Serviços → Cultura e Arte → Apresentações artísticas → Apresentação de danças

Grupo de Fandango Batido São Gonçalo


    Grupo de Fandango Batido São Gonçalo

    Release

    O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo nasceu em 2005, a partir do Projeto Resgatando O Fandango Caiçara, para a divulgação e valorização cultural tradicional caiçara, buscando a identidade sociocultural, através da convivência com os verdadeiros mestres desta cultura, realizando oficinas, intercâmbios culturais e apresentações.

    Hoje o Grupo faz parte da Associação de Cultura Caiçara Cananéia (ACUCA) e acaba de lançar seu primeiro CD intitulado “Batendo as Tamancas”.

     

    Sobre o Fandango Caiçara

    Fandango Caiçara é uma manifestação da cultura tradicional que chegou ao Brasil com os primeiros colonizadores e foi por muito tempo "moeda de troca" na realização dos mutirões de plantio e colheita.

    O Fandango Batido originou-se na colheita do arroz, onde os homens com tamancos de madeira sapateavam e as mulheres abanavam, com as saias, as palhas que se soltavam do arroz.

    Os instrumentos tradicionalmente utilizados no fandango são: rabeca, adufo, machete, viola branca e caixa de folia. Estes instrumentos são normalmente confeccionados em caixeta, madeira típica da região. São várias as marcas do fandango, destacando: a Chamarrita, o Anú, o Dondom, o São Gonçalo, A Cana-verde, entre outros.

     

    “Valorize a Cultura Caiçara”