Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Núcleo de Estudos

e Práticas em

Políticas Agrárias

 

Voltar a Estagios
Tela cheia

VI EIVI

21 de Novembro de 2011, 22:00 , por Diego Silva - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1218 vezes

Começa o VI Estágio Interdisciplinar de Vivência e Intervenção na Bahia

por Alan Tygel

Começou nesta segunda, 09/01, a sexta edição do Estágio Interdisciplinar de Vivência e Intervenção na Bahia. Organizado pelo Neppa - Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias, o estágio conta este ano com a participação de cerca 80 pessoas. Além dos estudantes vindos de Salvador, o VI EIVI conta participantes de outras cidades da Bahia - Guanambi, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Ipiaú, Jequié, Dias D'Ávila e Vitória da Conquista, de outros estados, como Rio de Janeiro (RJ), Petrolina (PE), Piracicaba (SP), São Paulo (SP), João Pessoa (PB), Natal (RN), Itaituba (PA) e Curitiba (PR), e mais as presenças internacionais do Chile e Espanha.

A primeira etapa é composta por 6 dias de formação, que será realizada na cidade de Santa Amaro. Lá ocorrerão oficinas sobre Questão Agrária, Agroecologia, Raça, Gênero, Educação Popular, entre outras. Estão previstas conversas com miltantes do MST Nacional e da Bahia.

Em seguida, o grupo se divide em 7 áreas de reforma agrária do MST nas cidades de Santo Amaro da Purificação e São Sebatião do Passé. Nelas, cada participante viverá durante 11 dias na casa de uma família Sem-Terra. Cada comunidade elegeu tarefas que serão feitas com os estudantes em mutirão. 

Por fim, os participantes retornam ao local da capacitação para realizar o momento de avaliação. Um dos pontos abordados nesta etapa será a Campanha Contra os Agrotóxicos, que cada militante deverá levar para o seu local de atuação.

O Neppa realiza atividades permanentes nas 7 áreas há mais de 5 anos. Com isso, o EIVI realizado na Bahia tem um caráter consciente de intervenção. já que as atividades realizadas durante o estágio vêm de um histórico de atuação nas comunidades, e são continuadas pelo Neppa durante o ano.

Entre as atividades, destacam-se no momento as hortas coletivas e os viveiros de mudas que estão sendo construídos nas áreas.  O estágio termina no dia 29 de janeiro.


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar