Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

(13) Monitores Centro-Oeste – Telecentros.BR

6 de Setembro de 2015, 11:16 , por Economia Solidária e Feminista - FBES - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 11 vezes
Cris Brites

TRECHO DO TEXTO DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

"A bióloga estuda o Cerrado há 23 anos e diz que ‘toda decisão sobre o uso da terra é uma decisão sobre o uso de água’. O produtor rural, em sua visão, não é apenas produtor de alimentos, mas deveria também ser gestor de florestas, de água e de solo. Por isso, o melhor seria dar ao Cerrado uma ocupação de solo diferenciada, com estratégias de conservação de ‘toda a paisagem’. Mais que isso: os 80% de vegetação que a lei permite que sejam desmatados deveriam ser revistos. ‘Esse percentual foi definido em determinado contexto, há décadas, mas será que esse contexto se aplica hoje? Deixar só 20% de vegetação será suficiente com o clima em mutação?’, questiona.

‘Se se quiser conservar o rio São Francisco, tem que se conservar os 48% de vegetação do Cerrado que ainda estão lá’, ilustra. ‘Nessa discussão sobre crise hídrica ouvimos falar em grandes obras, em trazer água de lá pra cá, em reúso, mas a variável de uso da terra não entra no debate’, surpreende-se."

. . . . . . . . . . . . . . . .

COMENTÁRIOS

Neste caso, em que não é de interesse de quem ganha dinheiro sem precisar se preocupar com o tôdo, o tema só entra em debate se houver uma pressão popular pra isso. Ou seja, se a população/o povo, buscar entender e compartilhar este conhecimento que a bióloga fala aqui para o maior número de pessoas, e estas juntas visibilizarem cada vez mais esta necessidade. Precisam ver que o povo acha importante.

Depois de um tempo, quando o crescimento já está sendo notado por todxs, eles [os que não querem ter de se preocupar com o tôdo, em grande parte a bancada no congresso financiada pelo agronegócio] não podem mais fingir que não vêem. Então, quanto mais gente vê, mais gente compartilha este conhecimento presencialmente e virtualmente, mais gente vê quando o jornal está sendo leviano, mais gente começa a se importar… e cada vez mais gente nos vê (temos mais visibilidade) e isso vira uma bola de neve, do bem.

LINK DO TEXTO

Desmatar o Cerrado é "fechar a torneira da água", diz especialista

Comissão Pastoral da Terra – Secretaria Nacional –
cptnacional.org.br|Por elvis

http://www.cptnacional.org.br/index.php/publicacoes/noticias/articulacao-cpt-s-do-cerrado/2733-desmatar-o-cerrado-e-fechar-a-torneira-da-agua-diz-especialista

Curtir Comentar Compartilhar


Fonte: https://ecosolfeministafbes.wordpress.com/2015/09/06/13-monitores-centro-oeste-telecentros-br/

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    GT DE MULHERES DO FBES

    Brazil

    Posts do blog