Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

IPF lança primeiro e-book de um curso da EaD Freiriana

2 de Abril de 2018, 16:45 , por Instituto Paulo Freire - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 192 vezes

Publicação reúne artigos e projetos de intervenção produzidos coletivamente por participantes do curso “A Escola dos meus Sonhos”, ministrado em 2017 pelo professor Moacir Gadotti.

o

Arte Site

o


     Um dos diferenciais do curso da EaD Freiriana “A Escola dos meus Sonhos”, ministrado pelo professor Moacir Gadotti, em 2017, foi a produção coletiva de artigos e projetos de intervenção reunidos em um e-book lançado hoje.


     Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire (IPF) e coordenador geral da EaD Freiriana, explicou que este curso foi um feito inédito por ser o primeiro a ser oferecido pelo professor Moacir Gadotti, em 54 anos de magistério, e por prever a produção coletiva de artigos e projetos de intervenção. Segundo ele, o mais desafiador foi aproximar pessoas que não se conheciam, de diferentes cantos do Brasil, e participantes que vivem fora do país, para que, coletivamente, utilizando as novas tecnologias, se aproximassem, tendo como ponto de partida o fato de terem escolhido o mesmo tema gerador para o trabalho que realizariam. Estes temas geradores foram definidos após pesquisas realizadas antes da definição da matriz curricular do curso, e também considerando demandas temáticas de ex-cursistas da EaD Freiriana. Os temas geradores foram os seguintes: 1. O que esperar da escola e do professor hoje; 2. Currículo e Avaliação: novos territórios de aprendizagem; 3. Aprendizagem significa, crítica; 4.Freire: A educação do futuro e o futuro da educação; 5. Educação, democracia e direitos humanos.


     “Nossos e nossas cursistas souberam enfrentar o difícil desafio de uma produção coletiva, utilizando a internet, as novas tecnologias, e mostrando que é possível inovar sempre”, comentou Padilha.



O curso
     De 22 de setembro a 7 de dezembro, os 619 cursistas tiveram a oportunidade de assistir à 20 videoaulas (16 com o professor Moacir Gadotti e quatro com os professores Paulo Roberto Padilha e Angela Antunes), divididas em quatro módulos: Módulo I – A Escola e o Professor; Módulo II – Currículo e Avaliação; Módulo III – A Escola do Futuro: Educação, Tecnologia e Sustentabilidade; Módulo IV – Educação Democrática, Educação como Direito.


     Além das videoaulas, o curso produziu duas transmissões ao vivo – de lançamento e encerramento do curso, com cerca duas horas cada –, quatro chats de encerramento de módulos, além de uma atividade complementar opcional – a produção de artigo ou projeto de intervenção –, garantindo uma carga horária total de 60 horas.


     No prefácio do e-book, Moacir Gadotti fala da alegria e prazer que foi ministrar o curso “A Escola dos meus Sonhos” e parabeniza os(as) cursistas pela publicação. “Mais um sonho que concretizamos, juntos, no Instituto Paulo Freire, ao ver florescer novas gerações de autoras e autores que, juntos, ajudam-nos a escrever a história do Instituto Paulo Freire, da EaD Freiriana e a fortalecer o legado freiriano.”



    Lançamento Clique aqui e baixe o e-book “A Escola dos meus Sonhos”.


Fonte: http://www.paulofreire.org/noticias/658-ipf-lan%C3%A7a-primeiro-e-book-de-um-curso-da-ead-freiriana

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar