Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Voltar a Novidades da Economia Solidária
Tela cheia Sugerir um artigo

Programação da 7a Feira de Economia Solidária do Mercosul

5 de Julho de 2011, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 521 vezes

Fonte: http://www.esperancacooesperanca.org.br/ - Programação dos eventos internacionais de economia solidária, cooperativismo e agricultura familiar do mercosul - 2011

7a. FEIRA DE ECOSOL - ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MERCOSUL

18a. FEICOOP - Feira Estadual do Cooperativismo Alternativo

10a. FEIRA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

11a. Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar

7o. SEMINÁRIO LATINO AMERICANO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

7a. CAMINHADA ECUMÊNICA E INTERNACIONAL PELA PAZ e JUSTIÇA SOCIAL

7o. LEVANTE DA JUVENTUDE URBANA E RURAL DO RS

Data: 08 a 10 de Julho de 2011

TERRITÓRIO DA 7a. FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MERCOSUL e 18a. FEICOOP

Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter Rua Heitor Campos, s/no. ao lado do Colégio Irmão José Otão e fundos do Santuário da Medianeira - Bairro Medianeira - Santa Maria - RS - Brasil

Acesse a programação completa em: http://www.esperancacooesperanca.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=95:programacao-18-feicoop&catid=39:noticias&Itemid=71

Fone: 55 3222 6152 (local dos Eventos)

Para contatos e Informações:

PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA - ARQUIDIOCESE DE SANTA MARIA - RS

Rua Silva Jardim, 1704 - CEP. 97010-490 - Santa Maria - RS - Brasil

Fone/Fax: 55 3219 4599 / 55 3222 8275 / 55 3223 0219

E-mail: [email protected]

Site: www.esperancacooesperanca.org.br

FEIRA DE SANTA MARIA: UMA EXPERIÊNCIA APRENDENTE E ENSINANTE

"O MAIOR EVENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA"

Santa Maria da Boca do Monte, Coração do Rio Grande do Sul - Brasil, bate mais forte e tem a imensa alegria de acolher estes grandes Eventos do Cooperativismo e da Economia Solidária do Brasil e dos Países do MERCOSUL e com as Redes de Economia Solidária em Articulação com a América Latina.

Desde 1994, realizam-se importantes eventos do Cooperativismo e da Economia Solidária, em Santa Maria, RS, a Capital da ECONOMIA SOLIDÁRIA como "O MAIOR EVENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA AMÉRICA LATINA" e agora com uma outra forte articulação da ECONOMIA SOLIDÁRIA dos Países do MERCOSUL e este ano nos 153 anos de Santa Maria e nos 18 anos de Feira de Santa Maria: Uma Experiência Aprendente e Ensinante.

É um grande espaço de articulação, debate, troca de idéias, experiências de Comercialização Direta dos Empreendimentos Solidários da Economia Solidária, da Agricultura Familiar, das Agroindústrias Familiares, dos Catadores/as, dos Povos Indígenas, dos Trabalhadores/as do Campo e da Cidade, na Metodologia Autogestionária, do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL e na construção de "UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL" e de "UMA OUTRA ECONOMIA QUE JÁ ACONTECE".

É, também, um grande espaço de articulação Nacional, Internacional e Autogestionário, onde o Trabalho e a Organização Solidária, através do FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e dos Fóruns Regionais da Economia Solidária, estão acima do capital, motivando assim a consciência de um Comércio Justo, Consumo Ético e Solidário, no fortalecimento da SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL. Estes Eventos fortalecem as práticas e convicções importantes, como a não comercialização de produtos com aditivos químicos, agrotóxicos, nenhum tipo de refrigerante ou cerveja industrializada, e nem o consumo de cigarros, motivando o consumo de produtos Naturais, Ecológicos como sucos, caldo de cana, água potável, alimentação sadia e natural, em favor da Qualidade de Vida e Saúde dos consumidores/as. A Feira tem uma linha Editorial que sintoniza com a proposta de um Novo Modelo Econômico Solidário e Sustentável para o Planeta Terra.

Há, também, um grande espaço da Biodiversidade, Agroindústria Familiar, espaços Culturais sintonizados com a proposta da Economia Solidária, da Reforma Agrária, do Trabalho dos Catadores/as, dos Quilombolas, dos Povos Indígenas, dos Movimentos de Luta, de Resistência e da integração da Economia Solidária e da Agricultura Familiar.

Nesta perspectiva se fortalecem as práticas de uma outra forma de Consumo e o Trabalho Solidário, também do uso dos bens naturais, como a Água, a Terra, a Semente e o Ar que são os grandes "PATRIMÔNIOS UNIVERSAIS DA HUMANIDADE".

Este espaço oportuniza e fortalece a construção de um NOVO MODELO de Desenvolvimento Solidário e Sustentável de um Novo Modelo de SOCIEDADE: ..Socialmente JUSTA,

* Economicamente VIÁVEL,

* Ambientalmente SADIA,

* Organizadamente SOLIDÁRIA e COOPERATIVADA,

* Politicamente Democrática, Fortalecendo a CULTURA da SOLIDARIEDADE e da PAZ, na certeza de que "UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL" e de "UMA OUTRA ECONOMIA QUE JÁ ACONTECE".

A PLATAFORMA DA FEIRA DE SANTA MARIA

A Feira de Santa Maria: Uma Experiência Aprendente e Ensinante, nasceu da experiência dos PACs (Projetos Alternativos Comunitários) juntamente com a Cáritas Brasileira - RS, na Diocese de Santa Maria através do Projeto Esperança/Cooesperança, setor vinculado ao Banco da Esperança/Cáritas Diocesana. No decorrer dos anos, a Feira foi se fortalecendo com a Economia Popular Solidária, que é a Prática dos PACs e nos últimos 18 anos na Economia Solidária, a caminho de Políticas Públicas e o fortalecimento de construção de modelo do Desenvolvimento Solidário e Sustentável, para "UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL" e de "Uma Outra Economia que Já Acontece".

A Feira de Santa Maria, desde os seus primórdios quando iniciou no dia 1o. de julho de 1994, ainda no século passado, teve a perspectiva de oportunizar espaços intensos de Formação, articulação, comercialização Direta e troca de experiência entre os Empreendimentos de Economia Solidária do campo e da cidade. Nos anos 1980, falar em Feira de Economia Solidária era algo impossível para muitos. O caráter da Feira, sempre foi de buscar apoio e interação das organizações, Movimentos Sociais, Pastorais Sociais e Poder Público e a autogestão dos Empreendimentos Solidários em sintonia com as Políticas Públicas.

O papel dos Empreendimentos de Economia Solidária (Urbanos e Rurais) foi de grande expressão e participação. A presença e participação em todos os momentos preparatórios e da realização da Feira, sempre foi muito significativo das Comissões.

A Feira de Santa Maria nasceu na idéia por volta dos anos de 1991 e na prática em 1994. Ela nasceu de uma grande crise do Projeto Esperança/Cooesperança, que na época já trabalhava com Feiras e com Comercialização Direta de Economia Solidária e Desenvolvimento Solidário e Sustentável, mas com inúmeras dificuldades, no seu modelo de gestão que buscava viabilidade.

Um dia, no gabinete do então Prefeito Municipal, houve uma reunião das lideranças do Projeto Esperança/Cooesperança e então o Prefeito perguntou: Porquê, o Projeto Esperança/Cooesperança está "murchando", ou então está em crise? A pergunta indignou os participantes que se colocaram na luta para conhecer experiências de Comercialização Diretas em muitos Estados do Sul. Não encontrando o que se sonhava, pois não havia experiência similar na época. Desde então, foi criado com o apoio da Prefeitura Municipal e da Diocese de Santa Maria o Feirão Colonial no Terminal de Comercialização Direta e o Feirão Temático na Praça Saldanha Marinho no centro de Santa Maria - RS, funcionam na Praça durante 21 anos.

Foram estas duas Feiras que deram incentivo, ânimo, coragem e Profecia para iniciar uma Feira maior, ou seja, a Feira Regional do Cooperativismo, no início com 27 Empreendimentos de 13 Municípios e em torno de 4 mil pessoas na 1a. Feira em 1994, dia em que iniciou o Plano Real do Brasil, motivo pelo qual alguns queriam cancelar a Feira neste dia, mas a equipe central ficou firme em realizá-la.

Para aquele início foi o máximo que poderia acontecer em Santa Maria, com esta temática. Não havia experiência similar. Houve Feiras livres, Feiras de Produtores individuais, mas não havia Feiras de trabalhadores/as organizados na Economia Solidária, e no Cooperativismo Autogestionário, nos moldes de Economia Solidária.

Agora, passaram-se 18 anos desde a 1a. edição da Feira do Cooperativismo e da 7a. EDIÇÃO DA FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MERCOSUL, podemos afirmar sem errar que esta é a maior experiência da Temática da América Latina. A grande pergunta é: para onde vai a Feira de Santa Maria? Quantas Feiras ela já inspirou no Brasil, no Mercosul e na América Latina? Muitas pessoas, Entidades, Empreendimentos Solidários e organizações vem buscar experiência e se inspirar na Feira de Santa Maria, RS, Brasil.

O Programa Nacional de Feiras e a Economia Solidária no Brasil, ou seja, o Programa Nacional de Comercialização Solidária caminham para a Política Pública, o que é muito urgente e precisa acontecer até o final deste Governo Brasileiro. Em janeiro de 2010, tivemos a alegria de realizar o 1o. Fórum e a 1a. Feira Mundial de Economia Solidária dentro dos 10 anos do FSM (Fórum Social Mundial) que aponta "Um Outro Mundo Possível".

Vida longa para a Feira de Santa Maria: Uma Experiência Aprendente e Ensinante. É uma luta que vale a pena!

Podemos afirmar que a Feira de Santa Maria: É Uma Experiência Aprendente e Ensinante.

A FEIRA DE SANTA MARIA: "UMA EXPERIÊNCIA APRENDENTE E ENSINANTE"

A FEIRA DE SANTA MARIA, faz parte do Programa e Calendário Nacional de Feiras. As Feiras em Rede, são coordenadas pela SENAES/MTE, IMS (Instituto Marista Solidariedade), FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária), bem como os Fóruns Estaduais e Regionais. As Feiras são grandes e significativos espaços, para dar visibilidade a Economia Solidária e as Políticas Públicas do Brasil.

A FEIRA DE SANTA MARIA é um grande braço do FSM (Fórum Social Mundial) e é organizada por um grande Mutirão, através das Comissões de trabalho. A organização da Feira é uma grande Escola de participação, comprometimento, Democracia e Autogestão.

Juntamente com a Feira acontecem inúmeras Conferências, Seminários, Oficinas, Debates, Caminhada pela Paz, Momentos Culturais, Shows, e muitas atividades, onde as pessoas se tornam sujeitos participativos e os Empreendimentos Solidários, colocam a disposição dos Consumidores/as uma grande variedade de produtos produzidos pela Economia Solidária.

Durante a Feira, acontecem as práticas do Comércio Justo e do Consumo Ético e Solidário. Na Feira não há consumo de cigarros. A água não é comercializada, pois a Água é um Bem Universal. Os produtos deverão ser de procedência Ecológica. A linha Editorial da Feira, tem plena sintonia com a proposta. É um Evento que vale a pena e se fortalece a cada ano.

ECONOMIA SOLIDÁRIA: OUTRA ECONOMIA ACONTECE! A FEIRA DE SANTA MARIA É UMA EXPERIÊNCIA APRENDENTE E ENSINANTE, que fortalece os processos participativos, organizativos, autogestionários e transformadores. Esta proposta forma sujeitos e cidadãos/as no exercício da Cidadania e Inclusão Social. A Feira de Santa Maria segue a metodologia do FSM (Fórum Social Mundial) que em 2010 completou 10 anos.

Os Eventos Internacionais de julho de 2011: · 7a. FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MERCOSUL

· 18a. FEICOOP - FEIRA ESTADUAL DO COOPERATIVISMO

· 10a. FEIRA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

· 11a. MOSTRA DA BIODIVERSIDADE e FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR

· 7o. SEMINÁRIO LATINO AMERICANO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

· 7a. CAMINHADA ECUMÊNICA E INTERNACIONAL PELA PAZ

· 7o. LEVANTE DA JUVENTUDE DO RS

LOCAL: Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter

Rua Heitor Campos, s/no. - Bairro Medianeira - SANTA MARIA - RS - BRASIL

DATA: 08, 09 e 10 de Julho de 2011

► A Abertura Oficial da Feira será dia 08 de julho de 2011 às 16 horas.

Boas Vindas à Santa Maria, da Boca do Monte e do Coração do Rio Grande do Sul - Brasil.

PARA CONTATOS:

PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA - ARQUIDIOCESE DE SANTA MARIA

Rua Silva Jardim, 1704 - 97.010-490 - Santa Maria - RS - BRASIL

Fone/Fax: 55 3219-4599 - 55 3223-0219 / 55 3222 8275

E-mail: [email protected]

Site: www.esperancacooesperanca.org.br / www.diocesesantamaria.org.br

A Comissão Organizadora dos Eventos - 2011

PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS - 2011

Ø DIA 04 DE JULHO DE 2011 - SEGUNDA-FEIRA

- Chegada da Caravana de 50 pessoas do Rio de Janeiro - RJ

Ø DIA 05 DE JULHO DE 2011 - TERÇA-FEIRA

- 9h - Acolhida da Caravana do Rio de Janeiro - RJ

- 15h - Tribuna Livre na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria - RS

- 17h - Visita ao Centro de Economia Solidária - Serafim Valandro, 1016 - Santa Maria - RS e a Loja Produção e Arte Esperança.

Ø DIAS 06 e 07 DE JULHO DE 2011

- Reunião da Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária - FBES

Coordenação: Coordenação Executiva do FBES

Local: Instituto São José - Santa Maria - RS - Brasil

Ø DIAS 06, 07 e 08 DE JULHO DE 2011

- Seminário Interestadual: Formação com os Agentes da Grande Região Sul do Brasil

Local - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Tema: "Redes Solidárias para a Transformação Social"

Coordenação: AVESOL e o Brasil Local

Local: Cerrito - Santa Maria - RS - Brasil

Ø DIAS 07 e 08 DE JULHO DE 2011

- Seminário Nacional de Economia Solidária e Economia Feminista

Coordenação: Guayí - Núcleo Feminista de Economia Solidária do Brasil, Brasil Local, SENAES/MTE

Local: Centro Mariano - Av. Nossa Senhora das Dores, no. 880 - Santa Maria - RS

Ø DE 07 a 09 DE JULHO DE 2011

- I Encontro Nacional de Pontos Fixos de Comercialização Solidária

Tema: Pontos Fixos de Comercialização Solidária do Brasil e as Políticas Públicas (+/- 80 Pontos Fixos)

Coordenação: IMS, FBES e SENAES/MTE

Local: Cerrito - Santa Maria - RS - Brasil

Ø DIA 08 DE JULHO DE 2011

- Mesa Redonda: Situación de la Economía Solidaria en el MERCOSUR

Tema: Avances, Dificultades y Perspectivas del Desarrollo de la Economía Solidaria en los Paises del MERCOSUR desde un Enfoque de Integración Regional.

Coordenação: Hair Fonseca (CNES Uruguay), Eduardo Letelier (ECOSOL Chile), Beatriz Pavón (ECOSOL Paraguay), Rosana Pontes (FBES Brasil) y Laura Fiorotto (ENESS, Argentina)

Horário: 9h às 12h

Local: Lonão: América Latina - Josué de Castro - Segurança Alimentar - Parque da Medianeira - Santa Maria - RS - Brasil

Ø DE 08 a 10 DE JULHO DE 2011

- Seminário Nacional de Empreendedorismo da Rede Selo Quilombola do Brasil

Tema: Etnodesenvolvimento e Economia Solidária e o Processo de Fortalecimento das Cadeias Produtivas em Comunidades Quilombolas do Brasil.

Coordenação: SEPIR - Governo Federal - Brasília - DF

Horário: 8h às 19h

Local: Lonão: África - Quilombolas - ZUMBI -Parque da Medianeira - Santa Maria - RS

Ø DE 08 a 10 DE JULHO DE 2011

- Pesquisa do PAFES (Programa Nacional de Avaliação das Feiras de Economia Solidária) e outras Pesquisas das Universidades presentes na Feira.

Coordenação: IMS/Brasília - DF, UNIFRA/Santa Maria - RS, Projeto Esperança/- Cooesperança e FEMA/Santa Rosa- RS

Ø DE 08 A 10 DE JULHO DE 2011

- Pesquisa: Perfil dos Empreendimentos de Economia Solidária do Brasil e da América Latina

Coordenação: Curso de Engenharia de Produção - Pró-Reitoria da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

Ø DE 08 A 10 DE JULHO DE 2011

- Oficina: Ponto Russo e Alto Relevo

Coordenação: Nelson Manuel Martinez Jardin

Horário: das 9h às 11h e à tarde das 14h às 17h

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "A" - Sala no. 01

Ø DE 08 A 10 DE JULHO DE 2011

- 7o. LEVANTE DA JUVENTUDE - Acampamento Nacional da Juventude

Participantes: +/- 500 Jovens Rurais e Urbanos do RS e outros Estados Brasileiros

Horário: 7h às 23h

Local: Espaço: Che Guevara - Ginásio Colégio Irmão José Otão - Rua Heitor Campos, sno. - Santa Maria - RS - Brasil (ao lado da Feira).

Ø DIA 08 DE JULHO DE 2011 - SEXTA-FEIRA

- 6h - Chegada dos Jovens do 7o. Levante da Juventude Rural e Urbana do RS.

- 6h30min - Início da Chegada dos Empreendimentos Solidários dos diversos recantos do Brasil, da América Latina e de outros Continentes.

- 7h às 12h - Credenciamento e acolhida dos Grupos Expositores, organização dos Stands e acolhida das Caravanas da América Latina.

- 8h - Organização das Comissões do 7o. LEVANTE DA JUVENTUDE - Juventude Rural e Urbana do RS.

Local: Espaço: Che Guevara - Ginásio do Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS - Brasil.

- 8h às 20h - 11a. MOSTRA PERMANENTE DA BIODIVERSIDADE E FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR e Exposição de Materiais Gráficos e troca de Sementes Crioulas

Data: 08 à 10 de julho de 2011

Local: Local da Feira (Corredor de Entrada)

- 9h às 12h - Audiência Pública: A Agroindústria Familiar no RS - Discutindo o PL 66/2011 e troca de Experiências.

Audiência Pública sobre a Simplificação das Agroindústrias Familiares do RS.

Tema: Discussão do Projeto de Lei 66/2011 que beneficia as Agroindústrias Familiares

Promoção: Assembléia Legislativa - RS - Porto Alegre - RS

Coordenação: Deputado Estadual Edegar Pretto e outras assessorias de Deputados da Assembléia Legislativa - RS

Local: Lonão: América Latina - Segurança Alimentar - Josué de Castro - Parque da Medianeira - Santa Maria - RS

- 9h às 12h30min - Encontro de Educadoras/es da Economia Solidária

Tema: Educação e Economia Solidária

Coordenação: Equipe CFESs (Centro de Referência de Economia Solidária) e FBES, IMS e Cáritas Brasileira

Local: Auditório do Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS - Brasil

- 11h - Abertura do 7o. Levante da Juventude Rural e Urbana do RS no Ginásio do Colégio

Irmão José Otão - Santa Maria - RS.

Local: Espaço Che Guevara - Ginásio do Colégio Irmão José Otão

- 12h - Intervalo para o Lanche - Praça da Alimentação da Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar - Território da Segurança Alimentar e Sustentável.

- 12h30min - Programa Pampa Meio-dia - Antônio Gringo e Regina Delagerisi

Local: TV Pampa - Santa Maria - RS - Brasil

- 13h - Grupo: Banda BLACK SUL

Coordenação: Paulo Roberto Evangelho - UNISINOS - São Leopoldo - RS

Local: Palco da Feira

- 13h às 21h - Início da Comercialização Solidária nos Stands - Local da Feira em todos os espaços do Território da Feira.

- 13h30min - Oficina de Alongamento em frente ao Santuário Basílica da Medianeira

Coordenação: Programa de Esporte e Lazer (PELC - UFSM) em preparação Caminhada pela PAZ.

- 14h - Reunião Conjunta Regional do Núcleo Técnico e Núcleo Diretivo do Território da Cidadania - Região Central - RS

Tema: Planejamento das próximas Ações do Território da Cidadania

Coordenação: Articulador Regional do Território da Cidadania - Cláudio Cunha

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "A" - Sala no. 02

- 14h - Ato Internacional e Ecumênico pela PAZ e Justiça Social

Início da 7a. Caminhada Internacional e Ecumênica pela PAZ e Justiça Social.

Saída da frente da Basílica Nossa Senhora da Medianeira e até o local da Feira.

Coordenação: Comissão da 7a. Caminhada pela PAZ e 7o. Levante da Juventude, MOBREC, Pastoral da Ecologia, Projeto Esperança/Cooesperança, 8a. CRE (Coordenadoria Regional de Educação), os Movimentos Sociais e Artistas da Luta da Caminhada, Escolas e Pastorais Sociais.

Acolhida e apoio: Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira

- 14h30min às 16h - Programa Paralelo 860 - Renato Oliveira - Rádio Guarathan - Local da Feira

- 15h15min - Grupo: Black's Dança de Rua - Esperança - BRDE

Coordenação: Natália Darc da Cunha Vargas - Uberlândia - MG

Local: Palco da Feira

- 15h45min - Mística Interativa em preparação da Abertura Oficial da Feira

Coordenação: 7o. LEVANTE DA JUVENTUDE, MOBREC, Projeto Esperança/Cooesperança e Movimentos e Pastorais Sociais.

Local: Palco Central da Feira

- 16h - ABERTURA OFICIAL DA FEIRA DE 2011

- Acolhida dos Participantes

- Bênção de Abertura dos Eventos Internacionais (Dom Hélio Adelar Rubert) - Texto Bíblico inspirado "A Partilha das Sementes".

- Bênção e Partilha de um Pão Gigante como Símbolo da Erradicação da Pobreza Extrema no Brasil e o fortalecimento da Economia Solidária no Brasil e no Mundo.

- Pronunciamentos de Representantes do Brasil, da América Latina e de outros Continentes.

- Pronunciamentos dos Patrocinadores e Autoridades presentes

- Apresentação do Grupo: Poetas do Templo - Oferenda Poética com coordenação: Reginaldo Figueiredo - Fortaleza - Ceará.

- Homenagem aos 50 anos de Cáritas Brasileira Regional - RS - Brasil

- Homenagem da 7a. Feira de Economia Solidária do Mercosul pela Instalação da Arquidiocese de Santa Maria/RS - Brasil.

- Homenagem da 7a. Feira de Economia Solidária do Mercosul pelos 8 anos da SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária) - MTE.

- Entrega Solene do Projeto de Lei de Política Nacional de Economia Solidária para a Comissão de Legislação Participativa (CLP) e Divulgação da Chamada Pública de Organizações para Apoio ao Encaminhamento do PL (Projeto de Lei) de Iniciativa Popular de Política Nacional de Economia Solidária.

Animação: Antonio Gringo e Regina Delagerisi

Coordenação: Comissão Mista do Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria e da Prefeitura Municipal de Santa Maria, RS - Cerimonial.

Local: Palco da Feira

- 16h - Transmissão de abertura da Feira - Rádio Guarathan - Dinarte Lopes - Local da Feira

- 16h30min às 19h - Programa Galpão do Pampa - Rádio Santamariense

Apresentador: Valdir Oliveira - Local: Espaço da Feira

- 18h30min - Dança das Boleadeiras (imperdível)

Animação: San Bertazzo - Artista e Animador da Caminhada do Povo

Local: Palco da Feira

- 20h30min às 23h - Hora "H" Notícias - Rádio Guarathan - Dinarte Lopes - Local da Feira

Ø DIA 09 DE JULHO DE 2011 - SÁBADO

- Linha Turismo Santa Maria - Ônibus Turístico - Quer conhecer a cidade de Santa Maria?

Horário: - Manhã: 9h saída da Feira

- Tarde: 15h saída do Centro

Coordenação e Inscrição: Secretaria Municipal de Turismo - Gabinete do PrefeitoMunicipal na Feira

Valor: - R$ 10,00 - adultos

- R$ 5,00 - Crianças e idosos (maiores de 60 anos).

Ø DIA 09 DE JULHO DE 2011 - SÁBADO

- 7h - Alvorada Festiva

- 7h - Momento de Mística, Integração e Acolhida entre os participantes (Palco da Feira)

- 7h - Início da Comercialização Solidária e integração com os Empreendimentos Solidários Rurais e Urbanos, Visitantes e os Consumidores/a no local da Feira.

- 8h - Grupo: Poetas do Templo - Oferenda Poética

Coordenação: Reginaldo Figueiredo - Fortaleza - Ceará

Local: Palco da Feira

- 8h às 12h - Atendimento Biomagnetismo e Massagem Terapêutica (trabalha c/ ímãs)

Coordenação: Maria Ximena Pacheco (Chile) do Grupo Arte da Inclusão

Local: Prédio no. 04 - Junto ao Espaço da Massagem - Local da Feira

- 8h às 12h - Programa do Nórton Cézar - Rádio Medianeira - Local da Feira

- Entrevistas na Imprensa ao vivo no local da Feira

- 8h30min - Apresentação Abagualado (Jaiminho)

Coordenação: Jaime Papalia

Local: Palco da Feira

- 8h30min - Filme: Mãe Terra - O que deixaremos para seus Filhos?

Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)

Local: Sala de Vídeos - Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS

- 9h - Grupo: Banda BLACK SUL

Coordenação: Paulo Roberto Evangelho - UNISINOS - São Leopoldo - RS

Local: Palco da Feira

- 9h - Oficina Arte e Cultura na Visão Indígena

Tema: Visão ancestral e contemporânea da arte e cultura, relação do homem com a natureza e organização da essência humana. Nesta oficina será trabalhado com ervas nativas, flautas mágicas e danças rituais de celebração a vida. Tudo isso com inspiração nas poderosas tradições nativas do Nordeste Brasileiro. Se for possível o local desta oficina deve ser propício para acender uma fogueira.

Coordenação: Thaty Kiriri (Ufba) / Wakay Funiô / Kariri Xocó (Xamã da Aldeia Táfene) - Salvador - Bahia

Local: Lonão: Ásia - Povos Indígenas - Sepé Tiarajú- Parque da Medianeira - Santa Maria - RS

- 9h às 12h - Seminário: Sustentabilidade em Empreendimentos Econômicos Solidários

- Proposta de um Quadro Analítico

Tema: Sustentabilidade em Empreendimentos Econômicos Solidários

Coordenação: Tatiana Reis

Local: Lonão: Oceania - Políticas Públicas - Irmã Doroty- Parque da Medianeira

- 9h - Seminário: Diálogo do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária no RS

Tema: Ações do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária - SESAMPE - RS

Coordenação: Nelsa Nespolo e Maribel Kauffmann

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "B" - Sala no. 05

- 9h às 10h - Oficina de Ginástica Aeróbica

Coordenação: Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC - UFSM)

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "B" - Sala no. 06

- 9h às 11h - Oficina do Bebê Abayomi - Bonecas Negras (Inculturação)

Coordenação: Lena Martins - Rio de Janeiro - RJ.

Local: Lonão: - Mercosul Solidário - Bonecas Negras -Tereza de Calcutá

Parque da Medianeira - Santa Maria - RS.

- 9h. às 12h - Seminário Nacional de Reforma Urbana, Cooperativismo e Economia Solidária.

Coordenação: MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia)

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "B" - Sala no. 08

- 9h às 12h - Seminário Nacional: Bases de Serviços e Comercialização - 25 Experiências de Comercialização Solidária do Brasil

Tema: Comercialização Solidária, Comércio Justo e Consumo Ético

Coordenação: Luiz Fernando Tividini de Oliveira - SDT/MDA e Mônica Araújo - ASSOCENE - Governo Federal

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "C" - Sala no. 09

- 9h às 17h - Seminário Estadual: Nas Trilhas da Educação - Educação Profissional e Economia Popular e Solidária

Coordenação: Setor Pedagógico da 8a. CRE (Coordenadoria Regional de Educação - Região Central - RS)

Local: Lonão: Europa - Educação/Economia Solidária - Paulo Freire - Parque da Medianeira

- 9h às 17h - 2o. Seminário Estadual dos Ex-alunos e Alunos da Escola Cristã de Educação Política do Interdiocesano Centro - ECEP

Seminário Estadual: Políticas Públicas e Conselhos Políticos e Populares

Tema: Fundamentos Éticos-Teológicos na Política

Coordenação: Equipe da ECEP das Dioceses do Interdiocesano Centro: Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Uruguaiana, CPT/RS e CEBI ( Milton Gherardt, Rosa Ghidolin e Terezinha Ruzzarin

Local: Lonão: Oceania - Políticas Públicas - Irmã Doroty - Parque da Medianeira - Santa Maria - RS

- 9h às 17h - Seminário Internacional de Soberania e Segurança Alimentar e Sementes Crioulas

Tema: Soberania e Segurança Alimentar e Sementes Crioulas

Coordenação: Altair Pozzebon, Maurício Queiroz, Oldi Helena Jantsch, Regina Miranda. Pessoas e Entidades de Assessoria: Prof. Rubens Nodari - UFSC; Regina Miranda - CONSEA/RS; José Martin - CLOC México; Ivar Pavan - SDRPC; Lino de David - Emater/RS; Heitel Maicá - Bionatur: Cáritas Brasileira - RS, Projeto Esperança/Cooesperança e GATS/UFSM.

Local: Lonão: América Latina - Segurança Alimentar - Josué de Castro - Parque da Medianeira

Objetivos: Debater e analisar a atual conjuntura sobre o marco regulatório das Sementes Crioulas; a monopolização da produção de sementes no Brasil e no mundo; a contaminação das sementes crioulas pelos transgênicos e o direito dos agricultores de produzirem suas próprias sementes com Políticas Públicas de apoio por parte dos governos. O seminário também objetiva a partilha de experiências de organização e resistência popular em torno dos bancos e casas de sementes crioulas no Brasil e na América Latina.

O Seminário conta com a seguinte programação:

· 9hs - Acolhida e Celebração de abertura

· 9h30min. - Painel 1: Os Transgênicos e os riscos à produção de alimentos no mundo. Painelistas: Professor Rubens Nodari da Universidade Federal de Santa Catarina e um representante da Confederação Latinoamericana de Organizações Campesinas - CLOC do México.

· 10h30 - Painel 2: Marco legal e o direito dos Agricultores Familiares de produzirem suas próprias sementes na perspectiva da Soberania Alimentar dos povos. Painelistas: Heitel Maicá da Bionatur/Via Campesina e Regina Miranda do Conselho Nacional de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável.

· 11h15min. - Painel 3: Políticas Públicas de produção e Abastecimento de Alimentos no Rio Grande do Sul. Painelistas: Ivar Pavan - Secretário de Desenvolvimento Agrário e Cooperativismo do RS e Lino de David - Presidente da EMATER/RS.

· 12hs - Almoço na Feira

· 13h30min. - Oficina: Partilha de experiências de organização popular em torno de Bancos e Casas de Sementes Crioulas.

· 15h30min. - Dinâmica de elaboração de Documento/síntese dos debates e proposições.

· 16h30min - Encaminhamentos, avaliação e sistematização do Seminário.

· 17hs - Encerramento das atividades.

- 9h às 18h - 7o. Seminário Latino Americano de Economia Solidária

Tema: Educação e Economia Solidária

Coordenação: FBES - RIPESS LA - EMS - CFESs - Brasil Local, IMS e Cáritas Brasileira.

Local: Auditório do Colégio Irmão José Otão - ao lado da Feira.

- 9h30min - Filme: Cada um com seu cada qual.

Sinopse: Camila, uma menina de 8 anos, vê uma caixa de papelão cair de um "burro sem rabo" e tenta devolvê-la a seu dono - um catador de papel. O homem lhe dá de presente a velha caixa. Ao chegar em casa, Camila encontra uma câmera na caixa - e então começa sua aventura.

Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)

Local: Sala de Vídeos - Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS

- 10h - Apresentação do Espetáculo Musicircus - Teatro de Marionetes

Coordenação: Catin Nardi da Cia Navegantes de Minas Gerais e IMS (Instituto Marista de Solidariedade).

Local: Palco da Feira

- 10h - Oficina de Blog: Divulgue seu Produto

Coordenação: Setor Pedagógico da 8a. CRE (Coordenadoria Regional de Educação)

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "C" - Sala no. 10

- 10h30min. - Show Latino Americano dos Artistas da Luta e Caminhada

Coordenação: Antonio Gringo e o Grupo "Os Quatro Ventos"

Lançamento do CD: Nossa Terra - Nossa Gente de Antonio Gringo

Local: Palco da Feira

- 10h - Programa de Rádio "Fale com o Prefeito"

Fale com o Prefeito Municipal de Santa Maria, Cézar Schirmer com a Rede das

Emissoras das Rádios: Santamariense, Imembuí, Guarathan e Medianeira.

Local: Gabinete do Prefeito no local da Feira

- 11h às 12h50min - Programa "A Cidade" de Waldemar Roveda - Rádio Imembuí

Local: Espaço da Imprensa - Local da Feira

- 11h às 13h - Show de Bandas - Rádio Guarathan - Locutor Dinarte Lopes - Local da Feira

- 11h30min - Apresentação do Espetáculo Musicircus - Teatro de Marionetes

Coordenação: Catin Nardi da Cia Navegantes de Minas Gerais e IMS (Instituto Marista de Solidariedade).

Local: Palco da Feira

- 11h30min - Início do ALMOÇO (Colégio Irmão José Otão) - Hall de entrada.

- 11h45min - Filme: Meus amigos chineses

Sinopse:Apaixonado por futebol e por sua coleção de selos, um menino observa o escaninho de correspondência de seus vizinhos, cheio de envelopes com selos de várias partes do mundo. Um dia ele toma coragem e bate à porta dos destinatários da correspondência: dois chineses. Além de ganhar um punhado de selos, ele se torna amigo dos dois, até que o edifício é cercado pela polícia. Baseado em fatos reais ocorridos durante o período do golpe militar de 1964.

Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)

Local: Sala de Vídeos - Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS

- 13h às 17h - Atendimento Biomagnetismo e Massagem Terapêutica (trabalha c/ imãs)

Coordenação: Maria Ximena Pacheco (Chile) do Grupo Arte da Inclusão

Local: Prédio no. 04 - Junto ao Espaço da Massagem - Local da Feira

- 13h30min - Filme: Economia Solidária: Outra Economia Acontece

Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)

Local: Sala de Vídeos - Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS

- 13h30min - Concerto do Grupo Câmera - Instrumentos: Flauta Doce e Transversa, Violão e Violoncelo; Percussão e Canto

Coordenação: Nelsi Reichert, Iara Jacks e Raul Nunes (Banco da Esperança e UFSM).

Local: Palco da Feira

- 14h às 17h - Oficina: Economia Solidária na Prevenção da Violência no RS

Tema: Economia Solidária como Estratégia de Prevenção à violência

Coordenação: Guayí - Luiz Antonio Brenner Guimarães

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "C" - Sala no. 10

- 14h - Oficina: Nas Trilhas da Educação: Io. Encontro de Blogueiros de Escolas Públicas Estaduais - RS.

Coordenação: Setor Pedagógico da 8a. CRE (Coordenadoria Regional de Educação)

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "B" - Sala no. 08

- 14h - Seminário: Políticas Públicas de Economia Solidária no Âmbito Estadual - a Experiência do Programa Bahia Solidária

Tema: Política Pública de Economia Solidária

Coordenação: Tatiana Reis - Bahia

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "A" - Sala no. 05

- 14h - Seminário Nacional da Rede de Educação Cidadã - RECID

Tema: Educação Popular e Erradicação da Pobreza Extrema no Brasil

Coordenação: Educadores Populares da Rede de Educação Cidadã - RECID

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "A" - Sala no. 04

- 14h - Lançamento do 21o. Seminário Interestadual de Alternativas à Cultura do Fumo

Local: Palco da Feira

Coordenação: Interdiocesano Centro de Cáritas (Dioceses de Cachoeira do Sul, Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul e Arquidiocese de Santa Maria - RS), Cáritas - RS, CPT/RS e a Paróquia de Cortado - RS.

- 14h15min - Apresentação do Projeto Catando Cidadania (Coral dos Catadores de Santa Maria - RS)

Local: Palco da Feira

- 14h às 16h - Oficina do Bebê Abayomi - Bonecas Negras (Inculturação)

Coordenação: Lena Martins - Rio de Janeiro - RJ.

Local: Lonão: Mercosul Solidário - Bonecas Negras - Tereza de Calcutá - Parque da Medianeira - Santa Maria - RS.

- 14h30min - Apresentação do Espetáculo Musicircus - Teatro de Marionetes

Coordenação: Catin Nardi da Cia Navegantes de Minas Gerais e IMS (Instituto Marista de Solidariedade).

Local: Palco da Feira

- 15h - Oficina: Nas trilhas da Educação: Io. Encontro Solidário de Rádios-escolas e Rádios Comunitárias da Região Central - RS.

Coordenação: Maria Fátima Vieira Marques e Luciane Moura (Assessoria de Comunicação Social da 8a. CRE)

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "B" - Sala no. 06

- 15h às 17h - Encontro do Projeto e Coral Catando Cidadania com a Regina Delagirisi e o Projeto Esperança/Cooesperança.

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "A" - Sala no. 02

- 15h - Grupo de Teatro da Escola Marista Santa Marta - Apresentação Teatral

Responsável: Augusto Russini - Escola Marista - Santa Maria - RS

Local: Palco da Feira

- 15h20 - Banda - Escola Marista Santa Marta - Música

Responsável: Augusto Russini - Escola Marista - Santa Maria - RS

Local: Palco da Feira

- 15h30min - Filme: O homem que bota ovo.

Sinopse: O sapateiro Bonifácio e sua mulher, Suely, moram em uma cidadezinha do interior mineiro. Bonifácio adora a esposa e confia nela totalmente. Um dia, porém, ele encontra um amigo que lhe assegura que mulheres não conseguem guardar segredos. Bonifácio acha isso um desaforo, mas acaba aceitando a sugestão do amigo: contar um segredo para a esposa e esperar para ver...

Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)

Local: Sala de Vídeos - Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS

- 15h40min - Coral Vidas em Canto - Escola Marista Santa Marta - Música

Responsável: Augusto Russini - Local: Palco da Feira

- 16h - Grupo: Dança Omodudu - Dança Afro - Coreografia "Onílè: o Òrisã que se veste da Terra"

Coordenação: Maria Cristina Andrade Florentino - Uberlândia - MG

Local: Palco da Feira

- 16h - Oficina de Blog: Divulgue seu produto em Rede Solidária

Coordenação: Setor Pedagógico da 8a. CRE

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "B" - Sala no. 08

- 16h30min - Oficina DANÇAS DE SALÃO E CULTURA GAÚCHA

Promoção: Núcleo PAR Medianeira do Programa Esporte e Lazer da Cidade da Universidade Federal de Santa Maria

Ministrantes: Daniele Kopp e Andressa Ferreira da Silva

Coordenadora do Núcleo: Simone Neiva Milbradt

Local: Palco da Feira

- 16h às 17h - Oficina de Ginástica Aeróbica

Coordenação: Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC - UFSM)

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "A" - Sala no. 03

- 17h - Apresentação do Espetáculo Musicircus - Teatro de Marionetes

Coordenação: Catin Nardi da Cia Navegantes de Minas Gerais e IMS (Instituto Marista de Solidariedade).

Local: Palco da Feira

- 17h - Encontro de Integração do Mercosul Missão de Integração, Turística, Social, Cultural e Economia Solidária do Mercosul.

Local: Gabinete do Prefeito Municipal - Local da Feira

- 17h30min - Grupo: Rodrigo Cidade e Seus Comparsas - Musical

Coordenação: Rodrigo Cidade - Tupanciretã - RS

Local: Palco da Feira

- 18h - Mágico Mister Tharles (Mágicas Diversas).

Local: Palco da Feira

- 18h30min - Filme: Netto e o Domador de cavalos

Sinopse: No início da Guerra dos Farrapos, o general Antonio de Souza Netto descobre que um antigo parceiro, Índio Torres, está preso. Para libertá-lo, envolve-se com escravos rebelados. Entre eles, o Negrinho, o melhor ginete da fronteira...

Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)

Local: Sala de Vídeos - Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS

- 19h - Seminário Latino Americano da Cáritas

Coordenação: Cáritas Brasileira - RS

Local: Auditório do Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS

- 19h - Ato de Fundação da Cooperativa Habitacional

Coordenação: MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia)

Local: Palco da Feira

- 20h - Apresentação do Espetáculo Musicircus - Teatro de Marionetes

Coordenação: Catin Nardi da Cia Navegantes de Minas Gerais e IMS (Instituto Marista de Solidariedade).

Local: Palco da Feira - 20h - Lançamento de uma Série de Vídeos da Comercialização Solidária: A Cidade Solidária Coordenação: IMS - Instituto Marista de Solidariedade Local: Sala de Imprensa - Fundos do Prédio no. 01 - Local da Feira

Ø DIAS 09 e 10 DE JULHO DE 2011 - SÁBADO E DOMINGO - Ampliada Estadual das CEBs (Comunidades Eclesiais de Bases) Coordenação: Coordenação Estadual da Ampliada de CEBs/RS Local: Capela Nossa Senhora da Medianeira - Bairro Medianeira - Santa Maria - RS

Ø DIA 10 DE JULHO DE 2011 - DOMINGO - Linha Turismo Santa Maria - Ônibus Turístico - Quer conhecer a cidade de Santa Maria? Horário: - Manhã: 10h saída do Centro - Tarde: 15h saída da Feira Coordenação e Inscrição: Secretaria Municipal de Turismo - Gabinete do Prefeito Municipal na Feira Valor: - R$ 10,00 - adultos - R$ 5,00 - Crianças e idosos (maiores de 60 anos).

Ø DIA 10 DE JULHO DE 2011 - DOMINGO - 7h - Alvorada Festiva - 7h30min - Espaço de Mística e acolhida dos participantes - 7h30min - Início da Comercialização Solidária e Integração com os Empreendimento Solidários e os Consumidores/as e visitantes

- 7h45min às 8h30min - Programa "A Igreja a Caminho" da Rádio Medianeira AM - PadreSilvio Weber - Estúdio da Rádio Medianeira - Santa Maria - RS.

- 8h - Grupo: Poetas do Templo - Oferenda Poética

Coordenação: Reginaldo Figueiredo - Fortaleza - Ceará

Local: Palco da Feira

- 8h às 12h - Atendimento Biomagnetismo e Massagem Terapêutica (trabalha c/ imãs)

Coordenação: Maria Ximena Pacheco (Chile) do Grupo Arte da Inclusão

Local: Prédio no. 04 - Junto ao Espaço da Massagem - Local da Feira

- 8h às 13h - Programa ao Vivo - Nórton Cezar - Rádio Medianeira - Santa Maria - RS.

Local: Território da Feira

- 8h30min - Filme: Comércio Justo e Solidário: MOA

Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)

Local: Sala de Vídeos - Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS

- 8h30min - Grupo Musical de Violão e Canto

Coordenador: Professor Antônio Campagnolo e seu grupo de Artistas de Violão e Música

Local: Palco da Feira

- 9h - Oficina de Produção Coletiva da Carta de Santa Maria

Coordenação: FBES, Espacio Mercosur Solidário, Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária, Centro Nacional de Formação em Economia Solidária, Brasil Local Articulação Nacional.

Local: Sala de Informática do Colégio Irmão José Otão - ao lado da Feira

- 9h - Espaço: Mercosul Solidário

Coordenação: Mercosul Solidário

Local: Auditório do Colégio Irmão José Otão

- 9h - Nas Trilhas da Educação - Io. Encontro Solidário de Bandas Estudantis da 8a. CRE

Coordenação: Setor Pedagógico da 8a. CRE - Região Central - RS.

Local: Lonão Europa - Paulo Freire - Parque da Medianeira

- 9h - Taller de Planificación Estratégica 2011-2014 del Espacio MERCOSUR Solidario

Tema: Validación de visión, valores, misión y objetivos estratégicos del Espacio MERCOSUR Solidario para el período y acuerdo sobre organización interna.

Coordenação: Hair Fonseca (CNES Uruguay), Eduardo Letelier (ECOSOL Chile), Beatriz Pavón (ECOSOL Paraguay), Rosana Pontes (FBES Brasil) y Laura Fiorotto (ENESS, Argentina)

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "B" - Sala no. 08

- 9h - Oficina Sons da Natureza

Tema: Construção de instrumentos musicais para religar com a natureza.

Os participantes não precisam ter conhecimento formal de música. Construiremos 24 Instrumentos musicais primitivos com bambus, conchas, sementes, dentes, pedras, fibras, madeiras, osso, etc. Com eles vamos tocar músicas e preces ancestrais imitando sons da natureza e alcançando o natural poder de cura dos sons. Ao final haverá apresentação de concerto participativo tribal com a orquestra formada por todos os participantes da oficina. Solicitamos que inscrevam pessoas que precisam muito de momentos de felicidade: Povos Indígenas, Idosos, Portadores de Deficiências, Sem Terra, Sem Teto e Catadores/as, Quilombolas, Povo de Rua, etc.

Coordenação: Irma Guarani e Thaty Kiriri

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "A" - Sala no. 04

- 9h às 12h - Oficina da Cooperativa Habitacional - COOBRÁS

Coordenação: COOBRÁS - Chapecó - SC e São Paulo - SP

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "A" - Sala no. 03

- 9h às 11h - Oficina do Bebê Abayomi - Bonecas Negras (Inculturação das Etnias)

Coordenação: Lena Martins - Rio de Janeiro - RJ.

Local: Lonão: Mercosul Solidário - Bonecas Negras - Tereza de Calcutá - Parque da Medianeira - Santa Maria - RS.

- 9h às 12h - Oficina: "Mobilização para a coleta de assinaturas pelo Projeto de Lei da Iniciativa Popular pela Política Nacional de Economia Solidária"

Coordenação: Executiva do FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária)

Local: Durante a Feira

- 9h30min - Grupo: Banda BLACK SUL

Coordenação: Paulo Roberto Evangelho - UNISINOS - São Leopoldo - RS

Local: Palco da Feira

- 9h30min - Filme: O Sapo

Sinopse: Para se aproximar da garota de seus sonhos, o pequeno Lucas terá de viver um papel muito curioso.

Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)

Local: Sala de Vídeos - Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS

- 9h30min - Oficina de Comunicação

Tema: A Importância da Comunicação para a Agricultura Familiar

Coordenação: Clarissa Schawrtz - Doutoranda em Extensão Rural - UFSM, Cláudia Souto - Professora do Curso de Comunicação Social - UFSM e Dra. Ada Cristina Machado da Silveira - Orientadora da Pesquisa - UFSM - Santa Maria - RS.

Local: Colégio Irmão José Otão - Pavilhão "B" - Sala no. 05 e Sala no. 06

- 9h30min às 12h - Seminário Internacional dos Movimentos Sociais para a ALBA (Aliança Bolivarianas para as Américas)

Coordenação: Executiva da ALBA (RS e Secretaria Executiva da Assembléia do RS)

Local: Lonão: Políticas Públicas - Oceania - Irmã Doroty - Parque da Medianeira - RS

- 10h - Velhos Seresteiros

Responsável: José Antonio Brasil Mendes e seu grupo

Local: Palco da Feira

- 10h30min - Desfile de Roupas da Rede Nacional da Justa Trama do Brasil

Coordenação: Rede Nacional da Justa Trama

Local: Palco da Feira

- 11h30min - Grupo: Ava Brasil - Atividade Cultural: Cantos e Danças Rituais Indígenas -

Coordenação: Thaty Kiriri e Irma Guarani - Salvador - Bahia

Local: Palco da Feira - 11h30min. - ALMOÇO no Colégio Irmão José Otão - ao lado da Feira

- 11h40min - Filme: Dona Cristina Perdeu a Memória

Sinopse: Antônio, um menino de 8 anos, descobre que sua vizinha Cristina, de 80, conta histórias sempre diferentes sobre a sua vida, os nomes de seus parentes e os santos do dia. E Dona Cristina acredita que Antônio pode ajudá-la a recuperar a memória perdida.

Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)

Local: Sala de Vídeos - Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS

- 12h - Grupo GELM (Grupo Esporte e Lazer Master) - Música

Coordenador: Rui Carlos Barcelos Beulch

Local: Palco da Feira

- 12h30min. - Grupo de Rock Escravos de Jó - Banda

Coordenação: Moisés dos Santos Canabarro

Local: Palco da Feira

- 13h - Grupo Eventos do Coração

Coordenador: José Dirceu dos Santos (Cebolinha)

Local: Palco da Feira

- 13h às 17h - Atendimento Biomagnetismo e Massagem Terapêutica (trabalha c/ imãs)

Coordenação: Maria Ximena Pacheco (Chile) do Grupo Arte da Inclusão

Local: Prédio no. 04 - Junto ao Espaço da Massagem - Local da Feira

- 13h30min - Filme: GOTAS DE VIDA (Cáritas Brasileira) - Projeto de Prevenção as Emergências.

Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)

Local: Sala de Vídeos - Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS

- 14h às 16h - Oficina do Bebê Abayomi - Bonecas Negras

Coordenação: Lena Martins - Rio de Janeiro - RJ.

Local: Lonão: Tereza de Calcutá - Bonecas Negras - Mercosul Solidário - Parque da Medianeira - Santa Maria - RS.

- 14h às 15h - Transformando Vidas - Grupo CUICA Percussão - Santa Maria - RS

Coordenador: Zé Everton Pozzini

Local: Palco da Feira

- 15h - Espaço de Trova Popular em homenagem ao saudoso e histórico Adão Pretto, participante da Feira de Santa Maria - RS.

Coordenação: Deputado Estadual Edegar Pretto e sua Equipe

Local: Palco da Feira

- 15h30min - Filme: Paisagem de Meninos

Sinopse: Numa cidade do interior do Brasil, nos anos 30, cinco meninos tentam superar um grande obstáculo que pode impedi-los de assistir ao último capítulo de um seriado de aventuras, Haroldo, o Homem Relâmpago, ansiosamente aguardado durante semanas.

Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)

Local: Sala de Vídeos - Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS

- 15h30min - Show de Música Gauchesca e Sertaneja de José Luiz e sua Caravana

Coordenação: José Luiz e sua Caravana

Local: Palco da Feira

- 16h15min - Apresentação das Bandas

Coordenação: 8a. CRE

Local: Palco da Feira

- 16h30min - Banda CE Pala - Cacequi - RS

Coordenação: 8a. CRE

Local: Palco da Feira

- 17h - Banda Estudantil da Escola Municipal Tancredo Neves

Coordenação: 8a. CRE

Local: Palco da Feira

- 17h20min - Grupo: Poetas do Templo - Oferenda Poética

Coordenação: Reginaldo Figueiredo - Fortaleza - Ceará

Local: Palco da Feira

- 17h45min - Homenagem Póstuma ao Saudoso e inesquecível Dom Ivo Lorscheiter, Profeta e Gigante da Esperança e Cidadão do Mundo.

Coordenação: Antonio Gringo e Regina Delagerisi Local: Palco da Feira

- 18h - ENCERRAMENTO OFICIAL DA FEIRA - Leitura da Carta da 7a. Feira de Economia Solidária do Mercosul. - Lançamento da 19a. FEICOOP e 8a. Feira de Economia Solidária do Mercosul - 13 a 15 de Julho de 2012. - Grande Abraço Coletivo da Solidariedade entre os Empreendimentos Solidários, Apoiadores/as, Organizadores, Patrocinadores e participantes da Feira de 2011. - Bênção do envio das Caravanas de 2011. Coordenação: Comissão Cultural da Feira de 2011 e Comissão Organizadora do Projeto Esperança/Cooesperança

Local: Palco da Feira

- Despedida com votos de BOA VIAGEM e BOM RETORNO EM 2012!

- 18h30min - Filme: Houve uma Vez Dois Verões.

Sinopse: Chico, adolescente em férias na maior e pior praia do mundo, encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre ?aquela noite?, mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.

Coordenação: Cine Clube Pandora (Professora Márcia Montagner)

Local: Sala de Vídeos - Colégio Irmão José Otão - Santa Maria - RS

"SE QUISERES FAZER PLANEJAMENTO PARA 1 ANO: PLANTE CEREAIS,

SE QUISERES FAZER PLANEJAMENTO PARA 30 ANOS; PLANTE ÁRVORES,

SE QUISERES FAZER PLANEJAMENTO PARA 100 ANOS: ORGANIZE E MOTIVE A ORGANIZAÇÃO DO

POVO". (Provérbio Chinês) e para isso "UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL E "UMA OUTRA

ECONOMIA JÁ ACONTECE".


Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6222&Itemid=62

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

    Brazil