Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

NESOL USP

Voltar a Destaques
Tela cheia Sugerir um artigo

Banco Sol comemora o 3º ano de atividades na comunidade de Vista Dourada, Cariacica-ES

8 de Novembro de 2011, 22:00 , por NESOL USP - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1367 vezes

O Banco Sol convida para comemoração do 3º aniversário no dia 25 de novembro de 2011 às 18h na Casa Sol, Rua Santa Mônica, 07, Vista Dourada, Cariacica-ES.

O Banco Sol atende aos moradores dos bairros Vista Dourada e Roda D’Água de Cariacica-ES, oferecendo linhas de crédito para empreendimentos da economia solidária e pequenos empreendimentos nessa região. Atualmente, existem três linhas de crédito em funcionamento: produtivo, habitacional e consumo. O crédito produtivo vem para fomentar os empreendimentos locais, e serviços na comunidade.  Já o crédito habitacional financia pequenas reformas nas casas de moradores. Crédito de Consumo é em moeda social: o girassol.

O girassol é uma moeda complementar, aceita em postos credenciados da região que estimulam o comércio e o desenvolvimento local. Cada Girassol vale um real, e os valores variam de cinquenta centavos de girassol até 10 girassóis.

O Banco Sol é um exemplo de conquista que partiu dos próprios moradores, que lutaram para criar formas para a inclusão social da comunidade abaixo da linha da pobreza.

O banco é gerido pela Associação Costumes Artes, uma associação de mulheres que produz artesanato com folhas de bananeira, e trabalha dentro do conceito de economia solidária. O Banco Sol conta também com um comitê, formado por integrantes de nove bairros da região 10. O comitê analisa e aprova os pedidos de crédito, faz visitas e dá orientações aos clientes.


Categorias

Crédito e finanças, Desenvolvimento territorial, Finanças Solidárias, Espírito Santo
Tags deste artigo: bancos comunitários finanças solidárias moeda social

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Busca

    Feed FBES

    redirection forbidden: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_rss&feed=RSS0.91&no_html=1 -> https://www.fbes.org.br/index.php?option=com_rss&feed=RSS0.91&no_html=1