Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Mulheres e Agroecologia em Rede: Experiências das agricultora s familiares enriquecem Instalação da Caderneta Agroecológica

22 de Julho de 2015, 12:24 , por Economia Solidária e Feminista - FBES - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 55 vezes


Empoderamento. Palavra que define bem um dos principais resultados da

na vida das agricultoras familiares atendidas pelo projeto Mulheres e Agroecologia em Rede. Foi o que demonstrou os relatos e o protagonismo das beneficiárias na instalação artístico pedagógica da Caderneta, que ocorreu no último sábado (11/07), durante a VII Troca de Saberes da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O objetivo do espaço foi apresentar o instrumento de monitoramento da renda das mulheres rurais, desenvolvido pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA), e algumas das análises que estão sendo feitas, a partir das anotações de 64 agricultoras, em onze municípios mineiros. A Caderneta quantifica e valora a renda que as agricultoras geram a partir das trocas, vendas, doações e autoconsumo das famílias.

Após um ano de acompanhamento dos quintais produtivos, as participantes contaram como o trabalho tem contribuído para a transformação de suas realidades. “A caderneta vem para nos mostrar aquilo que a mulher acha que não faz. Quando a gente anota tudo que produz e vê tudo que deixa de comprar no mercado, a gente vê que não sabia que trabalhava. Eu chegava a falar: eu estou tão cansada e não fiz nada”, explica Maria Caetano, a dona Lia, de Diogo de Vasconcelos.

Outra descoberta das agricultoras foi a importante parcela que elas têm na segurança alimentar e na saúde da família. Solange Peron, de Espera Feliz, chama a atenção para a diversidade e a qualidade dos alimentos que são “produto da mão da gente, do cuidado com a nossa terra”, todos cultivados sem veneno e sem adubo químico. Produtos que geram uma economia significativa ao final do mês, por suprir vários itens que deixam de ser comprados fora das unidades produtivas: carne, ovos, leite, frutas, leguminosas, verduras, doces, etc.


Os desafios enfrentados na construção de relações mais justas dentro da família, a conservação de sementes crioulas e o resgate de espécies nativas, a valorização do trabalho feminino e a necessidade de auto-organização para enfrentamento do machismo foram alguns dos pontos de diálogo entre as mais de 40 participantes da Instalação.

Segundo o assessor técnico Guto Lopes, a expectativa é que a sistematização dos dados da Caderneta seja concluída ao final do ano e prossiga gerando impactos positivos, alcançando a esfera da criação e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para mulheres rurais. Ações que contemplem iniciativas de financiamento e fomento da produção e que reconheçam as agricultoras como protagonistas na construção da agroecologia.


Fonte: https://ecosolfeministafbes.wordpress.com/2015/07/22/mulheres-e-agroecologia-em-rede-experiencias-das-agricultora-s-familiares-enriquecem-instalacao-da-caderneta-agroecologica/

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    GT DE MULHERES DO FBES

    Brazil

    Posts do blog