Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Fundação Terra Mirim

ftm

Vida Comunitária

Você quer conhecer de perto o que é viver em comunidade?! Terra Mirim tem opções de estadia "não convencionais" acolhendo sonhadores, aventureiros e todos que desejam fortalecer esse sonho! Nossos programas são: Introdução ao Xamanismo Comunitário (primavera/verão) e Voluntariado de Inverno (outono/inverno).

Espiritualidade

O cotidiano da Espiritualidade em Terra Mirim: uma programação permanente, que você pode participar. Que você pode reencontrar sua Alma e com ela fazer as pazes. Essa é nossa intenção. O Encontro com sabor e cheiro de Reencontro.

Escola XamAM

Terra Mirim é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, resgate da cultura espiritual milenar da América Nativa.

YouTube

Canções

Canções Xamânicas inspiradas ao redor do Avô Fogo. Ouça as faixas disponíveis, escute a Oração à Grande Mãe e outras músicas, do CD Louvados e Canções à Deusa Mãe.

Boletim Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações!

* indicates required
Acesse aqui o nosso último Boletim Informativo.

Inspirações e depoimentos

Um espaço para aqueles que desejam compartilhar sua autêntica experiência em Terra Mirim. "Depois tive na Comunidade Terra Mirim o contato com os elementos, terra, água, ar, plantas medicinais... todos os ensinamentos e práticas que passam a fazer parte de nós e alegra nossa alma"... 

 Voltar a Fundação
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias do Cotidiano Mirim

23 de Março de 2018, 13:46 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 4238 vezes

Banneroficial

Quando nos aproximamos do QUIOIÔ sentimos seu perfume poderoso e vitalizante. Aqui em Terra Mirim a matriz do quioiô que nos cura foi colhida na mata, por isso carinhosamente o denominamos o Caboclinho da Mata. Essa erva que tem como nome científico Ocimum Gratissimum L. é uma equilibradora para nosso corpo e regenerador da energia vital. Sua tintura purifica nosso corpo físico e fortalece o sistema imunológico. Seu floral atua em nosso corpo emocional com a vibração de enraizamento na vida e fortalecendo o poder de realização. Ela reúne entre seus benefícios medicinais o tratamento para dores articulares, gripes, resfriados e questões de ordem respiratória em geral. É utilizada em inalações para crianças e adultos, chás, escalda pés e banhos de ervas. Ter um buquê de quioiô em sua casa, purifica e harmoniza todo o ambiente. Tem o potencial de aliviar as dores das mulheres no processo de parto e aumentar a produção de leite daquelas que estão amamentando. Além de tudo isso é uma erva aromática cheia de personalidade, deliciosa para temperar caldos e sopas. Produção: o quioiô se reproduz, mais facilmente, por estaquia, em um substrato com boa aeração e drenagem. Na natureza ele se multiplica através de suas abundantes sementes. Gosta de sol e sombra. Hey, Quioiô! Hey, Quioiô! Hey, Quioiô! 

 

A Mata Atlântica exuberante do Vale do Itamboatá lhe convida a acreditar no sonho e na força das ervas. A partir desse mês de junho, partilharemos nosso rico acervo de informações sobre o Reino Vegetal Terra Mirim. Cada mês estaremos compartilhando o conhecimento que temos de uma planta, adquirido em experiências de imersão com o Reino Vegetal e em posteriores pesquisas em fontes orais e científicas. E para completar o roll de informações da planta da vez, teremos o resultado do estudo dos Florais Terra Mirim. É a sabedoria da conexão com as ervas fundamentada no Xamanismo da Deusa Mãe e nos saberes ancestrais da Grande Mãe. Mais que as características, vamos reconhecer os portais que elas abrem para a nossa jornada mítica de autoconhecimento. O nosso primeiro encontro será com a Água de Alevante, do elemento água, que exala um perfume sem igual - clique aqui. "Tem mel amor, tem perfume, água sagrada" - esse é um trecho do ícaro da nossa planta-amiga Água de Alevante. As Ervateiras estão chegando! Um espaço de troca de saberes para as pessoas chamadas a esse campo de vibração de conexão com a força de cura vegetal. Saiba mais sobre as maravilhas que o Reino Vegetal dispõe ao viver bem, atualize seu e-mail e receba esse tesouro em apenas um clique! Se você não está na lista, escreva para [email protected].

 

 

D. Mhinana, Zuca, Aylana e Oru formam o Grupo Florais Terra Mirim. Juntas, estudam a conexão com as ervas, desde a raiz, ao caule, folha, flor, cosmos, na ligação céu e terra. Tudo começou com o explorar da base de estudo do mago e cientista suíço Paracelso – o pai da alquimia. Um estudo amplo, que abrange muito mais que apenas as características da planta, como a relação entre a conexão das ervas com o universo, com a astrologia, e com o ser interno de cada um de nós. Os florais são gerados em rituais sagrados, muitos nas madrugadas sob a Lua Cheia (lunares), nos campos de ervas de Terra Mirim. Os rituais precedem encontros, comunhão de florais, uma conexão profunda com a erva sentindo o chamado da folha e flor, e após o mergulho nessa intenção vem a fabricação e produção desse floral, quando a flor está em ápice total, em êxtase total, na sua plenitude, que ela se doa para o preparo dessa medicina maravilhosa, que é o floral. O catálogo de Florais Terra Mirim tem 40 ervas de cura, entre os Quatro Elementos e a exultação floral em conexão com as plantas e a conexão dentro de nós – conheça quais são esses florais e acesse dicas da tribo para manter a imunidade alta nesses tempos de crise:   clique aqui

 

"O Reino Vegetal ensina a arte da doação: cada flor e cada fruto apresenta o melhor de si, estejam sendo observados ou não. Doam-se sempre, sem reservas ou constrangimentos". Reverenciamos as boas práticas, que fortalecem nossa consciência. Cuidamos da saúde em todos os níveis, especialmente no preparo do alimento, que vai sustentar a nossa casa-corpo… Devocionamos o Reino Vegetal e as riquezas transmutadas em produtos naturais, que cuidam desse nosso templo sagrado! A Cesta Saúde é um composto de alimentos, frutas, plantas de cura, florais e produtos naturais – Bastiana – para que você desfrute de todo esse cuidado tanto apreciamos de viver. O catálogo de maio traz esses e mais outros itens, com entrega em Salvador e Camaçari. Escolha o que quer levar e aproveite, faça seu pedido: [email protected]  | (71) 99922-4804 (whatsapp).

 

Terra Mirim já está há dois meses com os eventos voltados apenas para a comunidade e rede Terra Mirim, seguindo a consciência do cuidado e da segurança nesses tempos de crise. Assim, para continuar partilhando os saberes antigos e sagrados, a programação virtual está ativa, acessível a [email protected], com transmissões ao vivo da XamAM, Xamãs e Pássaros da Tribo. São Lives – com a XamAM, em temas xamânicos como Medicinas e Iniciações (Instagram); Círculo de Partilha (Facebook FTM); Lives com a tribo (Instagram Terra Mirim) – que acontecem umas ou duas vezes por semana. Conecte-se e assista, acesse as redes sociais, siga e acompanhe o chamado! Participe enviando perguntas e comentários. Siga o link e (re)veja a Live Medicinas Busca da Visão e o Círculo de Partilha XamAM I e II. A partir de hoje, na rede da XamAM (Instagram @xamamalbamaria), teremos Lives especiais com a Geração Capim Santo, em comemoração ao aniversário de Terra Mirim. Muitas histórias serão contadas, a XamAM vai estar com o grupo que fundou Terra Mirim, lindos depoimentos virão! E também, fique [email protected] à Live com Tambores e Cantos Terra Mirim -  Cânticos e Mantras de Cura da FTM.

 

 

“Banco de Sementes Comunitário de Terra Mirim” é um dos temas da tese de Doutorado de Juliana Oru, estudo iniciado em 2015 com sua monografia de graduação em Administração. Seu intuito é aprender com as práticas dos bancos já experienciados por comunidades como exercício da abundância compartilhada e da solidariedade. A socialização das sementes fortalece a consciência comunitária que integra os seres humanos com a Natureza… Os Bancos de Sementes Comunitários atuam como estratégias de sustentabilidade e manutenção da biodiversidade, características do bioma da Mata Atlântica e também de outros biomas, como o Cerrado e a Caatinga. O estudo de alguns casos da Caatinga demonstra que esses bancos atuam como alternativas de resistência, auto-organização comunitária para com_viver em harmonia com a Natureza e registra a transformação da escassez de alimentos e recursos em prosperidade. Como iniciativa do Reino Vegetal Terra Mirim (responsável por guardar alguns dos tesouros da Mãe Terra) em conjunto com a pesquisa de Oru, com o espírito de partilhar a abundância de Pachamama e fortalecer o plantio no território, alguns kits de sementes diversas – milhos, feijões, andu, cabaça, sorgo, gergelim e outras – foram montados e têm sido partilhados entre as comunidades do Vale do Itamboatá e nos vilarejos vizinhos a Terra Mirim. Aqueles que recebem os grãos, devem se comprometer de retornar ao banco sementes colhidas o dobro do recebido e documentar o processo com fotos e depoimentos. O firmamento e sustentabilidade do nosso Banco de Sementes Comunitário depende dessas ações de circulação dos nossos tesouros vegetais. Sementes de todas as cores, tipos tamanhos e formas são muito bem-vindas para integrar esse rico banco. Voa passarada, e multiplica as sementes de luz!

 

2

Hey, Senhora da Floresta!


É chegado o tempo de ouvir o chamado da Senhora do Reino!

 


Conclamamos as ervas como nossas aliadas, ainda mais agora nesses tempos de necessário fortalecimento do nosso sistema imunológico, mental e emocional, devido à fragilidade da saúde pública mundial. A Pachamama dispõe para nós um vasto acervo de plantas sagradas, que através de procedimentos naturais – consumo, banhos, aplicações – promovem o aumento de nossa frequência vibracional, aumentando também nossa proteção contra possíveis doenças e a cura de muitos males.

Hey, Quiôiô! Hey, Quiôiô! Hey, Quiôiô! As ervas são seres de cura e pura comunicação. Doam seus talentos com seus cheiros, sabores, cores, texturas... E também com seus sons! Mais um rico repertório está brotando e vai compor o rol de cânticos inspirados nesse território sagrado de raiz Tupinambá – Terra Mirim – Centro de Luz!

“O Som da Folha” é o álbum de canções/ícaros, frutos da conexão com as ervas medicinais, os elementais da Mata Atlântica e os jardins imantados da Comunidade Xamânica Tribo – Pássaro Terra Mirim. A maior parte das cantigas são de autoria coletiva, canalizadas por buscadores nos rituais guiados pela XamAM Alba Maria; outras cantigas, ainda na atmosfera devocional ao Reino Vegetal, são resultados da experimentação do Grupo de Florais Terra Mirim, que criou uma campanha de arrecadação de recursos, para viabilizar a gravação do álbum.

A Vakinha tem duração de dois meses, e com o recurso recebido serão gravadas em estúdio nove cantigas/ícaros, voz e violão na interpretação de Maria do Sol, colaboradora do grupo Florais Terra Mirim e buscadora da medicina das ervas através do xamanismo, que assume também a direção desse artesanato sonoro.

Hortelã Grosso, Água de Alevante, Aroeira, Bonina, Sálvia, Bete Cheiroso, Buquê de Noiva, Alfavaquinha de Cobra e Quioiô - “Eu sou o Caboclinho da Mata… Eu vim pra curar”! Que se expanda a música da Senhora da Floresta! Venha fazer parte da construção deste projeto: conheça as formas de participação e acesse a Vakinha online – clique aqui.

 

 

As medicinas ancestrais são nosso melhor guia nesse período de atenção, prevenção e zelo. As ervas e suas combinações agem no nosso campo físico e energético, materializando o cuidado amoroso para nos fortalecer e nos prevenir. O banho de ervas é uma medicina antiga, que você pode fazer com folhas ou flores que tenha em seu espaço, comunicando sua intenção ao Reino Vegetal, que nos fala, nos abençoa, nos cura e nos conecta! Terra Mirim movimenta uma grande vibração pela consciência da maestria da Natureza, do saber que ela tem para nós, chegando com dicas para fortalecermos nosso sistema imunológico. Alimentação, banho de ervas, chás… Algumas receitas aprovadas pela tribo-pássaro estão disponíveis: clique aqui. Informe-se também sobre os produtos naturais da Bastiana - creme dental, desodorante, óleo corporal, hidrolatos e muito mais - entre em contato. Diferente é ser feliz!

 


Fica a Fábrica de Reciclagem, e sai a Central de Tratamentos de Resíduos – isso parece justo para as comunidades que moram no Vale do Itamboatá, área de proteção ambiental que agora tornou-se local de instalação da empresa Naturalle. Se você concorda, passe adiante o nosso manifesto! A petição online continua no ar, temos meio milhão de assinaturas e podemos ir mais longe... Você que já assinou pode contribuir compartilhando o link. Nosso território é sagrado, não vamos sossegar enquanto a ameaça de poluição e deteriorização não for extinta! Assine, compartilhe: clique aqui.

 

 

Comunicado

Na vida, não há estabilidade, viver é evolução constante! Viver é agir, criar, pensar, amar… Enquanto a humanidade se coloca nessa situação de distanciamento do antigo cotidiano e vai mudando a forma de lidar com o Planeta, a natureza vai se equilibrando, regenerando aspectos degradados pela intervenção humana. O que podemos aprender com tudo isso?! Outra parte da sociedade está agora simplificando e começando a refletir sobre o viver em comunidade, em como é importante cuidar do outro e ser o melhor que se pode. E assim nossos corações cheios de esperança pulsando num ritmo mais tranquilo nos faz vivenciar nossa interligação com a vida em cada célula, com os seres invisíveis, o Reino Vegetal, os animais nossos irmãos... A Mãe Terra respira e no seu silêncio, muita coisa está sendo dita. Respeitamos a segurança de [email protected], cuidamos da saúde em todos os níveis e seguimos com os eventos suspensos em Terra Mirim: leia o comunicado oficial – clique aqui.

 

Poluição é a maior ameaça ao nosso sagrado Vale do Itamboatá: corredor ecológico que abriga espécies ameaçadas de extinção, em mais de cem hectares de Mata Atlântica - que é  Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga e Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (vinculado ao programa Man and Biosphere, da UNESCO) - e seus recursos hídricos estratégicos, que abastecem Salvador e sua região metropolitana. O INEMA concedeu a licença prévia de autorização de localização da central de Aterros de Lixo (CTVR) da Naturalle válida por cinco anos, mesmo sem a aprovação das comunidades que vivem nesse território. Sabemos que, devido à sua localização, é certo o impacto negativo atingir o ecossistema local e as comunidades do entorno. O funcionamento do aterro tornará inviável a continuidade de importantes projetos socioambientais desenvolvidos, além de fragilizar os quilombos e comunidades rurais, habitantes históricos da região. É urgente preencher as assinaturas na petição; precisamos da sua participação e de todos que são contra transformar essa rica zona protegida em área de deposição de resíduos: assine!
 

A sua vontade de visitar Terra Mirim, conhecer a comunidade, integrar-se com a vida comunitária, lidar e aceitar as diferenças ao cuidar de você e do outro e aprender e servir à Deusa Mãe, tudo isso é possível através do Programa “Introdução ao Xamanismo Comunitário”. São sete dias de imersão, práticas de cura – construídas pela energia comunitária de integração com a Mãe Natureza – e práticas de atividades sagradas de fortalecimento do espírito comunitário: atenção plena e espírito de partilha. O próximo período para essa experiência de passagem ainda está sem previsão, devido à quarentena. Informações e inscrições: [email protected]
 
 

Um novo ano é você quem faz! Vamos firmar nosso propósito e viver 2020 sabendo que o novo só depende de nós! Por um novo ano e pleno, Hey, Xamã! Acesse nosso calendário com datas dos eventos previstos para 2020: CLIQUE AQUI.

 

A agenda de eventos em 2020 é cuidada pelo movimento, para você se programar com antecedência e participar das experiências que sentir o chamado! O primeiro Rito da Lua está marcado para o dia 10 de janeiro, com o tema “Cerimônia da Purificação”… Consagrando a Avó Lua, e purificando. O calendário 2020, com a programação (prevista) dos principais ritos e acontecimentos de 2020 em Terra Mirim, está disponível - clique aqui. São eventos sagrados de arte curadora em espaços imantados na energia da reverência à Deusa Mãe. 
 
 
 

Alevante

Muita energia positiva circulando. A floração da Primavera colore Terra Mirim, inspirando ainda mais a vida, nessa esperança que os campos férteis da Deusa Mãe avivam. Os Espaços sagrados da Fundação vão seguindo também esse fluxo, tradicionalmente revitalizados nessa estação. É a medicina Natureza, que faz sonhar e despertar, em uma vida simples e organizada – o caminho da Casa do Sol, o Centro Comunitário de Educação e Cura (CCEC), os banheiros dos chalés e outros espaços ganharam renovação esse ano. A atmosfera da tribo vibra essas transformações. Nas asas do meu amor eu vou voar!
 
 
 


Terra Mirim, que respira o xamanismo ancestral da Deusa Mãe, vibrando a consciência planetária, também acompanha o desenvolvimento das tecnologias, enquanto elas servem de suporte e são facilitadoras da vida e interatividade. Depois de muitos pedidos, agora, a FTM tem um canal exclusivo de comunicação, através do WhatsApp. Salve o número em seus contatos, envie uma mensagem e faça parte da nossa lista de transmissão: (71) 99922-4804.

 
 
 

Há três meses, a massoterapeuta Ayurveda Luciana Sarno chegou em Terra Mirim - com o conhecimento de movimentos da Permacultura que ela vivencia – e criou a horta experiência, a partir de um desenho… Um desejo, que se transformou num período de grande aprendizado com a terra, que em seu aspecto terapêutico trouxe uma compreensão de vida e morte, do que é produção e o tempo que as coisas levam; uma experiência redentora sobre a paciência e a parcimônia que o plantar exige, que lhe ajudou a lidar com uma perda muito grande em sua vida. Uma das lições é que para montar uma horta, a escolha do local é imprescindível, em sentir como é o ambiente e quais são os desafios que há nele, para então seguir uma estratégia. Luciana descobriu, nessa horta experimental, que ali o principal desafio se chama formiga, e que o coentro é uma salvaguarda para as outras plantas (mais delicadas) como a alface – com esses alfaces entre os coentros, as formigas não chegam, e portanto não comem. Agora, as primeiras sementes de coentro Terra Mirim serão colhidas e nascerão no ambiente já adaptado. “Aqui convivemos pacientemente com as formigas"!

O segundo espaço da horta foi criado com base nessa primeira experiência. A borda de coentro e salsa, e o interno com flores (alimento para abelha), e entre eles alface, manjericão, tomatinho, tomilho, agrião. Além da horta, existem algumas caixas montadas como um espaço menor de plantio. As caixas trazem uma visão de autonomia e independência, que de as plantas não precisam de uma porção enorme de terra, mas que um espaço limitado também permite a realização da alquimia dos Quatro Elementos e a ritualização do alimento. "Claro que em um espaço maior você pode exercer muito amor, porque plantar pra mim é muito amor profundo. E aqui, se você tem em sua casa o desejo de colher um alface, ter sua cenoura, ter seu tomatinho cereja, e diminuir custos, fazer uma gestão ambiental da casa, sem agrotóxicos e ter uma relação mais próxima com seus filhos do que é vida e real - é possível." - Luciana. Uma grande experiência de contato com a terra, em todos os seus aspectos - textura, temperatura, de quantos habitantes ela nutre, a terra repleta de vida ... Luciana e a terra numa relação profunda de entendimento do que é. E de carregar todos os carrinhos de terra também! Tudo isso dentro do viver a residência experimental em Terra Mirim, num espaço que a_calma e serve de aprendizado para crianças e à prática terapêutica da jardinagem e horticultura. O Programa Residência Experimental está aberto a buscadores, que procuram um contato mais profundo de imersão no colo da Deusa Mãe. Interessadas/os entrem em contato: [email protected]

 

 

A Escola XamAM, segue ao seu quinto ciclo de existência. Mais e mais pessoas estão em busca de si. Que a força dos Quatro Elementos e a nossa Mestra, Mãe Natureza, abençoe mais um ano de realização da Escola XamAM. Agradecemos a todas as pessoas interessadas, informando também que as inscrições estão abertas para o próximo ano de 2020. Quer experienciar a Escola XamAM em 2020?! Faça parte da lista! Escreva para [email protected]

 

"Comunidade Xamânica Terra Mirim: onde o sonho é possível" é título do livro de entrevista idealizado por Íris Leandro, graduanda em Jornalismo, com onze entrevistas, uma reportagem e depoimentos. O livro é o fruto-produto do projeto experimental do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante, aprovado pela banca. Logo em breve, esse livro estará disponível ao público! A Fundação Terra Mirim e a Editora Kalango já estudam uma forma de publicar a primeira edição desse livro reportagem. Voa pássaro, e espalha as sementes de luz!

 

 

Ivan Antonio - poeta, dramaturgo, diretor teatral, cineasta e sócio da Editora Kalango - pesquisou sobre a solidão humana, cujo resultado é o Teatro Solidão Solidária e suas oficinas: um método de inclusão social, mediação e resolução de conflitos, através da arte e da cultura da paz. No aniversário de 27 anos de Terra Mirim, Ivan presenteou a tribo com o lançamento do exercício inédito: Hábraços Terra Mirim, concebido sob e sobre os sagrados Quatro Elementos. Nos próximos meses, Hábraços Terra Mirim será apresentado no Diálogos em Humanidades (Lyon/França), Portugal, Itália, Estados Unidos e América Latina.
 

 

 

A energia do Reino Vegetal – o poder de cura e a magia das ervas - é reverenciada por Terra Mirim, que há 27 anos inciou o cultivo de plantas remanescentes da Mata Atlântica, como uma farmácia viva! Os Viveiros Terra Mirim dispõem de mudas de ervas medicinais e árvores nativas da Mata Atlântica – Água de Alevante, Babosa, Manjericão, Mirra, Quioiô, Aroeira, Pitanga, Urucum – conexão, cultivo, estudo do auto_conhecimento e saberes tradicionais, e banco de sementes preservando as diferentes espécies do bioma. Os viveiros agora se integram com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), essas plantas comestíveis, que não fazem parte do cardápio cotidiano, e têm muito sabor com rico valor nutricional! Plante uma árvore, na melhor época do ano! Escolha sua muda e refloreste a vida! Quem escolhe viver essa experiência de convívio mais próximo com a terra, descobre cura na experimentação de novas formas de viver.
 
 
 
 

Sua nota vale muito para a Fundação Terra Mirim! Convidamos você que é uma pessoa apoiadora, colaboradora, amiga ou componente do movimento e da tribo Terra Mirim, a  cadastrar a Fundação no seu CPF. Participar da Campanha Nota Premiada (BA) – Sua Nota é um Show de Solidariedade! trará inúmeros benefícios para a FTM, e também sorteio de prêmios para você. Ative seu cadastro (clique aqui) e forneça seu CPF no ato de cada compra. Se você tiver uma empresa, informe-se sobre a dedução no IPRF, ao realizar uma doação.

 

  

 

Rio Itamboatá...
Águas puras que chegam no mar!
Vai meu amor,
Vai, vai fluindo,
Vai diluindo no mar!
Manutenção e recomposição das margens do Rio Itamboatá!
Mais uma ação realizada pelo Movimento Terra Mirim, pela Natureza nossa Mãe, em conjunto com os colaboradores da Alemanha e do Brasil. Estamos cuidando do Rio que dá nome ao nosso Vale - Rio Itamboatá! A recomposição de suas margens faz com que o Rio possa fluir, sem que seja assoriado. O Rio Itamboatá é tributário da Represa Joanes-Ipitanga, então a água que você bebe em Salvador vem também desse Rio. Vamos agradecer, reverenciar e cuidar da nossa Mãe Natureza, aquela que tudo nos dá. A generosa e mestra, Mãe Natureza! Limpando os rios, estamos cuidando das nossas emoções... Que nosso Rio possa fluir assim como nossas emoções possam estar sempre em equilíbrio, dentro de nós. Todo acompanhamento foi feito pela equipe de Gestores de Terra Mirim, em Julho de 2018.

 

As abelhas são responsáveis por 70% do que comemos! O programa Conexão Bahia fez uma matéria linda sobre a Meliponicultura e o belo trabalho de Terra Mirim nessa área... Uma história de mais de dez anos. Minah Beuh dando voz às Albelindas, firmando leveza no manejo das abelhas nativas sem ferrão (uruçus) e esperança por mudanças; consciência que faz vida... O viver das florestas, do ecossistema, da natureza, do Planeta! Acesse o primeiro vídeo na página do programa Conexão Bahia: clique aqui. 

 

 

Nossa Bacia Hidrográfica, da região metropolitana, está pedindo muito mais atenção e cuidado. Vamos cuidar do nosso Rio Joanes e toda a sua bacia - água pura que chega em nossas casas! Assista o Documentário SOS Rio Joanes, com participação de Terra Mirim. 

 

 

Hey XamAM, Heya tribo! Mais uma realização para ser celebrada. Nossas músicas Mirinianas já estão disponíveis no Spotify, a primeira invasão de amor. Vamos baixar luz pelo mundo e compartilhar as canções Mirinianas para o Universo. Semeando estrelas pelo mundo... Acesse! Escute! Álbuns: Canções de Kashi e Hey Xamã.

 

 

ESGOTO AGRAVA POLUIÇÃO FLUVIAL NO RIO JOANES | Nossa Bacia Hidrográfica, da região metropolitana, está pedindo muito mais atenção e cuidado. Vamos cuidar do nosso Rio Joanes e toda a sua bacia - água pura que chega em nossas casas! Como é importante essa luta ter sido ganha, contra o aterro sanitário... A saída do lixão é essencial também para que a gente continue a ter água limpa. Apenas um passo de muitos que precisamos! Assista o vídeo, que tem participação de Terra Mirim, com Dahvi Shiva: 

Matéria relacionada: clique aqui. Site oficial: http://riojoanes.atarde.com.br

 

 

Xamanita das estrelas 

Hey XamAM! HOJE estamos lançando o novo site da XamAM! Acesse todas as informações da XamAM, da Escola XamAM - que acontece anualmente em novembro/dezembro em Terra Mirim - os seus escritos, histórias, calendário de todas as suas jornadas no Brasil, Peru e Europa. Leia também uma entrevista completa, sobre os passos que a XamAM segue, no xamanismo da Deusa Mãe. Não perca, quem quiser saber mais pode navegar: https://www.xamam.org/ A Natureza é Mestra!

 

Experiência CooperaComFTM! Coline e Sherilyn, 25 e 24 anos, passaram pelo nosso Programa CooperaCom FTM, que tem recebido cada vez mais buscadores, cooperandos e voluntários, que aprendem o que é um ritmo comunitário e o que é estar em um coletivo que trabalha pela luz, pela Natureza! Coline e Sherilyn estão fazendo uma viagem pelo mundo e realizando um documentário sobre “mulheres de 25 anos”, Segue uma pequena entrevista do relato da passagem delas por Terra Mirim, e um pouco sobre seu projeto.

 
FTM: Qual o trabalho que você desenvolve?! (Wich kind of work do you develop?)
CS: Somos Sherilyn e Coline. Nós duas nos formamos recentemente na Escola de Negócios, na França, mas sentimos a necessidade de explorar novas áreas do conhecimento. Em um momento em que todos os nossos amigos estavam procurando seu primeiro trabalho, decidimos tirar um ano para viajar. (We are Sherilyn and Coline. We both recently graduated from Business School in France but felt the need to explore new areas of knowledge. At a time where all of our friends were looking for their fist job, we decided to take a year off to travel.).
 
FTM: Fale um pouco do seu projeto Women 25. (Talk a little about your project Women 25.)
CS: Nós duas quisemos dar mais significado às nossas viagens, do que apenas ir de lugares para lugares, por isso decidimos começar um projeto chamado Women25. Mulheres de 25 anos de idade que somos, nós pensamos que seria bom dar uma voz para as jovens de todo o mundo, e permitir que elas contem a sua história. Tivemos a sorte de nos encontrarmos com mulheres inspiradoras em Taiwan, Indonésia, Índia e Brasil e estamos ansiosas para conhecer um pouco mais na Colômbia e Camarões. O primeiro vídeo está agora disponível em www.women25.com! (We both wanted to give more meaning to our travels than just going from places to places, so we decided to start a project called Women25. 25 year old women ourselves, we thought it would be good to give a voice to young women around the world, and allow them to tell their story. We were lucky enough to meet with inspiring women in Taiwan, Indonesia, India and Brazil and are looking forward to meet some more in Colombia and Cameroon. The first video is now available on www.women25.com!.
 
FTM: Como foi sua experiência em Terra Mirim?! (How was your experience on Terra Mirim Foundation?)
CS: Outra parte da nossa jornada foi que não queríamos ir a todos os destinos do "Lonely Planet" durante um ano. Queríamos resolver e passar o tempo em lugares que eram diferentes do nosso dia-a-dia. Foi assim que decidimos ir a Terra Mirim, para aprender sobre como é viver em uma comunidade e perto da natureza. Não ficamos desapontadas. Não só o lugar é bonito e Pacífico, mas pessoas também são extremamente calorosas e acolhedoras. Nós trabalhamos por algumas horas com outros voluntários para ajudar a manter a Comunidade. O resto do dia foi gasto visitando os arredores, comendo as maravilhosas refeições preparadas por Adriana (as mãos que fazem os alimentos de Terra Mirim) ou apenas passando um tempo tranquilo na natureza bonita. Também tivemos a sorte de participar de dois rituais xamânicos durante a nossa estadia. No geral, foi definitivamente uma experiência intensa em todos os níveis. Para as meninas da cidade como nós, foi a primeira e única chance de (re) se conectar com a natureza. Também descobrimos a riqueza das relações humanas, quando nenhum dispositivo eletrônico ou mídia social estão envolvidos. Em Terra Mirim, as pessoas se conectam com sorrisos e gentilezas - na maioria das vezes você nem precisa de um telefone para marcar uma reunião com alguém! Esta é uma grande lição para nós e nós adoraríamos levar isso conosco no futuro e continuar a "pensar com o nosso coração"!  (Another part of our journey was that we did not want to go to all the Lonely Planet destinations during one year. We wanted to settle and spend time in places that were different from our day to day lives. That’s how we decided to go to Terra Mirim, to learn about what it’s like to live in a community and close to nature. We were not disappointed. Not only was the place beautiful and peaceful, the people were also extremely warm and welcoming. We were working for a few hours with other volunteers to help maintain the community and keep it clean. The rest of the day was spent visiting the surroundings, eating the wonderful meals prepared by Adriana or just spending quiet time in the beautiful nature. We were also lucky enough to participate to two shamanic rituals during our stay. Overall it definitely was an intense experience on all levels. For city girls like us, it was first a unique chance to (re)connect with nature. We also discovered the richness of human relations, when no electronic devices or social media are involved. In Terra Mirim, people connect with each other with smiles and kindness - most of the time you don’t even need a phone to set a meeting with someone! This is a big lesson for us and we’d love to carry this with us in the future and continue to “think with our heart”!).
 
Coline e Sherilyn são francesas e participaram do programa CooperacomFTM durante os meses de janeiro e fevereiro de 2018, cheias de vida e encontrando, cada uma, a sua espiritualidade e força original!

 

 

Cosmos 

Primavera doce de muitas flores, de todas as cores, trazendo muitos amores! Flores de Terra Mirim, crédito: Maria do Sol.

 

 

Atenção, atenção, Comunidade!!! Aos poucos estamos organizando cuidadosa e carinhosamente nosso espaço da Reciclagem! A ReciclAR-TE FTM! Pedimos a atenção e colaboração amorosa de todes, pois é um espaço de gestão coletiva!!! As instruções e horários de recebimento dos materiais estão agora disponíveis - entrega de materiais limpos e secos aos sábados, das 7 às 7h30min e das 10h30min às 11h.  Tivemos bastante trabalho organizando muitos resíduos, que foram deixados de forma descuidada nesse tempo! Por amor, vamos nos ajudar e ficar atentes as instruções! A Mãe Terra agradece! ♻ consciência ambiental planetária!

 

 

 

Adquira a segunda edição do catálogo ambiental, exclusivo de Terra Mirim, que leva ao universo das plantas nativas e medicinais da região, maior remanescente da Mata Atlântica na região metropolitana – o Vale do Itamboatá, Simões Filho (BA). Um tesouro vivo do reino vegetal, uma farmácia viva disponível para todos nós. O científico e o conhecimento prático das ervateiras locais, juntos num trabalho de Mhinana Reis, Zuca Alves e da bióloga Marta Fagundes Neves. O formato vem em arquivo, gravado em mídia CD, e também disponível em arquivo PDF. Peça já o seu! Todo o valor arrecadado será investido em novas pesquisas e nos viveiros Terra Mirim. Invista na Pachamama! [email protected]

 

 

 

A Casa da Vitalidade está renovada e agora acolhe diversos atendimentos de bem-estar. Os encontros com os profissionais - médica, psicólogos e terapeutas de procedimentos naturais - já começaram. A agenda está aberta de segunda a quarta, pela manhã, a preços solidários. [email protected]

 

 

O mundo está atento e diz NÃO ao Aterro (lixo | lixão) no Santuário do Vale do Itamboatá! Seja cidadão planetário! Assine agora nossa peticão! LINK: https://goo.gl/ByqrSh Tão simples é demonstrar o amor pela mãe natureza, cada um de nós tem papel essencial nessa conquista!

 

  

 

A revitalização dos templos e espaços de Terra Mirim continua! Dessa vez, o Recolhimento foi cuidado com técnicas sustentáveis - tinta de argila, um sistema natural de aquecer as águas... São espaços prontos para, cada vez mais receber voluntários, colaboradores, gente do bem! Heya!

 

 

Humanidade

“Há 45 anos planto sementes nesse local, chamado Terra Mirim, onde a natureza é respeitada. Sementes de árvores, sementes humanas, sementes pássaros, sapos, cobras, cigarras, iguanas, peixes... E um sem fim de seres. Aqui me plantei pra morar e dar o melhor de mim. Inúmeros projetos realizados, inúmeras lutas enfrentadas. A fé sempre foi e será meu ponto de encontro apesar de tantos desencontros. Vi criança nascer, vi gente morrer, vi gente chorar e sorrir. Sonhava um dia simplesmente contemplar. Um sonho que se apresenta distante diante da sanha canibalesca de um sistema que só pensa em destruir, em manipular um poder economicamente falido, mas aparentemente vencedor.Sou parte de um todo que contempla cada parte. E se assombra com o potencial da luz que lhe é parte, mas que é usado pela sombra para assombrar o que lhe é ofertado. A Mãe Natureza, que nos oferta seu corpo e seu alimento, impiedosamente sendo destruída com um único objetivo: o poderio econômico. Agora, nos chega a notícia escandalosa da possibilidade de se instalar um lixão em nosso pedacinho de Mata Atlântica, em terras verdes e férteis que guardadas durante anos esperava a mão piedosa para dela cuidar e plantar. E como em um terrível pesadelo, chegam os tratores para a Mãe violentar. E chocadas por tanta insensibilidade, seguimos na luta, em órgãos governamentais, em salas de políticos, em redes sociais, tendo que ouvir barbaridades e ver jogos destrutivos sendo construídos para separar as pessoas, as comunidades, dividir o povo com a única finalidade que eles usufruam da fatia maior e mais apetitosa, financeiramente falando. Não importa o verde, não importam as árvores, os animais, os vegetais, minerais, o povo, Importa são os milhões ao final do mês indo para os bolsos inescrupulosos daqueles e daquelas que pensam se beneficiar de um sistema indecente e corrompido. Em nome do bem e do progresso. Oro pra que o Divino nos ilumine e clamo por um milagre. O milagre do despertar de cada ser, o despertar da consciência da razão de existir nesse planeta para cumprimento do Destino Maior. Que a Deusa nos guie, proteja e ilumine.” – XamAM. 

 

 

Mais uma pérola da nossa natureza, abelhas, abelhinhas...Mais um projeto realizado em nossa região.Bom lembrar que sem abelhas, sem alimentos...parceria Inema, Coelba e Fundação Terra Mirim, video: Olho de Peixe Filmes.

 

 

Foram locadas no Vale algumas placas de reconhecimento dessa área de proteção permanente das águas. A Unidade de Conservação da Fonte da Guia, já aprovada pela Câmara de Vereadores de Simões Filho, teve também o seu reconhecimento | Área de Proteção Ambiental Joanes Ipitanga - Apa Joanes-Ipitanga Inema / Unidade de Conservação Municipal Reserva Biológica Fonte Nossa Senhora da Guia. A afirmação dessa Unidade de Conservação... Como essa ação é importante! E toda nossa luta pelo reconhecimento, pela implementação e pelo respeito a essa reserva, que foi des-con-si-de-ra-da nos estudos da Naturalle (essa empresa que quer construir o Lixão no Vale), inclusive com a negação que estivesse na mesma microbacia hidrográfica do Itamboatá. Confira as notícias atualizadas no Blog - clique aqui

 

 

Aprovado

A equipe do Programa Aprovado, com o apresentador Pablo Vasconcelos, visitou Terra Mirim, para a gravação de uma matéria muito especial. As filmagens ocorreram durante o último mutirão do mês de janeiro, com um partilhando incrível! Templos, salas vivas, meliponário, o Rio Itamboatá... A Mirim nas telinhas de toda a Bahia. Para ver a materia - clique aqui.  

 
 

SOS Mata Atlântica, através do projeto Rede das Águas - Observando os Rios - vem trazendo a participação da FTM, junto ao grupo Itamboatá, no monitoramento da qualidade da água do Rio Itamboatá, Simões Filho, como uma proposta de atividade de educação ambiental e mobilização comunitária, em torno do cuidado com os rios. São análises mensais (inicialmente por dois anos), para classificar o corpo da água, formar um mapa da qualidade da água e um banco de dados para divulgação pública, a ser publicado no portal do projeto.

 

 

  

A XamAM com a palavra. O TEDx foi novamente gravado, a força da deusa Mãe clareando os caminhos... Uma nova e feliz oportunidade. O vídeo já está disponível na Rede TED mundial - clique aqui. ‪

  

Massagens Xamânicas com a Xamã e Massoterapeuta Andiara Leão. Energia, Consciência Corporal e Equilíbrio! Dias e Horários: a combinar. Duração: 1h30min (cada sessão). Valor: R$150,00 (cada sessão, em Terra Mirim ou Aracaju). Contato: (71) 99358-2348. E-mail: [email protected]. Máximo de cinco atendimentos por dia - faça sua reserva!

  

 

A Reserva Biológica Fonte Nossa Senhora da Guia agora tem o retorno ao bem que ela nos faz! A região de 13 hectares está protegida, com arrumação das cercas e abertura da trilha na mata, que vai até o santuário de Nª Sr.ª da Guia. As mais de 500 mudas de árvores, que foram plantadas em diversos programas de reflorestamento e enriquecimento dessa Reserva Municipal de Pesquisa e Educação Ambiental, agora estão adultas e imersas em cuidados.  

 

Os adolescentes que frequentaram a Escola Ecológica em Terra Mirim agora iniciam nova fase do programa em parceria com a rede Conexão Vida. Os encontros, estimulados pelos líderes adolescentes, acontecem quinzenalmente. Com programação cheia de artes, esportes e diálogos, os temas são escolhidos por eles. Quer se integrar e compartilhar seu talento com eles e elas?! Comunique-se! [email protected] 

 

 

A Fundação Terra Mirim acolhe eventos – vivências, workshops, etc... Espaços abertos e cobertos (15 a 150 pessoas), cozinha com equipamentos adequados para atividades em cursos e vivências, programa de cidadania ambiental e alimentos saudáveis. Não perca o programa fidelidade, com o Cartão Solidário! Alimente essa rede de luz. 

    

 Vamos decifrar os nossos Códigos Divinos... 

  

Estamos conectados com essa rede! Feira Agroecológica da UFBA, campus Ondina toda sexta-feira, das 8h às 13h! Produtos orgânicos e práticas saudáveis! Acesse o Facebook - link

 

  

 

Escola de Sustentabilidade Integral apoia pessoas que percebem a necessidade de mudanças em seu cotidiano e em seus objetivos de vida, em face aos desafios contemporâneos. Informações e agendamento de entrevistas pelo mail: [email protected]

 

  

Girando a roda, o fogo Sol e sua casa giram... E a nave cósmica xamânica vai subindo e alcançando as galáxias celulares originais! E vai seguindo o mutirão de reconstrução da Casa do Sol de Terra Mirim. Re-construção de uma nova nave de encontros, curas, partilhas e celebrações. 

 

Terra Mirim apresenta o vídeo produzido pelos alunos do Bacharelado Interdisciplinar da UFBA, que estiveram na Mirim, mais cedo no de 2015. 

   

 

O resgate do ser humano, um momento de pausa, respiração e conexão com a natureza... A FTM agora presta assistência aos policiais militares, com acolhimento e sensibilização aos que sofreram situação de estresse. Parceria que "dá seguimento a um processo de autoconhecimento, autocuidado e atenção com os policiais militares".

   

A new website is in the air! Thanks England's people! LINK. Access the newsletter "Shaman School Invite at Terra Mirim - Bahia", Brazil! here: LINK

 

Sinta o frescor da Mãe Natureza em nossos produtos de quintal Terra Xamã! Consuma com amor, com consciência e fortaleça os movimentos de luz e cura para o planeta! Façam seus pedidos!

 

Vitral do refeitório Terra Mirim com novo visual! Artesanato todas as sextas... Arte para a Deusa!


Fonte: http://eventosemterramirim.blogspot.com/2013/09/temporada-na-beira-da-lagoa.html