Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Concurso cultural esportivo premia foto de mulher amordaçada e revolta internautas | ~dibradoras

29 de Julho de 2015, 22:28 , por Economia Solidária e Feminista - FBES - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 21 vezes

Concurso cultural esportivo premia foto de mulher amordaçada e revolta internautas

07/28/2015Júlia Vergueiro Destaque, Futebol Masculino2

Parece piada, mas não é. Uma foto de cunho machista, ofensivo e até violento foi eleita a vencedora de um concurso cultural promovido por uma agência esportiva nas redes sociais. Diferente do que eles esperavam, a reação dos seguidores da página foi de desprezo e revolta. E com muita razão.

Nessa terça-feira (28), a OTB Sports, empresa de gerenciamento de carreira de atletas e técnicos de futebol, publicou em sua página no Facebook o resultado de um concurso cultural lançado no dia 20 de julho. O objetivo do concurso era premiar o torcedor que postasse a melhor foto “que represente o seu amor pelo Flamengo”.

Infelizmente, a escolha do vencedor foi vergonhosa, e gerou revolta por parte dos próprios fãs da página na postagem. Na fotografia, o autor retrata a cena de um torcedor homem – obviamente – do Flamengo comemorando em frente à televisão enquanto uma mulher, supostamente torcedora de um time rival, está presa e amordaçada em uma cadeira ao lado.

No regulamento do concurso, a organizadora deixa claro que a foto deve “prestar informações fidedignas e não ofensivas” e que “deverá obedecer aos seguintes requisitos: (b) Não ter cunho ofensivo, imoral, racista, discriminatório, com teor ilícito, ou imagens que sugiram ou estimulem atos que possam colocar em risco a saúde, segurança e vida da audiência;”

Pelo jeito, a OTB Sports parece não considerar que o retrato de uma mulher sendo claramente oprimida em um ambiente teoricamente familiar possui exatamente tudo isso o que ela mesma exigiu como não-aceitável em seu regulamento. Afinal, ela própria caracterizou a foto como um “divertido post” do autor.

Depois de algumas horas e muitas reclamações, a empresa apagou a postagem com a foto polêmica.

As ~dibradoras entraram em contato com a empresa responsável, que respondeu com um pedido de desculpas, também divulgado em sua conta no Instagram.

“A OTB Sports vem a público se retratar do mal-entendido que praticou no Concurso Cultural publicado nas suas redes sociais nesta terça-feira (28.07.15). Entendemos o posicionamento de cada opinião e achamos por certo, desclassificar a imagem divulgada e realizar uma nova auditoria.

Nosso objetivo em nenhum momento foi transmitir o machismo ou atuar como veículo de promoção do ódio. Não somos assim. Pedimos nossas sinceras desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas. Na quarta-feira (29.07.2015), publicaremos o novo ganhador.”

Esperamos que a empresa aprenda de uma vez por todas que a mulher não é objeto de diversão de ninguém e que não existe graça nem coerência nenhuma em premiar a violência, seja contra quem for.

Confira a sequência das postagens e comentários na página da OTB Sports no Facebook:

Imagens: reprodução/Facebook


Fonte: https://ecosolfeministafbes.wordpress.com/2015/07/30/concurso-cultural-esportivo-premia-foto-de-mulher-amordacada-e-revolta-internautas-dibradoras/

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    GT DE MULHERES DO FBES

    Brazil

    Posts do blog