Os grupos de consumo responsável (GCR) são iniciativas de pessoas organizadas para acessar produtos que estejam alinhados com seus valores, representando uma alternativa aos principais canais de comercialização do mercado. Pretendem viabilizar a compra de alimentos saudáveis (entre outros itens) a preços acessíveis, além de apoiar pequenos produtores. Em geral, baseiam-se na autogestão e em diversas atuações voluntárias e militantes. Não visam o lucro, diferenciando-se de lojas convencionais e empreendimentos comerciais. Esta cartilha foi desenvolvida a partir das experiências e reflexões de pessoas que atuam em diferentes grupos de consumo responsável (GCR) e que se articulam na Rede Brasileira de GCR.

O objetivo desta cartilha é propor ferramentas e explicações sobre como formar um GCR. É importante deixar claro que não existe um sistema perfeito e replicável a qualquer situação. Este documento não pretende ser uma receita de bolo. Os elementos desta cartilha foram pensados para abranger ao máximo as necessidades de quem a lê, mas todos os passos podem e devem ser adaptados à realidade local.

Seguimos um roteiro pensando no caso em que a iniciativa parte de consumidores que querem se organizar para criar um grupo de consumo. É claro que pode haver situações em que a iniciativa parte dos próprios produtores, entre outras possibilidades.

Acesse a cartilha em: http://consumoresponsavel.org.br/cartilhagcr/