Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Tela cheia

Pronatec: uma boa alternativa educacional?

25 de Setembro de 2015, 15:04 , por eduardo tamborello - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 16 vezes

No dia 26 de Outubro de 2011 foi sancionada  a Lei n° 12.513/2011, na figura da então Presidenta  Dilma  Rousseff, o Governo Federal lançou o Pronatec,  concedendo aos brasileiros uma série de projetos e iniciativas , ofertando  vagas 100% gratuitas em cursos profissionalizantes.

O grande objetivo do Pronatec é expandir   oportunidades para o  cidadão brasileiro iniciar ou dar continuidade a sua carreira, tornando melhor  a qualidade do ensino médio, qualificando cada vez mais profissionais de diversas modalidades.

O grande problema é que ese ano passamos por uma crise.

Verbas pronatec - acabaram mesmo?

Pelo menos 127 mil novas vagas para qualificação profissional e ensino técnico estão congeladas no Rio Grande do Sul em razão da indefinição por parte do Ministério da Educação (MEC) quanto aos cursos gratuitos que serão realizados neste ano pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O início das inscrições – que geralmente ocorre em março – foi adiado para maio, e as aulas devem começar apenas em julho. Ainda não há informação de quantos alunos serão atendidos, o que tem levado instituições a reprogramar grades de cursos e dispensar professores.

A indefinição é nacional, e o problema não é burocrático, mas financeiro, avaliam as instituições de ensino. O governo pretendia matricular quatro milhões de alunos neste ano, mas o corte de gastos que atinge especialmente a educação teria levado a uma revisão de orçamento. Educadores avaliam que o número de vagas dificilmente passe de 700 mil no Brasil em 2015, menos da metade da média anual desde a criação, de 2 milhões de matrículas.

O jeito atualmente será recorrer a programas como o educa mais brasil? O que acham?


Fonte: eduardo tamborello

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

    Brazil