Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Tela cheia Sugerir um artigo

Artigos e notícias

5 de Dezembro de 2014, 14:59 , por Daniel Tygel - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

III CONAES

16 de Maio de 2014, 14:04, por Bruno Araujo

A TERCEIRA CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

 

A construção de uma Política Pública Nacional de Economia Solidária é um processo sistemático de reconhecimento de direitos de cidadania, sobretudo dos trabalhadores e trabalhadoras das iniciativas econômico-solidárias, e um dever a ser garantido pelo Estado. O crescimento e expansão da Economia Solidária dependem tanto dos esforços governamentais quanto da capacidade de mobilização daqueles que efetivamente fazem ela acontecer no Brasil, enquanto um movimento de democratização econômica e política da sociedade.

Nesse processo de construção participativa de uma Política Nacional de Economia Solidária já foram realizadas duas Conferências Nacionais de Economia Solidária, uma em 2006 e outra em 2010.

Após quatro anos da 2ª Conferência, o Conselho Nacional convocou a 3ª Conferência, com os seguintes objetivos:



I.      Realizar balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária considerando as deliberações das Conferências Nacionais de Economia Solidária;

II.      Promover o debate sobre o processo de integração das ações de apoio à Economia Solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil;

III.      Elaborar planos municipais, territoriais e estaduais de economia solidária; e

IV.      Elaborar um Plano Nacional de Economia Solidária contendo visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégicos de ação; programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da economia solidária no país.



Neste sentido, as Conferências Municipais, Territoriais e Estaduais terão como finalidade a elaboração dos planos relativos às respectivas abrangências e estabelecer suas interações, bem como levantar proposições para o Plano Nacional, a partir de uma estratégia que permita uma elaboração participativa dos diversos segmentos interessados.

Acreditamos que este processo de organização civil irá contribuir para o fortalecimento da Economia Solidária como Política Pública no país, que deverá resultar na inclusão produtiva dos segmentos populares.

O desafio de elaboração de um Plano Nacional nos fará levar em consideração tanto a realidade de cada local quanto a Política Nacional que afeta a diversidade dos segmentos envolvidos na Economia Solidária.

Clique aqui para baixar o documento de Apresentação da III CONAES.



Conferência Macrorregional

16 de Maio de 2014, 13:59, por Bruno Araujo

A CONFERÊNCIA MACRORREGIONAL DO OESTE E CENTRO-OESTE PAULISTA

 

Sob o tema “Diretrizes para Planos Municipais e Territoriais de Economia Solidária”, a Conferência Macrorregional de Economia Solidária é uma ação do Fórum Oeste e Centro-Oeste Paulista de Economia Solidária (FOCOPES) em parceria com a Incubadora de Cooperativas Populares da UNESP – Núcleo de Assis (Incop Unesp Assis) e foi realizada no dia 11 de abril de 2014, a partir das 08h00, no Anfiteatro Antônio Merisse, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Assis, localizada na Av. Dom Antônio, 2100 - Pq. Universitário, Assis/SP.

Foram convidados a participar desta Conferência Macrorregional: gestores públicos de diversos campos (Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura e Meio Ambiente) entidades de apoio e fomento, Empreendimentos de Economia Solidária, ONG´s, movimentos sociais e sociedade civil. O evento teve como finalidade:

 

I.    Realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária na Macrorregião Oeste e Centro Oeste Paulista;

II.    Construir um Plano Macrorregional de Economia Solidária de abrangência no território Oeste e Centro Oeste Paulista;

III.    Oferecer subsídios para os Planos Estaduais que serão debatidos nas Conferências Estaduais de Economia Solidária;

IV.    Elencar dez propostas a serem encaminhadas para a Conferência Estadual de Economia Solidária; e

V.    Eleger oito delegad@s titulares e seus respectivos suplentes para participar da Conferência Estadual de Economia Solidária.

 

Participaram da Conferência 122 pessoas (entre membros de Empreendimentos Solidários, Entidades de Apoio e Fomento, Gestores Públicos, estudantes e sociedade civil), distribuídas em 20 municípios.

 Clique aqui para acessar o Relatório Final da Conferência.