (dentro da Universidade) durante o dia, e à noite vamos para uma praça no bairo onde fica a UFSE; estamos vendo a possibilidade de mais um espaço na semana seguinte, no Festival de Artes do São Cristóvão (que é o município onde fica a UFSE); seria massa também pensarmos em uma possibilidade de funcionamento da Feira que potencializasse também essa reflexão da economia solidária; teremos espaço de fala, de escuta e de articulação.
& ELISA: seria legal ter um canal de comunicação que registre os momentos de encontros e trocas para (depois do CBA) a gente ter a possibilidade de levar para outros grupos sociais (escolas, por exemplo); é uma coisa muito grandiosa para ficar só naquele momento -- considerando que o propósito é chamar, aproximar e unir mais pessoas e popularizar esse conceito.
& RAFA: relembra que no CBA anterior teve o mapa da agroecologia e que eles são dispostos a dialogar.

  • Segue abaixo apresentação e contato:

"A Plataforma Mapa da Agroecologia, é uma ferramenta livre que possibilita o mapeamento de iniciativas em Agroecologia. Em constante evolução, esta é aberta e estamos sempre buscando parceiros para aprimorar o sistema, não somente fornecendo informações sobre os locais que já realizam experiências em Agroecologia mas com sugestões e dicas de como aprimorar a plataforma em si. Esta plataforma esta disponível como Software Livre e foi oficialmente apresentada durante o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia (#Agroecologia2017) que ocorreu em Brasília, DF. Conheça a Plataforma em funcionamento em https://mapadaagroecologia.org/ e adicione o LOCAL e a EXPERIÊNCIA que você ou seu grupo está realizando para que possamos fomentar novas redes de colaboração. Através do código-fonte é possível customizar a plataforma e implantá-la em qualquer iniciativa que deseje mapear experiências de agroecologia. O código-fonte esta disponível em https://gitlab.com/ITBio3/agroecologia."

Acho que a gente pode conhecer e refletir no aprimoramento dessa ferramenta e amadurecer como pode ser usada enquanto comunicação, mas também trocas solidárias, como hospedagem, mutirão, serviços e produtos no geral... podemos criar dinâmica durante o Congresso, no intuito de colher elementos de sugestão para compor a Plataforma; o mapeamento, que ficava logo na entrada, ia cadastrando todo mundo que estava no evento.
& SASHI: o pessoal da Agroecologia em Rede está pensando nos processos de registro de experiências e a gente pode ir dialogando com eles para potencializar a ação; vamos ter Feira todos os dias na segunda, terça, quarta e quinta, sendo que no último dia a feira será encerrada com um ato político - e estamos debatendo a realização de um Banquetaço; estamos pensando em ter na Feira 20 BARRACAS por região + 20 barracas para SE; na feira que será realizada fora da UFSE, serão 10 BARRACAS por região + 10 barracas para SE; está sendo pensada uma forma das pessoas que estão comercializando também contribuir com a organização do evento, talvez em função das vendas (um percentual) ou em função de contribuições com produtos.

(*) INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Propõe-se organizar o enlace a partir de quatro (4) eixos de confluência, entre os quais se destacam: as Economias Feministas e com perspectiva de gênero; o Movimento Agroecológico e Soberania Alimentar; as Comunidades naturais, urbanas e digitais; e a Economia Social e Solidária, incluindo comércio justo, cooperativismo e finanças éticas. Os quatro (4) campos vão se hibridizando uns com os outros e com outras propostas e são o coração do círculo virtuoso das economias em transformação.
A economia social e solidária - com comércio justo e finanças éticas, construída com base no cooperativismo e na construção de mercados sociais, hibridizando a economia social tradicional com novas práticas de auto-organização e democratização da economia em todos os elos do ciclo. econômico, fornecendo bens e serviços para a satisfação de necessidades em vez de lucro.
A economia comum ou baseada no comum, com suas três (3) grandes subfamílias: comunas urbanas, comuns naturais e digitais comuns. Comum, como uma terceira via de gestão de recursos e produção de valor, baseada na gestão comunitária, rompendo a dualidade do mercado estatal como os únicos espaços visíveis e legitimados para a produção, gestão e alocação de recursos do sistema econômico.
As economias feministas, para mudar os mercados e o capital como o centro da organização socioeconômica e colocar a vida e todos os processos que tornam isso possível de forma sustentada, com ênfase particular na economia do cuidado e no papel fundamental das mulheres e os valores feminizados nesses processos.
A agroecologia e o movimento pela soberania alimentar, com seu papel fundamental em repensar o modelo agroalimentar como parte fundamental da sustentação da vida, que é também o repensar de nossa relação com a Terra e os ciclos naturais, Por isso, conecta sua luta com todas as lutas pela defesa da terra, liderada pela ecologia social e movimentos como a Diminuição.

### ENCAMINHAMENTOS

... Enviar a proposta padrão à Comissão Organizadora, oficializando o interesse em realizar a reunião do Enlace.
... Fazer uma comunicação oficial pro CBA (para o e-mail institucional) - dizendo que, enquanto articulação, temos interesse em realizar outras propostas.
... Avisar com mais antecedência para os próximos diálogos (videoconferência).
... Data para o próximo diálogo: 17/JUL, 19 horas, via web.
... Deveremos definir uma questão orientadora para a atividade (Enlace).


### TAREFAS

[  ] MARCELO + RAFAELE - Fechamento da proposta padrão para envio à Comissão Organizadora.
[X] LUCAS - Convidar grupo de Maricá/RJ - ver possibilidade de participação da Adriana (gestora).
[X] MARCELO - Preparar convite virtual para chamar para a próxima reunião.
[X] RAFAELE - Criar grupo no WhatsApp para ficarmos mais próximos.
[X] MARCELO - Relatoria e compartilhamento de áudio e textos.


Tags deste artigo: reuniões sintematização

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    || AGENDAS

    || TEXTOS PUBLICADOS

    || 3 PARTICIPANDO

    Enlace

    - -