Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

[Curso de Tutoria] Boas-vindas e [Atividade 1 - da Semana 1]

14 de Agosto de 2015, 12:08 , por crisb - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 295 vezes

[Curso de Tutoria] Boas-vindas e [Atividade 1 - da Semana 1]

Bom dia meninas,

espero encontrá-las em paz e bem. Para todas nós muita serenidade e confiança, nesta semana que se inicia.

Eu sou a Cris, estou atuando como mobilizadora do projeto Economia Solidária e Feminista, construído conjuntamente pelo GT de Mulheres do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e a SPM, Secretaria de Politicas para Mulheres.

E com esta mensagem ligeiramente longa, escrita a 6 mãos, iniciamos nossas atividades desta primeira semana de curso; nosso período inicial de trocas, cuidados conjuntos, carinhos, dúvidas e sugestões. Abaixo seguem as primeiras informações e orientações:

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Bem-vindas companheiras da Economia Solidária e Feminista!
 
ESTE CURSO FAZ PARTE DO QUE? QUAL SEU CONTEXTO?

Este é um projeto que começa pequeno, mas com grandes perspectivas. E a principal, a perspectiva de nos fortalecermos e com isso avançarmos, cada vez mais rápido, rumo a um mundo mais justo e igualitário para TODAS as pessoas.
E pessoalmente acredito que isso se consegue quando cada vez mais gente pensa e propõe cada vez mais juntxs e mais solidariamente.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CONSTRUÇÃO CONTINUA E SEMPRE ABERTA

Com esta utopia, caminhamos e hoje iniciamos a "execução" do 'plano de trabalho do curso de tutoria'. O curso iniciou nas nossas primeiras conversas, chegando agora até a sua construção e execução. Algumas pessoas puderam estar mais próximas e opinar sobre os temas a serem tratados e a forma de tratá-los. Lembrando que nossos espaços de construção sempre estão abertos.


NOSSAS BASES

Veremos de forma mais detalhada, na terceira semana do curso, como esta proposta se intercala com a forma como percebemos como se dá a relação entre a teoria e a prática da economia solidária e o modo de fazer da educação  popular  freireana. Esta tem sido nossa proposta para trabalharmos presencialmente e online. Sendo  assim, como um dos princípios temos que "toda ação educativa deve se dar na perspectiva da natureza social da Educação, ou seja, educar é transformar". E a proposta é que nos apropriemos deste modo de fazer também, no decorrer do projeto.


INTRODUÇÃO À "ATIVIDADE 1 - da SEMANA 1"

E pra começar mesmo, vamos mutuamente transformar um estado de "não saber usar o Cirandas", para um estado de "Saber usar o Cirandas". :) E saber como? Começando a tentar. Perguntando dez vezes se for preciso (veja como no fim desta mensagem).

O que lembrar sempre

A proposta é que tentemos sempre nos ajudar mutuamente até percebemos, a princípio, que todas nós já realizamos toda a "Atividade 1 - da Semana 1" do curso de tutoria. 


Por que o Cirandas?

A "nossa comunidade no Cirandas" é, junto com a "Lista do GT de Mulheres do FBES", nosso espaço oficial de discussões (e também um dos temas do próprio curso de mulheres). O Cirandas é um dos lugares online mais autênticos do  movimento de economia solidária. Ele é nosso ponto de apoio oficial na vida do GT, e sempre será nossa base de contato, mesmo após o curso. Então vamos sempre, conjuntamente com as demais tarefas/aprendizados, buscar formas de nos apropriar dele.

[ATIVIDADE 1 - da SEMANA 1]
Passo a Passo

 

 

  1. E para começar mesmo de fato, como uma das primeiras atividades preparatórias, vamos nos ajudar a nos cadastrar e a monitorar este cadastramento comum, no Cirandas.
    1. Peço que vejam este vídeo (http://cirandas.net/ajuda/acervo-de-video-aulas/como-criar-um-usuario-no-cirandas-mudar-sua-foto-pessoal-e-definir-seus-interesses) que é um tutorial sobre os primeiros passos do cadastro no Cirandas (ou vá diretamente na página inicial do Cirandas - link aqui -, e clique no link "Criar Conta", que fica no canto superior direito da tela - mas o vídeo ajuda nos próximos passos também. Depois entre no seu "Painel de Controle" no Cirandas e clique em "Editar perfil". Preencha o seu perfil no Cirandas com o que é pedido lá, deixe público só o que quiser. .
  2. Depois também se inscreva na comunidade "GT de Mulheres do FBES", que está dentro do Cirandas (link aqui). Clique no botão "+ Entrar nesta comunidade", que aparece na lateral esquerda da tela.
    .
  3. Em terceiro lugar, vá ao seu blog. Acrescente um "novo post", em formato de "Artigo" e faça uma breve apresentação respondendo a  4 pedidos de informações (veja as informações pedidas aqui no meu blog) ou no arquivo anexo a esta mensagem (anexo1-1.pdf). Pode ser algo bem rápido, pois nos ateremos mais a apresentação na atividade 2.
    .
  4. E por último, acesse o tópico com o título "4. a) "EcoFe-FBES" - Curso de Tutoria - [Atividade 1 - da Semana 1]", no fórum da nossa comunidade no Cirandas (link aqui) e nos comentários de lá nos diga "[Atividade 1 - da Semana 1] ok + UF"; para que possamos nos ver e sistematizar de forma mais rápida. Em UF, coloque a sigla do seu estado. E se puder, coloque o link direto para o artigo também. ;)

 

Conseguimos nos ajudar neste processo, e também mutuamente, monitorar se pelo menos no nosso estado falta mais alguém que possamos ajudar? (Isso caso haja mais de uma companheira que fará o curso no estado. Para saber, entre em contato com a mobilizadora estadual - é importante que este contato seja cada vez mais próximo).

Tempo

Vamos ver o que conseguimos no estado até o fim de semana?

Lembrando que faz parte da atividade, nos ajudarmos mutuamente, especialmente por estado, nesta "força tarefa"! :)


E em caso de dúvidas?

Em caso de dúvidas, pergunte o que quiser, sobre qualquer assunto, mil vezes se for preciso (em primeiro lugar também pelo nosso fórum, adicionando um comentário no tópico com o título "1. "EcoFe-FBES" - DÚVIDAS GERAIS" (link aqui ), e em segundo lugar pelo e-mail [email protected]).


 

Grata companheiras!

"Não há uma pegada do meu caminho que não passe pelo caminho do outro."

Simone de Beauvoir
"Há braços" solidários!
Cris.

P.S.: Por favor, reencaminhe às outras tutoras do estado. Vamos juntas.

P.S.: Caso haja interesse, é possível que outras educadoras-tutoras e outras companheiras que queriam/possam, se juntem ao projeto para atuarem neste ou em outros papéis (formulário com papéis e inscrições). Lembrando que o projeto é construído a partir de colaborações e que cada parte é ligada a uma outra de alguma forma, antes, durante e depois de cada fase (mais sobre o projeto). Ou seja, o curso de tutoras é ligado ao trabalho das multiplicadoras estaduais, que é ligado ao curso das mulheres que será depois, que é ligado a sistematização e assim por diante. :)
E neste de tutoria, especialmente, é importante que sejamos não só educandas, mas também multiplicadoras. Que o que consigamos, sejamos as facilitadoras das outras mulheres do estado que ainda não conseguiram, para que consigam também. E que também busquemos as respostas ao que precisamos para dar andamento ao que é preciso, seja com as outras companheiras e onde mais for possível, até que consigamos nos ajudar e também ajudar as todas para que, a princípio, pelo menos todas do seu estado, consigam começar cada nova atividade juntas. O curso tem esta proposta, um misto de trabalho e aprendizado já na prática, a partir de toda solidariedade e empatia que todxs nós busquemos valorizar em todxs nós. ;)
 
Com carinho,
Cris.
 
 
 
 
--

---------------------
Cris Brites

"O trabalho popular é coletivo, isto é, deve ser feito com a ajuda de todos. Cada participante deve ser parte interessada. Cada participante deve se sentir parte interessada. Ninguém pode se sentir excluído."

"O trabalho popular não pode ser paternalista ou maternalista. Ele não deve criar dependência entre o agente (formador, dirigente, liderança) e a base (povo). O povo tem que participar de TODO O PROCESSO, tem que SE SENTIR SUJEITO da luta. Quem não é sujeito, é marionete, é tarefeiro, é massa de manobra."

Antonio Gouvêa, "A busca do tema gerador na práxis da educação popular".


 
  146K

 

 

 

 

Para ir acompanhando e divulgando, caso seja útil, temos também uma página com a sistematização das comunicações do curso: http://cirandas.net/gt-de-mulheres-do-fbes/curso-tutoria-ecofe-fbes/sistematizacao-de-atividades-curso-de-tutoria-do-projeto-economia-solidaria-feminista


GT DE MULHERES DO FBES

Brazil

Posts do blog