Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Voltar a Novidades da Economia Solidária
Tela cheia Sugerir um artigo

Organização do consumidor será a nova prioridade do Projeto Esperança / Cooesperança

3 de Março de 2016, 15:00 , por Fórum Brasileiro de Economia Solidária - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 120 vezes

Por Maiquel Rosauro, Jornalista (MTb/RS 13334)

Image

Economia solidária, alimentos saudáveis, agroecologia, segurança alimentar, consumo consciente e organização do consumidor foram os eixos debatidos na Conferência Regional dos Direitos Humanos, realizada sábado (27), em Santa Maria. O encontro ocorreu no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter e reuniu autoridades, agricultores, técnicos e jovens produtores.

- A organização do consumidor é um eixo que pretendemos priorizar, a fim de que o público entenda a importância de consumir produtos provenientes da agricultura familiar. Estamos organizando uma associação de consumidores - explica a coordenadora do Projeto Esperança / Cooesperança, irmã Lourdes Dill.

Conforme o zootecnista e servidor técnico-administrativo da UFSM, Juarez Felisberto, os produtores estão cada vez mais encurralados pelos agrotóxicos. Logo, é preciso valorizar os produtos orgânicos e conscientizar a população sobre os benefícios dos alimentos saudáveis.

- Precisamos formar consumidores e aqui no Centro de Referência em Economia Solidária é o ponto ideal para criarmos uma organização com este intuito - projeta Felisberto.

Quem aprovou a iniciativa foi o produtor rural Alberi Scotta, que integra a Associação Comunitária de Linha Salete (Acolisa), do município de Ibarama. Segundo ele, os produtores estão largando a cultura do fumo para plantar mandioca.

- Já temos um contêiner para estocar 20 mil quilos de mandioca. A comercialização já está praticamente garantida para os mercados, e talvez o nosso produto chegue até Santa Maria - cogita.

Conforme Scotta, não há futuro nas lavouras de fumo. Além de ser uma cultura que prejudica a saúde dos pequenos produtores, o fumo é apontado como um dos principais responsáveis pelo êxodo rural.

- Os jovens não querem plantar fumo, é uma cultura muito desgastante e com retorno financeiro cada vez menor. Precisamos de novas alternativas de produção para que os jovens fiquem no campo - argumenta Scotta.

Conferência Estadual

O evento deste sábado em Santa Maria fez parte do processo de preparação da 5a. Conferência Estadual de Direitos Humanos, que ocorre nos dias 11 e 12 de março, em Porto Alegre, e da 12a. Conferência Nacional de Direitos Humanos, de 27 a 29 abril, em Brasília.

A Conferência Regional dos Direitos Humanos foi organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria; Grupo de Agroecologia Terra Sul (GATs/UFSM); Cáritas Arquidiocesana de Santa Maria; e Comissão Pastoral da Terra de Santa Maria (CPT).

Mais informações: Irmã Lourdes Dill - (55) 3219-4599 ou (55) 9979-7087; e Isabel Cristina Lourenço da Silva, do Grupo GATS/UFSM - (55) 8117-2523.


Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8797&Itemid=62

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

    Brazil