Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Voltar a Notícias Gerais
Tela cheia Sugerir um artigo

Começa nesta segunda feira a feira da reforma agrária no centro do RJ

8 de Dezembro de 2014, 17:32 , por Fórum Brasileiro de Economia Solidária (Notícias Gerais) - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 202 vezes

Fonte: MST RJ

Mais uma vez, o Largo da Carioca será palco da maior feira do Rio de Janeiro com produtos oriundos de assentamentosde reforma agrária. De 8 a 10 de dezembro, cerca de 130 agricultores/as vão participar da VI FEIRA ESTADUAL DA REFORMA AGRÁRIA CÍCERO GUEDES. Nessa edição, uma novidade: três dias de evento, onde a sociedade terá a oportunidade de conhecer a produção dos assentamentos, das cooperativas e de coletivos por meio da compra de produtos direto das mãos das camponesas e camponeses.

A diversidade de produção expostas durante a feira sempre surpreende os participantes. Agricultoras e agricultores de 17 assentamentos do MST do estado vão levar cerca de 30 toneladas de diferentes produtos como frutas, hortaliças, verduras, doces, geleias, compotas, feijão, arroz, derivados de leite, derivados da cana-de-açúcar, fitoterápicos, café, mel, pimenta, própolis e artesanatos. Além dos produtos in natura, a feira ira oferecer agroindustrializados de diferentes cooperativas, dentre elas: COOPSCAMP e COOPATERRA (RJ); ASFAPSUL (MG); COOPAVA e COAPRI (SP).

Quem passar pela feira também vai ser embalado por ritmos de diferentes regiões do país. Já confirmaram participação Geraldo Júnior, Us Neguin Q Ñ C Kala, Bloco Apafunk, Mano Teko e MC Pingo.

O principal objetivo da feira é ser um espaço de conscientização a respeito da Reforma Agrária. A aproximação entre assentados e moradores da cidade possibilitar a divulgação da realidade social, cultural e organizativa dos assentamentos de reforma agrária, da luta por justiça social, e do esforço para produzir alimentos saudáveis e agroecológicos. O projeto da Reforma Agrária Popular tem como princípio básico o diálogo entre campo e a cidade, e a produção de alimentos saudáveis para a população.

O nome da feira é uma homenagem ao líder Sem Terra Cícero Guedes, assassinado em Campos dos Goytacazes, em 2013. Cícero foi um dos idealizadores da feira, e uma referência em agroecologia.

O evento é uma realização do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em parceria com o INCRA, e tem o apoio do SINDIPETRO, da COOPSCAMP, da COOPATERRA e da COOPERAR.

PROGRAMAÇÃO:

8/12 (Segunda)

7h - Abertura da Feira

10h - Formação: Conjuntura, luta e conquistas no Rio de Janeiro

11h as 12:30h - Geraldo Junior

12:30h as 14h - Us Neguin Q Ñ C Kala

15:00 - Formação: Oficina Saúde Pela Terra

16:30h - Ato Político e Mística de Abertura da VI Feira

18h as 20h - Bloco da Apafunk

9/12 (Terça)

9:30h - Oficina: Mulheres e Agroecologia, a arte da boneca Abayomi

11h as 12:30h - Maracutaia

12:30h as 14:00h - Mano Teko e Mc Pingo

15:00 - Oficina: Agricultura Urbana

10/12 (Quarta)

11h as 12:30h - Apresentação Cultural

14h - Encerramento

Serviço

Evento: VI Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes.

Dias: De 8 a 10 de dezembro.

Hora: Entre 8h e 18h.

Local: Largo da Carioca.

Mais informações:


Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8590&Itemid=62

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

    Brazil