Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP-USP

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Vicente Aguiar - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-USP) é um programa de extensão, vinculado a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, que trabalha para o desenvolvimento da Economia Solidária, por meio da formação de trabalhadores, estudantes, profissionais e professores para a organização autogestionária, da incubação de empreendimentos de Economia Solidária, do fomento e apoio à construção de redes e arranjos políticos, econômicos e culturais para o desenvolvimento local autogestionário, do desenvolvimento de pesquisas na universidade e da mobilização e participação nos fóruns de Economia Solidária.


Cúpula dos Povos

2 de Maio de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Começo: 15/06/2012 - 11:14
Fim: 23/06/2012 - 11:14

http://cupuladospovos.org.br/

O que é

A Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.

Por quê?
Rio+20 oficial marca os vinte anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92 ou Eco 92). Nestas duas décadas, a falta de ações para superar a injustiça social ambiental tem frustrado expectativas e desacreditado a ONU. A pauta prevista para a Rio+20 oficial – a chamada “economia verde” e a institucionalidade global – é considerada por nós como insatisfatória para lidar com a crise do planeta, causada pelos modelos de produção e consumo capitalistas.

Para enfrentar os desafios dessa crise sistêmica, a Cúpula dos Povos não será apenas um grande evento. Ela faz parte de um processo de acúmulos históricos e convergências das lutas locais, regionais e globais, que tem como marco político a luta anticapitalista, classista, antirracista, antipatriarcal e anti-homofóbica.

Queremos, assim, transformar o momento da Rio+20 numa oportunidade para tratar dos graves problemas enfrentados pela humanidade e demonstrar a força política dos povos organizados. “Venha reinventar o mundo” é o nosso chamado e o nosso convite à participação para as organizações e movimentos sociais do Brasil e do mundo. A convocatória global para a Cúpula será realizada durante o Fórum Social Temático (www.fstematico2012.org.br), em 28 de janeiro, em Porto Alegre (RS). O Fórum deste ano é, aliás, preparatório para a Cúpula.

Como?
O Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20 (CFSC) está preparando o desenho da Cúpula dos Povos e do território que ocuparemos no Aterro do Flamengo. O espaço será organizado em grupos de discussão autogestionados, na Assembleia Permanente dos Povos e num espaço para organizações e movimentos sociais exporem, praticarem e dialogarem com a sociedade sobre suas experiências e projetos, chamado de Territórios do Futuro. As ações da Cúpula estarão todas interligadas.

A ideia é que a Assembleia Permanente dos Povos – o principal fórum político da Cúpula, se organize em torno de três eixos e debata as causas estruturais da atual crise civilizatória, sem fragmentá-la em crises específicas – energética, financeira, ambiental, alimentar. Com isso, esperamos afirmar paradigmas novos e alternativos construídos pelos povos e apontar a agenda política para o próximo período.

Quando?
Os dois primeiros dias da Cúpula (15 e 16 de junho) serão pautados por atividades organizadas pelos movimentos sociais locais, que estão em luta permanente de resistência aos impactos das grandes obras. Desde esse momento, já estará montado um espaço de livre acesso, onde organizações e movimentos da sociedade civil global exibirão experiências e projetos que evidenciam como é possível viver em sociedade de forma fraterna e sustentável, ao contrário do paradigma hoje vigente.

Por isso, o território da Cúpula dos Povos será organizado de forma livre da presença corporativa e com base na economia solidária, agroecologia, em culturas digitais, ações de comunidades indígenas e quilombolas. Esse encontro da cidadania, que também contará com atrações culturais, ficará aberto até o fim da Cúpula, no dia 23.

No dia 17, domingo, a organização da Cúpula prepara uma passeata para marcar o evento. A partir do dia 18, começarão as discussões autogestionadas e a Assembleia Permanente dos Povos. O 20 de junho será o Dia da Mobilização Internacional, com manifestações que enviem uma mensagem clara e incisiva para a Rio+20 oficial.



13ª Feira de Trocas Solidárias do CEU Casa Blanca

8 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Começo: 14/04/2012 - 13:00
Fim: 14/04/2012 - 16:00

na Rua João Damasceno, 85 – Vila das Belezas, próximo ao Hospital municipal do Campo Limpo. Esta feira acontece mensalmente, sempre no segundo sábado do mês, das 13h00 às 16h00.

Traga artesanatos, objetos novos e usados, alimentos, serviços que você desempenha, por exemplo, corte de cabelo, manicure, massagem, etc. Troque com o que os outros estão oferecendo. Para facilitar a troca há uma moeda social, o Eco Sampa, assim você pode atribuir um preço justo e solidário aos seus produtos.

Obs: Haverá liquidação do brechó.



Seminário PAUL SINGER 80 ANOS – TRAJETÒRIA MILITANTE

2 de Março de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Começo: 22/03/2012 - 14:00
Fim: 23/03/2012 - 22:00

22 e 23 de março
Local: Universidade de São Paulo – auditório da FEA/USP

Objetivos
O seminário Paul Singer 80 anos – trajetória militante tem por objetivo, além de homenagear o intelectual público e militante político em seu aniversário de oitenta anos, aproximar-se da trajetória intelectual e política de Paul Singer, que se cruza com a história da esquerda democrática brasileira das últimas décadas, assim como debater suas contribuições para a construção democrática (socialista) no Brasil e à compreensão da sociedade brasileira.

Público
Estudantes, militantes políticos e público em geral

Justificativa
Militante político e intelectual de origem austríaca e nacionalidade brasileira, a história de vida de Paul Singer acompanha e se cruza com a história de uma geração que buscou construir alternativas socialistas e democráticas.
Em sua trajetória está entrelaçada a militância política, que inicia ainda adolescente, com a inquietação intelectual para compreender os problemas brasileiros sempre de maneira inovadora e pouco ortodoxa.
Como militante político, teve uma trajetória ímpar, que vai da militância na esquerda democrática do Partido Socialista Brasileiro no momento da redemocratização do Estado Novo, passa pela militância no DROR, movimento sionista com fortes matrizes socialistas; cruza-se com a história do movimento operário no Brasil, quando se torna liderança operária na greve dos metalúrgicos de 1953; além de participações em diversas iniciativas da esquerda brasileira, como a Fundação da POLOP (Política Operária) no final dos anos 50, do CEBRAP no final dos anos 60, do PT no final dos anos 70, na militância na gestão pública municipal no final dos anos 80 com o governo de Luiza Erundina, até a entrada com paixão no movimento de economia solidária na segunda metade dos anos 90, que fez com que viesse a tornar-se Secretário Nacional de Economia Solidária durante o governo Lula e agora no governo Dilma.
Sua trajetória intelectual sempre foi marcada, por um lado, pela relação com a práxis e com a pedagogia, fazendo a ponte entre o saber acadêmico e o leitor comum, e por outro, por trabalhar em diferentes temas e influenciar diferentes áreas do saber. Entre os temas que trabalhou estão: urbanização, população e demografia, saúde publica, desenvolvimento e formação do mercado interno, trabalho e emprego em economias capitalistas não desenvolvidas, fixação de salário como função de movimentos do capital, estrutura de classe e modos de produção no Brasil e ciclos de conjuntura.
Além de seus trabalhos terem se tornado referencia não apenas na economia, mas também em diversos campos do saber, como a saúde pública, o urbanismo e as ciências sociais de maneira geral, eles ainda foram marcados por uma profunda preocupação com os problemas nacionais e norteados pelas suas convicções socialistas.
Desta maneira, aproveitar a data do aniversário de 80 anos de Paul Singer para a realização deste seminário significa comemorar, ou seja, relembrar com os outros, a trajetória de um militante e de um intelectual que, além de contribuir para a compreensão e construção democrática da sociedade brasileira, tem na oportunidade de revisitar sua trajetória, o intuito de, a partir de sua história, aproximar-se de parte da história da esquerda brasileira.

Programa

22 de março de 2012
Tarde:
1. Socialismo: do Partido Socialista aos dias de hoje
Antonio Candido, Roberto Scharwz e Chico de Oliveira.
Noite
2. Da formação do PT ao Governo Socialista da cidade
Luiza Erundina, Marilena Chauí e Fernando Haddad

23 de março de 2012
Tarde:
3. Economia Solidária e Socialismo
José Coraggio (com poucas chances porque é de Buenos Aires), Sílvia Leser e Maurício Sardat (Paraíba) e Roberto Marinho
Caso Coraggio e Sardat não possam, a sugestão é Ladislau Dowbor
Noite
4. Pensamento Econômico
Maria da Conceição Tavares, Guido Mantega e Leda Paulani

Local: Universidade de São Paulo – auditório da FEA/USP

Instituições/pessoas promotoras:
 Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo
 Equipe da Secretaria Nacional de Economia Solidária
 Familiares
Instituições Apoiadoras
• Faculdade de Educação USP



II Feira de Economia Solidária do CRSANS-BT

14 de Junho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Começo: 18/06/2011 - 00:00
Fim: 18/06/2011 - 13:00

É com prazer que convidamos tod@s para a II Feira de Economia Solidária no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Butantã - CRSANS-BT, que será sábado, 18 de junho, a partir das 9h da manhã.

Nossa segunda feira contará com exposição, venda e troca de artesanatos, alimentos e mudas agroecológicas, oriundos de empreendimentos da Economia Solidária, além de intervenções artísticas e apresentações musicais.

Contaremos com a participação de:

Núcleo de Consumo Comerativamente
Tendarte e Rede Atosol (Osasco)
Criolê e Empório Cultural Flor do Dendê (Hortolândia)
Brinquedos e pães da Monte Azul
Mãos na Massa - barras de cereais
Amigas Arteiras - amarradinho
Vida em Ação - bolsas e sacolas de banner
Cobra Criada e Doceis Alquimistas - CAPS-BT
Carinho feito a mão - CAPS-Lapa
Flor & Jardim/ Fábrica Verde

Apresentações artísticas:
Humanotons e palhaço Trevolino
Projeto Batukaí

II_Feira_de_Ecosol.jpg

Esperamos vcs lá!

Equipe Agroalimentares ITCP-USP



V Feira de Saúde Mental e Economia Solidária

15 de Maio de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Começo: 21/05/2011 - 00:00
Fim: 21/05/2011 - 23:59

Dia 21 de maio, sábado, ocorrerá mais uma edição da V Feira de Saúde Mental e Economia Solidária, que será realizada na UNIFESP/SP – Estacionamento C – Rua Pedro de Toledo – 697 (próximo ao Metrô Santa Cruz e em frente ao Hospital São Paulo).

Horário:13h às 19h.

A feira contará com a participação de mais de 40 empreendimentos formados por usuários e técnicos dos serviços de saúde mental, oficinas e associações que integram a Rede de Saúde Mental e Economia Solidária, além de outros empreendimentos da Ecosol, como o grupo Mãos na Massa, que produz barrinhas de frutas e cereais e é apoiado pela ITCP-USP.

Além dos produtos (artes, alimentos e artesanatos) a feira irá oferecer aos participantes ampla programação cultural, com apresentações de música, dança e exibição de filmes e documentários.

Programação:

Abertura/Convidados/Parceiros/Autoridades/
Lançamento da Cooperativa Social 18 de Maio – 13h

Grupo Mosaico – 13h30 horas – 30 min

Oficina de Dança Contemporânea CAPS Mandaqui 14 horas – 20 min.

João Terra – 14h30.

Apresentação de Dança: Ederson Simoneli e Camila – 15h20

Semente Cascão – 15h40 às 16h30

Núcleo de Cultura e Extensão em Artes Afro-brasileiras da USP – 40 min – 16h40

Dança Cigana – Santa Sara – 17h20

Ala das Baianas do Império Casa Verde – 18h

Filmes e documentários:

Si Puo Fare (Dá para Fazer)
Oficina Experimental de Cinema Digital do Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra – SP
Desejo de Gritar – Grupo de Imaginação – CAPS LAPA – 15 min.
Filme “Qual a sua loucura?”, resultado da oficina “Loucurta na Casa” realizada na Casa das Rosas em 2010.
Grafitte com Pipoca – Instituto Voz

Para saber mais acesse o blog da Rede:
http://saudeecosol.wordpress.com/



Categorias

São Paulo, Formação, Pesquisa e tecnologia
Tags deste artigo: itcp usp

ITCP-USP

São Paulo - São Paulo - Brazil