Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

CARTA ABERTA DO FÓRUM ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO PIAUÍ-FEESPI

24 de Maio de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

CARTA ABERTA DO FÓRUM ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO PIAUÍ-FEESPI

Os membros do Fórum Estadual de Economia Solidária do Piauí- FEESPI, fundado em 13 de fevereiro de 2004, constituído de empreendimentos econômicos solidários, da capital e do interior do Estado, entidades e gestores públicos federais, estaduais e municipais de apoio e fomento à economia solidária, aprovaram ao final da PLENÁRIA extraordinária realizada no dia 13 de maio de 2011, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego- SRTE, na Av. Frei Serafim, 1860-centro-Teresina/PI, com a presença e participação de autoridades representativas do Executivo Federal, Estadual e Municipal, do Poder Legislativo Estadual e Federal, a citar, Deputados Federais Nazareno Fontelles- PT/Piauí e Eudes Xavier, PT/CE, relator do PL 865/2011 que propõe a criação de um organismo federal para executar as políticas das Micro e Pequenas “Empresas”, mas diretamente ligadas ao SEBRAE, CONSIDERANDO que a lógica da Economia Solidária diverge completamente dos princípios que norteiam a prática das pequenas e médias empresas, cuja figura principal é a do empreendedor-empregador e não a produção conjunta de todos os membros que compõem o empreendimento, sem dono e sem patrão que regem os empreendimentos econômicos solidários, cujo resultado de produção é baseada na distribuição por igual entre seus membros, CONSIDERANDO que o pensamento que traduz o modo de ser da pequena e micro empresa não contemplam o entendimento construído ao longo da existência do movimento popular da economia solidária que, no fundo, questiona o dia-a-dia de nossas relações sociais e econômicas, motivadas pela péssima educação mantida pelos ensinamentos do capitalismo clássico, CONSIDERANDO que a criação desse organismo federal vai de encontro às decisões aprovadas pela maioria dos representantes de empreendimentos, entidades e gestores envolvidos com a economia solidária, ao final da I e II Conferências Nacionais de Economia Solidárias, ocorridas em maio de 2006 e em junho de 2010, cujo resumo decide pela criação de uma Secretaria própria, a nível de Governo Federal, para apoiar institucionalmente a economia solidária,

RESOLVERAM:

Não aceitar a economia solidária como apêndice institucional de qualquer órgão criado pelo PL 865/2011. Querem sim, uma Secretaria própria, como a que já existe: A SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária). Querem o avanço e não o retrocesso do apoio institucional à economia solidária. Lembram, finalmente que a criação da SENAES foi uma exigência do movimento social reunido no I Fórum Social Mundial em Porto Alegre

Assinam esta CARTA os membros presentes à citada plenári



Plenária FEESPI 13 de maio de 2011

14 de Maio de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O FEESPI- Fórum Estadual de Economia Solidária Piauí realizou uma Plenária no último dia 13 para discutir o Regimento Interno e o PL 865. A plenáriia contou com a presença de alguns membros do FEESPI, parlamentares, gestores públicos e lideranças comunitárias. .Sobre o regimento interno, foi criado outro GT para elaborar as alterações que serão socializadas posteriormente. . Sobre o PL 965,em breve o FEESPI estará se posicionando publicamente sobre o mesmo.



Lançada coleção de Cartilhas "Fluxos e Informações na Economia Solidária"

25 de Abril de 2011, 21:00, por Eugênia Motta - 0sem comentários ainda

Foram lançadas no mês passado as quatro Cartilhas da Coleção “Fluxos e Informações na Economia Solidária”, que trazem propostas para uma nova abordagem sobre as práticas de Economia Solidária. Todas possuem textos leves e com linguagem simples, além de contarem com propostas de exercícios e atividades de apoio a processos formativos.

A primeira cartilha, chamada de “Um novo olhar sobre a prática”, traz os principais conceitos e idéias sobre o tema da coleção. A partir do texto é fácil compreender que estas idéias partem de questões reais do movimento e das experiências de Economia Solidária e pretendem ajudar na reflexão e na melhoria das práticas nos empreendimentos e organizações.

As outras três cartilhas tratam de temas específicos a partir da sistematização de seis experiências. A Cartilha 2 trata do Consumo Responsável e Compras Públicas e traze as experiências do Espaço da Cultura de Consumo Responsável (em São Paulo) e da Ecoserra (em Santa Catarina).

A Cartilha 3 tem com focos a Comercialização e a Certificação participativa, apresentadas pelos casos da Central do Cerrado (com sede no DF, mas atuante em vários estados) e da Rede Ecovida (nos três estados do Sul). A quarta cartilha trata da Produção Agroecológica, através da experiência do Pólo da Borborema (na Paraíba) e o outro tema é o da Cadeia Produtiva, apresentado pela Justa Trama (presente em diversos estados, do Norte, ao Sul).

A coleção é fruto de um trabalho coletivo, que envolveu diversos pessoas e organizações da Economia Solidária. Participaram da confecção das cartilhas as próprias experiências que são descritas, os Centros Formação em Economia Solidária (CFES), algumas organizações parceiras, como o IMS, o Cedac e o Instituto Kairós, além do FBES e da Senaes.

As cartilhas foram coordenadas pelo Ibase, dentro do projeto “Implementação de estratégia de formação em Economia Solidária”, financiada pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania, da Petrobras. Também no âmbito deste projeto foram realizadas cinco Oficinas Regionais de formação de formadores entre os meses de março e abril, além de um vídeo, realizado em parceria com o Raízes em Movimento, organização atuante no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Nestas Oficinas as cartilhas foram trabalhadas entre formadores e a metodologia proposta foi debatida.

O material está disponível na Biblioteca do FBES em formato eletrônico (http://tinyurl.com/cartilhas-fluxos). Os exemplares impressos serão distribuídos através dos CFES Regionais.



Pol??tica, sexo e poder.

8 de Outubro de 2007, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O que talvez explique parte da dificuldade de intera????o entre a esfera institucional dos partidos pol??ticos e um movimento social como o GLBT ?? a dificuldade de interse????o entre estas duas dimens??es do conflito social, duas dimens??es do exerc??cio do poder.??? Leia o artigo do cientista pol??tico Paulo d???Avila Filho.



Entrevista: Jos?? Padilha

8 de Outubro de 2007, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O filme ???Tropa de elite???, lan??ado durante o Festival do Rio, tem suscitado debates na sociedade. O diretor Jos?? Padilha fala sobre as manifesta????es difundidas nos meios de comunica????o a respeito de sua obra, sobre viol??ncia policial, sobre os preju??zos da pirataria e diz que ainda ?? cedo para medir de que forma a plat??ia est?? reagindo ao filme.



1 integrantes