Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Voltar a Novidades da Economia Solidária
Tela cheia Sugerir um artigo

FBES abre o Cirandas para cadastro de novos empreendimentos

30 de Julho de 2012, 21:00 , por Desconhecido - 1111 comentários | 3 pessoas seguindo este artigo.
Visualizado 5106 vezes

Por Secretaria Executiva do FBES, com colaboração da Cooperativa EITA

  O CIRANDAS está aberto para a entrada de novos empreendimentos pelos fóruns estaduais. Veja como!

Orientações em: http://cirandas.net/novosees

Cada empreendimento cadastrado no Cirandas tem direito a um site totalmente gratuito, e lhe dá acesso a expor produtos, galeria de fotos, fale conosco, cesto de compras, possibilidade de se articular com outros empreendimentos e com consumidores em rede, e uma visibilidade mundial para sua história, composição e identidade.

* Cirandas, a rede social e econômica da e para a Economia Solidária: www.cirandas.net

Até hoje somente empreendimentos mapeados pelo mapeamento de 2005-2007 estavam no Cirandas, mas nestes últimos 5 anos muitos novos empreendimentos surgiram e estão no movimento, querendo fazer parte do Cirandas.

Como fazer para entrar no Cirandas?

Cada Fórum Estadual tem que referendar coletivamente os Empreendimentos interessados em entrar no Cirandas e enviar à Coordenação Executiva sua lista de empreendimentos que devem ser inseridos no Cirandas.

A lista com os contatos dos integrantes da Coordenação Nacional está aqui:

http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=142&Itemid=61

Os Fóruns Municipais, Metropolitanos e Microrregionais podem fazer suas indicações em reuniões locais, mas estas indicações devem ser validadas pelo Fórum de seu Estado. Ou seja, apenas serão aceitas as indicações vindas diretamente de cada um dos 27 Fóruns Estaduais.

"Se nosso empreendimento entrar no Cirandas, como podemos aprender a usar nosso site?"

Existem os Pontos de Apoio Cirandas, que foram formados em cursos em 2011 (FBES, CFES e Ibase) e 2012 (FBES e voluntários Petrobrás), que podem ajudar os empreendimentos solidários. A lista de Pontos de Apoio Cirandas e seus contatos está em: http://cirandas.net/cirandeiros/lista-de-pessoas-que-fizeram-o-curso-de-formacao-no-cirandas

Empreendimento Arte em Reciclagem no Cirandas
Empreendimento Arte em Reciclagem no Cirandas

Quais são os critérios para um empreendimento solidário entrar no Cirandas?

Os critérios para um empreendimento solidário entrar no Cirandas são os que foram aprovados na IV Plenária Nacional de Economia Solidária (seção 3.2.1 - a - do Relatório Final), reproduzidos abaixo:

* São coletivas (singulares e complexas);

* Seus participantes ou sócias/os são trabalhadoras/es dos meios urbano e/ou rural que exercem coletivamente a gestão das atividades;

* Podem ter ou não um registro legal, prevalecendo a existência real;

* No caso de associações sem fins lucrativos, estas devem possuir atividade(s) econômica(s) definida(s) em seus objetivos;

* São organizações regulares, que estão em funcionamento, e organizações que estão em processo de implantação, com o grupo de participantes constituído e as atividades econômicas definidas;

* Realizam atividades econômicas que podem ser de produção de bens, prestação de serviços, de crédito, de comercialização e de consumo solidário;

* Organizações que respeitem os recortes de gênero, raça, etnia, geração, orientação sexual, grupos socais minoritários como comunidades tradicionais e de fundo de pasto, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, portadores de necessidades especiais; que abominem toda a forma de violência contra mulheres, crianças, índios, negros:as; e que contemplem a dimensão ética em suas ações e atividades;

* Organizações que respeitem o direito de trabalhadores/as e não explorem o trabalho infantil, considerando exploração o trabalho forçado e coagido e não a transmissão de saberes tradicionais entre pai, mãe e filhos na agricultura familiar;

* Valorizam o compartilhamento, entre homens e mulheres, do trabalho reprodutivo e do cuidado com as pessoas;

* Respeito aos critérios ambientais nas suas atividades econômicas, buscando a priorização da conservação ambiental e o desenvolvimento humano.

E se um Fórum Estadual indicar empreendimentos que não são da economia solidária e/ou deixar de indicar empreendimentos que são da economia solidária?

Os integrantes do Fórum Estadual se responsabilizam pela indicação dos empreendimentos para o Cirandas. Caso um empreendimento indicado não seja de economia solidária, isso será informado ao próprio Fórum Estadual, e se necessário será avaliado em nível nacional pela comissão técnica do Cirandas e pela Coordenação Executiva do FBES.

Cada novo empreendimento solidário no Cirandas deixa o movimento mais forte, pois significa um site gratuito, com a história do grupo, fotos, vitrine de produtos, cesto de compras, e tantas outras coisas, permitindo a articulação de redes e cadeias, e também maior visibilidade da economia solidária para o consumidor.

veja mais orientações em: http://cirandas.net/solicitacao-de-entrada/orientacoes-para-indicacao-de-ees-pelo-foruns-estaduais-de-economia-solidaria

Acesse: www.cirandas.net

Ajuda: www.cirandas.net/ajuda


Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=7055&Itemid=62

1111 comentários

  • 100 2743 minorCaue
    18 de Agosto de 2012, 12:20

    Parcería

    Boa tarde.
    Participei da primeira formação do cirandas sul. E, venho por este colocar que encontro enorme dificuldade de inserção da ferramenta entre os empreendimentos. E quando vejo os números do cirandas não me sinto só. Pois temos mais de vinte e cinco mil epreendimentos e numero bem menor de usuários. Então. Estou me colocando a disposição para auixiliar a pensar e a executar projetos que prevejam a difusão desta ferramenta para dentro dos foruns de economia solidária de cada região.


    • Eu com violao 2011 minordaniel
      18 de Agosto de 2012, 16:02

       

      Olá Cauê e demais,

      Seria muito bom se você pudesse elaborar uns projetos para aplicar e formar empreendimentos solidários.

      Uma dificuldade na época que fizemos o curso é que muitos empreendimentos solidários estavam FORA do Cirandas, e não dava para entrar, pois o mapeamento não terminava e os fóruns estaduais não tinham elaborado método de entrada.

      Agora, a boa notícia é que o Cirandas ABRIU suas portas para novos empreendimentos solidários, através de um procedimento simples, em que os Fóruns de Economia Solidária podem indicar empreendimentos para que entrem diretamente!

      É a hora de aproveitar e indicar empreendimentos que estão fora do Cirandas, e que podem querer ter seu site, né?

      Ah, o seu nome está junto com o de outras pessoas que fizeram formação cirandas, aqui: cira​ndas​.net​/cir​ande​iros​/lis​ta-d​e-pe​ssoa​s-qu​e-fi​zera​m-o-​curs​o-de​-for​maca​o-no​-cir​anda​s

      De repente daria para juntar com outros cirandeiros para fazer este tipo de projeto de formação de empreendimentos solidários. Agora, o mais importante é aproveitar esta chamada em que o Cirandas está aberto, e inserir novos empreendimentos.

      Abraços,

      daniel


  • F071881a27bf1b55b76d2c1a182950a4?only path=false&size=50&d=404Anne Portela(usuário não autenticado)
    11 de Outubro de 2012, 6:16

     

    Bom dia!

    Faço parte de uma cooperativa de mulheres em um assentamento de reforma agrária no Estado da Bahia, na cidade de Santa luz, gostaria de saber se há algum programa das operadoras de telefonia direcionado a empreendimentos solidários? Estamos montando uma cooperativa para vender sequilhos e necessitamos ter uma linha telefônica.
    De já agradeço pela atenção.


    • Eu com violao 2011 minordaniel
      12 de Janeiro de 2013, 15:45

       

      Prezada Anne,
      Talvez o melhor modo de buscar esta informação seja enviando um e-mail para a lista e_solidaria, em que se pode falar com muitos atores do movimento de economia solidária brasileiro.

      Se você encontrar, não hesite em partilhar aqui!


  • B8dbdb17ed226ff3e3475c9755609fc1?only path=false&size=50&d=404Maria José Fernandes Pinheiro de Paula(usuário não autenticado)
    1 de Dezembro de 2012, 0:58

     

    Boa noite,estava assistindo o canal Brasil quando ouvi falar sobre este projeto do FBES. Me chamou a atenção por que vem de encontro com o momento que estou vivendo.Sou uma sonhadora e acredito na força do trabalho. Tenho 48 anos,casada 3 filhos e um neto,tudo que conquistamos foi com muito trabalho e amor. No ano de 1986 iniciei um projeto de capacitação de mulheres na área de costuras e artesanatos, o projeto durou 4 anos,a grande dificuldade na época era vender os produtos. Muito tempo se passou e venho me aprimorando nesta linha de pensamento. Somente venceremos todas as dificuldades que o mundo inteiro esta enfrentando no ambito social, ambiental, economico e politico,com um modelo de desenvolvimento sustentável. Voltei para as salas de aula, conclui a faculdade de Gestão Ambienta, e novamente estou indo além para encontrar uma solução para os problemas.Estou fazendo uma Pós Graduação em Educação Ambiental.
    Espero encontrar respostas e orientações para tornar possivel o meu sonho. Gandi, dizia: A natureza tem recursos suficientes para todos,mas não para a ambição de todos.Gostaria de obter mais informações sobre o projeto do FBES, conheço um pouco da realidade dos povos sofridos da região da amazonia atravez das açoes missionarias que foram realizadas na região. Penso que a saída é encontrar uma forma de valorizar os produtos fabricados na região. desde já agradeço.


    • Amazonia minorLigia
      2 de Dezembro de 2012, 13:21

      Res:

      Olá Maria José,
      Que legal seu relato! Bom, veja maiores informações sobre o FBES em www.​fbes​.org​.br e veja o mapa dos fóruns locais e estaduais em www.​fbes​.org​.br/​foru​ns nesta pagina vc tbm encontra contatos dos fóruns locais, para que vc obtenha mais experiências e conheça as pessoas envolvidas no seu estado. Aqui no Cirandas tbm é uma forma de divulgar e apoiar a comercialização dos grupos e a troca de informações da economia solidária.

      sds

      Ligia


  • 28174a156a8ee4cc2fee181499eea20c?only path=false&size=50&d=404Digenir Chaves Fugazza(usuário não autenticado)
    26 de Janeiro de 2013, 19:59

     

    Como saber se meu empreendimento esta cadastrado? Aqui no Municipio de São Carlos - SP o processo foi um pouco complicado. Depois das eleições a pessoa responsavel fo substituida. E ai ficou esta duvida. ES UNIARTE-SÃO CARLOS.


  • 8f861594db78628b6743eba01428063c?only path=false&size=50&d=404Lourença Santiago(usuário não autenticado)
    1 de Fevereiro de 2013, 16:47

    Centro público

    Boa Tarde,

    Trabalho na Rede Marista de Solidariedade e fazemos a gestão de um Centro Público de Economia Solidária no municipio de São José dos Pinhais, gostaria de saber se é possível fazer o cadastro do Centro público e também gostaria de me colocar a disposição para ajudar com o Ciranda, especialemnte no Estado do Paraná.


  • Dab1ee66788ebb911cb8eee929796865?only path=false&size=50&d=404salvador francisco rodrigues(usuário não autenticado)
    14 de Março de 2013, 18:04

     

    Faço parte do cirandas, e gostaria de saber se posso incluir colegas na rede?


  • Acd70ef67d06c9cc9a2c4dff5f189110?only path=false&size=50&d=identiconLIU
    17 de Março de 2013, 18:28

    duvidas

    SOU PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO ARTESÃ DE GUARAREMA E GOSTARIA DE FAZER O CURSO DE GESTÃO.COMO ME CADASTRAR E COMO CADSTRAR MEU EMPREENDIMENTO NO CIRANDAS?


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar

FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Brazil